sexta-feira, 4 de maio de 2018

Reserva Biológica do Corvo: 8 anos a ganhar vida


A recuperação de habitat foi e continua a ser um dos pilares de todo o trabalho realizado pela SPEA na ilha do Corvo, em particular nas áreas de intervenção do projecto e pós-projecto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, uma vez que a destruição de habitat é uma das ameaças que tem vindo a contribuir para o declínio destas aves, que hoje em dia estão na sua maioria confinadas a ilhéus e zonas inacessíveis. Assim, a SPEA em colaboração com o Parque Natural de ilha e a Câmara Municipal do Corvo realizou mais uma plantação na Reserva Biológica do Corvo, a primeira vedação antipredadores da Europa, a modo de restaurar o habitat  como e melhorar assim as condições de nidificação das aves marinhas.

No dia 20 de Abril foram plantadas 408 plantas de espécies nativas dos Açores na Reserva Biológica do Corvo e na área circundante, nomeadamente 200 urzes Erica azorica, 21 paus-brancos Picconia azorica e 187 faias-da-terra Myrica faya, produzidas no pequeno estufim localizado na Escola Básica e Secundária Mouzinho de Silveira.


Urzes plantadas junto aos ninhos artificiais de Cagarro
Foto: Bárbara Ambrós



Desde 2011 até ao momento, foram plantadas mais de 9000 plantas nativas que tem contribuído para  a recuperação de habitat que não só é evidente, como vem dar outra vida a uma área que antes não era mais do que um local de entulho. E que inclusive desde 2016 conta com o regresso de 2 casais de cagarro Calonectris borealis, que nidificaram pela primeira vez na Reserva, um sinal claro de que a as acções desenvolvidas tem possibilitado à natureza continuar o seu caminho. E que podem indiciar no futuro a ocupação dos 250 ninhos artificiais para cagarro Calonectris borealis, estapagado Puffinus puffinus, frulho Puffinus lherminieri e paínhos (roque-de-castro Hydrobates castro, painho-de-monteiro Hydrobates Monteiroi) espécies protegidas pela Directiva Aves.

Assistente operacional do Parque Natural de ilha a abrir os buracos para as plantações
Foto: Bárbara Ambrós

Se visita a ilha do Corvo e tem interesse em ver de perto as acções de conservação realizadas na Reserva ou inclusive em participar nas mesmas podem enviar um email para tania.pipa@spea.pt ou então visitar o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural da ilha do Corvo e  mostrar-se interessado. Caso haja disponibilidade das técnicas teremos todo o gosto em mostrar-lhe a área ou agendar a visita.








Sem comentários:

Enviar um comentário