quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Povoação recebe Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

O Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo reuniu-se a 20 de fevereiro no Auditório Municipal da Povoação. Esta reunião, aberta a toda a população, celebra-se todos os anos com o intuito de apresentar o balanço e recolher contributos para as ações de promoção do turismo sustentável desenvolvidas no território, que compreende os concelhos de Nordeste e Povoação. Nesta ocasião, o Fórum contou com 40 participantes entre empresários da Marca Priolo, entidades parceiras da CETS e alunos da Escola Profissional do Nordeste.


Após a abertura do Fórum, presidida pela Dra. Hélia Palha, diretora do Parque Natural de Ilha de São Miguel acompanhada pelo Vereador da Câmara Municipal da Povoação, o Dr. Rui Fravica e o Coordenador da SPEA Açores, o Dr. Ricardo Ceia, foram apresentadas as ações da responsabilidade da Câmara Municipal da Povoação que irão integrar o Plano de Ação da CETS (2017-2021).

Deste modo, a Câmara Municipal da Povoação consolida o seu compromisso em integrar esta iniciativa e contribuir de forma coordenada com outras entidades públicas e privadas para a promoção do turismo sustentável. A Câmara Municipal da Povoação apresentou um total de 12 ações que incluem uma campanha de sensibilização sobre a recolha seletiva, a criação e promoção da Agenda Cultural da Povoação e a melhoria das acessibilidades no concelho, num contributo para o desenvolvimento de um turismo de qualidade, com respeito pelo ambiente e com mais-valias também para os residentes.



De seguida, foi apresentado o balanço da implementação das ações já integradas no Plano de Ação, sendo que perto do 60% das ações já se encontram em implementação no primeiro dos cinco anos em que vigorará este plano. Os empresários presentes no Fórum foram também convidados a selecionar as ações que, na sua opinião serão prioritárias para o próximo ano, tendo sido a ação intitulada “Curso de Guias da Natureza” destacada como prioritária no âmbito do Plano de Ação em execução.

Aproveitou-se este Fórum para apresentar aos empresários a proposta de novo site para as Terras do Priolo e o vídeo promocional das Terras do Priolo desenvolvido no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo pelo Achiel Buyse e o Fórum encerrou com a assinatura de duas renovações de empresas com a Marca Priolo, que revalidam o compromisso de empresas que já aderiram à marca há mais de 3 anos.


As Terras do Priolo, concelhos de Nordeste e Povoação, detêm o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas desde 2012, tendo já implementado um primeiro Plano de Ação (2012-2016) com sucesso e renovando o galardão numa recandidatura dinamizada pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente e com a parceria da Direção Regional de Turismo, a Direção Regional dos Recursos Florestais, a Camara Municipal de Nordeste, a Câmara Municipal da Povoação, a Associação de Turismo dos Açores, a Associação de Desenvolvimento Local do Nordeste, a Azorina, o Geoparque Açores, o Observatório Microbiano dos Açores a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Este galardão permite às Terras do Priolo integrar uma Rede Europeia de Áreas com Carta, incluindo atualmente 157 destinos sustentáveis em 19 diferentes países.



Sem comentários:

Enviar um comentário