Quem somos

LIFE+ Terras do Priolo | SPEA Açores
Joaquim Teodósio - Coordenador Geral do Projeto LIFE Terras do Priolo
Natural de Lisboa. Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais em 2000, pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Realizou a tese de estágio com Falco naumanni. Desde 1996 que tem participado, a nível voluntário e profissional, em diversos projetos de conservação e investigação, trabalhando principalmente com aves, mamíferos e bivalves de água doce. Colaborador voluntário regular da SPEA desde 1998, foi seu representante no Centro de Acolhimento (CARE) em Esposende para aves afetadas pelo desastre do Prestige. De 2004 a 2008 coordenou o Projeto LIFE Priolo, na Ilha de São Miguel, nos Açores e 2009 a 2013 coordenou o Projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável. Atualmente coordena o LIFE+ Terras do Priolo em São Miguel e apoia o desenvolvimento das restantes atividades da SPEA nos Açores.
E-mail: joaquim.teodosio[arroba]spea.pt

Azucena De La Cruz - Técnica do Projeto LIFE Terras do Priolo
Nascida em 1982 em Madrid. Licenciada em Ciências do Ambiente pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid em 2005. Em 2006, iniciou um estágio profissional no Projeto LIFE Priolo, dando apoio à monitorização e realizando uma avaliação dos serviços dos ecossistemas fornecidos pela ZPE. Coordenou o Centro Ambiental do Priolo desde a sua abertura em 2007, e também o processo de adesão das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável, em 2011. No presente projeto, é responsável pelas ações de avaliação socioeconómica e gestão/promoção do turismo na área protegida.
E-mail: azucena.martin[arroba]spea.pt

Carlos Silva - Técnico do Projeto LIFE Terras do Priolo
Possui uma pós-graduação em Engenharia Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Trabalhou como técnico florestal em projetos florestais, formação de equipas florestais, elaboração de projetos, estudos de impacto ambiental e no atlas nacional de Cegonha-negra. Em 2006, foi assistente do projeto do LIFE Priolo responsável pela operacionalidade técnica do projeto no controlo de invasoras (assistentes de campo, voluntários e estagiários). Em 2010, ingressou na equipa técnica do Projeto LIFE "ilhas santuários para aves marinhas" responsável pela restauração ecológica habitats de aves marinhas. Em 2013, integra a nova equipa do projeto LIFE "Terras do Priolo" onde é responsável pela monitorização ambiental do Ilhéu de Vila Franca do Campo e da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.
E-mail: carlos.silva[arroba]spea.pt


Tânia Pipa - Assistente Pós-Projeto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas
Nascida em 1985 no dia 25 de outubro é natural de Moura, Baixo Alentejo. Licenciou-se em Biologia Marinha na Universidade do Algarve, na qual efetuou também, o Mestrado em Biologia Marinha com especialização em Pescas e Aquacultura. Após o período académico colaborou com a empresa de Ecoturismo Formosamar, até abril de 2009. Desde esse período e até outubro de 2010 colaborou no Programa de Observação para as Pescas dos Açores. Em 2011-2012  foi parte integrante da equipa da SPEA, no Projeto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" na ilha do Corvo. Desde 2013 é responsável pela manutenção e gestão das acções Pós Projeto LIFE na ilha do Corvo.
E-mail: tania.pipa[arroba]spea.pt

Rui Botelho - Assistente do Projeto LIFE Terras do Priolo
Licenciado em Biologia pela Universidade dos Açores em 2003 e Mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa em 2007. Desde 2001 tem participado em diversos projetos, tendo trabalhado principalmente na área de ordenamento do território e Estudos de Impacte Ambiental. Entre 2006 e 2007 foi Membro da equipa da Unidade de Saúde Ambiental do Instituto de Medicina Preventiva – Faculdade de Medicina /Universidade de Lisboa. Colaborou com a SPEA como assistente técnico do LIFE Priolo, desde junho de 2007 e atualmente é assistente técnico do LIFE Lauirissilva.
E-mail: rui.botelho[arroba]spea.pt

Filipe Figueiredo - Técnico responsável pelos viveiros do LIFE Terras do Priolo
Natural de Manteigas, licenciado em 2007 em Eng.ª Agronómica - Ramo Florestal pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. No início de 2008 até agosto de 2009, trabalhou na Associação Transumância e Natureza com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, responsável por uma ZIF (Zona de Intervenção florestal), viveiros, plantações e da gestão florestal. Desde outubro de 2009, é responsável pela coordenação de todos os trabalhos relacionados com os viveiros de produção de plantas nativas, situados na Povoação. No presente projeto, é igualmente responsável pelos viveiros, desde a sua gestão, manutenção e divulgação.
E-mail: filipe.figueiredo[arroba]spea.pt

Rúben Manuel Lourenço Coelho - Técnico do Projeto LIFE Terras do Priolo
Nasceu no ano de 1989 em Angra do Heroísmo (Açores), é licenciado em Guias da Natureza pela Universidade dos Açores desde 2011, e está a fazer o mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, onde já obteve o grau de pós-graduado. Realizou um estudo em colaboração com o Grupo de Biodiversidade dos Açores da mencionada Universidade, sobre o impacto da ondulação sobre a Flora Costeira Nativa. Mais recentemente, participou no Estado Federal do Acre, num estágio intensivo sobre Ecologia de Floresta Amazônica. Atualmente, colabora com a SPEA como técnico de censos e monitorização de fauna, no Projeto LIFE Terras do Priolo.

Lourdes Peñil - Técnica do projeto LIFE Terras do Priolo
Natural de Madrid (Espanha), licenciada em Engenharia Florestal e especializada em deteção remota e sistemas de informação geográfica (SIG) pela Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Desde o ano 2010, tem trabalhado em diversos projetos no Brasil, Espanha e Portugal, nomeadamente na área dos SIG e projetos na área da silvicultura. Trabalha na SPEA desde 2011, inicialmente como estagiária no projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável dando apoio à monitorização de vegetação e levando a cabo a inventariação das populações de Juniperus brevifolia na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme (São Miguel, Açores). Desde setembro de 2013, trabalha como técnica de gestão florestal e SIG no projeto LIFE Terras do Priolo.
Email: lourdes.penhil(arroba)spea.pt
José Mendonça - Responsável pela Equipa de Campo
Nasceu a 17 de fevereiro 1950. Desde 2005 foi responsável da equipa de campo nos trabalhos de gestão da floresta de Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme - Projeto LIFE Priolo. Atualmente integra a equipa de campo de restauração dos diferentes habitats da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme - projeto LIFE Laurissilva Sustentável.



José Pacheco - Responsável pela Equipa de Campo
Nasceu a 1 de dezembro de 1969. Desde 2005 foi responsável da logística da equipa de campo nos trabalhos de gestão da floresta de Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme - Projeto LIFE Priolo. Atualmente integra a equipa de campo de restauração dos diferentes habitats da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme - projeto LIFE Laurissilva Sustentável.



Bruno Oliveira - Colaborador de Campo
Nasceu a 14 de junho de 1986. Desde 2006 foi colaborador de campo nos trabalhos de gestão da floresta de Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme do Projeto LIFE Priolo. Atualmente integra a equipa de campo de restauração dos diferentes habitats da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.




André Fernandes - Colaborador de Campo
Nasceu a 31 de dezembro de 1986. Desde 2006 foi colaborador de campo nos trabalhos de gestão da floresta de Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme do Projeto LIFE Priolo. Atualmente integra a equipa de campo de restauração dos diferentes habitats da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.




Hilberto Correia - Colaborador de Campo
Nasceu a 28 de agosto de 1970. Desde 2006 foi colaborador de campo nos trabalhos de gestão da floresta de Laurissilva na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme do Projeto LIFE Priolo. Atualmente integra a equipa de campo de restauração dos diferentes habitats da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.




Centro Ambiental do Priolo
Ana Mendonça - Coordenadora do Centro Ambiental do Priolo
Nascida na Ilha da Madeira em 1982, é licenciada em Biologia pela Universidade do Porto tendo concluído o Mestrado em Biodiversidade, Genética e Evolução em dezembro de 2009. Realizou diversas colaborações, nomeadamente com o Parque Natural da Madeira, no âmbito do Projeto de Proteção à Foca-monge, na Reserva Natural das Ilhas Desertas. Mais tarde em 2010, esteve a trabalhar numa empresa de biotecnologia – Biopol – como assistente de investigação no estudo do impacto das populações de pinípedes nas espécies economicamente importantes de teleósteos na Islândia. Em 2011, integrou a equipa da SPEA no projeto Linhas Elétricas e Avifauna dos Açores como estagiária. Atualmente, colabora com a SPEA, nas atividades do Centro Ambiental do Priolo na ilha de São Miguel.
E-mail: ana.mendonca[arroba]spea.pt

Andreia Amaral - Assistente técnica do Centro Ambiental do Priolo
Nasceu a 23 de julho de 1983 e é natural do Faial da Terra, concelho de Povoação. Licenciou-se em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, em 2007. Fez o Programa Estagiar L na Revista SABER Açores pouco depois de ter terminado o curso, tendo permanecido por mais 9 meses nessa mesma empresa. Em maio de 2009, trabalhou como Ajudante de Lar e Centro de Dia no Lar Maria Clara do Menino Jesus na Povoação e em junho de 2010 foi locutora da Rádio Nova Cidade, na Ribeira Grande. Entrou para a SPEA em abril de 2011, como Assistente Administrativa e Comunicação Social do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Em 2013, passou a Assistente Técnica do Centro Ambiental do Priolo e manteve as funções de assistente administrativa e Comunicação Social do Projeto LIFE+ Terras do Priolo.
E-mail: andreia.amaral[arroba]spea.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário