quinta-feira, 30 de março de 2017

Voluntários plantam cerca de 700 plantas na Mata dos Bispos

No passado dia 18 de março, a SPEA organizou mais uma atividade no âmbito do Programa de Atividades para a População em Geral do Centro Ambiental do Priolo (CAP). Neste caso foi organizada uma ação de voluntariado para plantação de espécies nativas e endémicas da Floresta Laurissilva dos Açores, que teve lugar na Mata dos Bispos, na Povoação, uma das áreas de intervenção do Projeto Life+ Terras do Priolo.
 
 
A plantação nas Terras do Priolo contou com o apoio da Campanha Bosques dos Sonhos, promovida pela "Plantar Uma Árvore - Associação e Terra dos Sonhos", que como objetivo apoiar a plantação de espécies autóctones, em 8 áreas protegidas nacionais e a realização de sonhos de crianças diagnosticados com doença crónica e jovens e idosos institucionalizados.
 
Esta atividade contou com a participação de alunos do Centro Pedagógico da EBS Povoação e do Lions Clube da Divisão 11, presentes na ilha de São Miguel (LC de Nordeste, LC da Maia-Açores e LC de Rabo de Peixe). Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os participantes para a importância da conservação da Floresta Laurissilva dos Açores e do Priolo.
 
 
Os 31 participantes tiveram a oportunidade de conhecer esta área de intervenção e os trabalhos desenvolvidos naquele local, tendo seguidamente iniciado a plantação com plantas cedidas pelos Viveiros de Produção de plantas nativas e endémicas do projeto Life+ Terras do Priolo.
 
No total foram plantadas cerca de 700 plantas de diversas espécies nativas e endémicas como o louro (Laurus azorica), sanguinho (Frangula azorica), folhado (Viburnum treleasei), urze (Erica azorica), azevinho (Ilex azorica), patalugo (Leontondon sp.), sargasso (Luzula purpureosplendens), queiró (Calluna vulgaris), entre outras. Na parte final da atividade foi feita uma explicação dos trabalhos e técnicas de engenharia natural aplicados na recuperação de taludes desenvolvidos nesta área da Mata dos Bispos.
 
A SPEA agradece a todos os participantes o apoio e interesse demonstrados e esperamos contar com a vossa presença nas diversas atividades que se irão realizar ao longo do ano.

Unidade LIFE Visita projeto Terras do Priolo

O Life+ Terras do Priolo recebeu nos dias 20, 21 e 22 de março a visita dos elementos da Unidade LIFE da Comissão Europeia responsáveis pelo acompanhamento do projeto na sua componente técnica e financeira.
 


 
Esta visita teve como objetivo fazer uma avaliação do andamento do projeto e dar apoio na resolução de possíveis situações identificadas no decorrer do trabalho. Ao longo dos 3 dias de visita foi possível reunirem com a equipa da SPEA responsável pelo Projeto e também com o Parque Natural de Ilha de São Miguel e visitarem várias das ações que estão a decorrer no âmbito do projeto, nomeadamente as áreas de recuperação de habitat do Priolo na Serra da Tronqueira, o viveiro do projeto para produção de plantas nativas da Floresta Laurissilva em Sto. António Nordestinho, as áreas de testes de técnicas de engenharia natural na Mata dos Bispos e o Centro Ambiental do Priolo.
 
 
 
 
No final, e apesar de algumas situações que necessitam ser revistas, o balanço foi positivo e o Life+ Terras do Priolo continua a ser um bom exemplo de implementação deste tipo de projetos em Portugal e não só. Como resultado, têm sido realizados recentemente alguns contactos para a participação em eventos organizados por outros projetos LIFE europeus.
 

SPEA promove palestras em Vila Franca do Campo e visita ao Ilhéu

A SPEA desenvolveu no dia 25 de março em Vila Franca do Campo, duas palestras de sensibilização para os alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo sobre a preservação e conservação dos habitats costeiros para a conservação das aves marinhas do Ilhéu de Vila Franca do Campo.
 
Estas palestras foram desenvolvidas no âmbito de um desafio proposto aos alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo para o desenvolvimento de uma exposição sobre o Ilhéu de Vila Franca do Campo - “LIFE- Ilhas Santuário para as Aves Marinhas”. Este desafio foi aceite e teve o envolvimento de 60 formandos e três formadores que ajudaram no processo criativo da atividade. As palestras tiveram um balanço positivo onde houve um espaço de participação e esclarecimento.

 

No passado dia 27 de Março de 2017, em colaboração com o Parque Natural da Ilha de São Miguel, o Clube Naval de Vila Franca do Campo e a AzoresSub, a SPEA participou numa ação de sensibilização para cerca de 60 alunos da Escola Secundária da Moita, Lisboa. Esta ação foi destinada aos alunos e professores de biologia/geologia do 12º ano daquela escola, que se encontravam de visita a São Miguel.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Visita ao Jardim de Endémicas

Em virtude do Dia da Árvore ser celebrado em Março, a educação ambiental teria que obrigatoriamente que passar por dar a conhecer e reavivar a memória dos nossos alunos sobre as plantas nativas dos Açores, e em particular as que foram plantadas no Jardim de Endémicas criado pela Câmara Municipal do Corvo (CMC). Contamos ainda com a presença do presidente da CMC que realçou a importância de preservar a flora nativa, e acrescentou que o jardim foi concebido não só com o intuito de criar mais um espaço verde mas também de dar a conhecer as espécies em si, já que só protegemos o que conhecemos.


No total foram 25 os alunos que testaram os seus conhecimentos (características e identificação das espécies) no campo sobre o sanguinho Frangula azorica, a urze Erica azorica, o pau-branco Picconia azorica, a faia-da-terra Myrica faia, a vidália Azorina vidalii, o bracel Festuca petraea, a uva-da-serra Vaccinium cylindraceum e a não-me-esqueças Myosotis maritima.




Idosos do Programa "Meus Açores Meus Amores" visitam a RBC

No passado dia 21 de Março para comemorar o Dia da Árvore convidamos os 13 idosos do Programa "Meus Açores Meus Amores" que se encontravam de visita à ilha do Corvo para visitar a Reserva Biológica do Corvo. Aqui os idosos puderam assim conhecer a reserva e os trabalhos de conservação aí realizados até ao momento e como não poderia deixar de ser, comemorar o dia com a plantação simbólica na reserva de 6 urzes Erica azorica e ainda descobrir a cache da reserva e ficar a conhecer a caça ao tesouro moderna. 



No final fomos ainda libertar 2 Cagarros Calonectris borealis adultos que se haviam encandeados com as luzes artificiais na noite anterior, uma oportunidade para os idosos que ficaram assim a conhecer mais sobre a espécie e puderam observar a marcação com anilha metálica e o registo de biometrias da espécie.










Dia da Árvore 2017

A recuperação de habitat na ilha do Corvo continua a ser uma das principais acções de conservação da implementação do Pós-Projecto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves marinhas", nesse sentido, ano após ano, a celebração do Dia da Árvore tem-nos permitido a recuperação de habitat da Reserva Biológica do Corvo entre outras áreas que circundam a Vila do Corvo. Este ano não foi excepção e foram plantadas 400 urzes (Erica azorica) no interior da reserva com o apoio do 1º ciclo da EBSMS, 324 na área adjacente à vedação antipredadores e ainda 90 no Miradouro do Portão na qual colaborou o Agrupamento de Escuteiros 1181 e alguns voluntários.



No total foram plantadas 824 urzes com a colaboração de 49 voluntários a quem desde já agradecemos a colaboração contínua, assim como, aos parceiros do projecto, nomeadamente o Parque Natural de ilha e a Câmara Municipal do Corvo, essenciais para executar as plantações.





sexta-feira, 24 de março de 2017

"Nunca quis que o meu escritório tivesse paredes"

Bom dia,

Chamo- me Patricia Güimil Ibañez , tenho 28 anos e sou de Madrid , Espanha.
Sou Técnica Superior em  Saúde  Ambiental  e actualmente estou fazendo uma Pós-graduação em Gestão Florestal e do Meio Ambiente.


Vim para a ilha do Corvo para poder colaborar e aprender sobre a conservação de aves marinhas, em particular, o Cagarro Calonectris borealis. E queria ter a experiência de viver numa povoação pequena como a Vila do Corvo e adaptar-me a uma realidade totalmente diferente da que estou habituada, de modo, a testar as minhas capacidades tanto a nível profissional como pessoal. Gosto de novos desafios e acredito que estes são essenciais para manter uma boa saúde mental.

Estou completamente focada em contribuir para a conservação do meio ambiente no âmbito da implementação do Pós-projecto LIFE "Ilhas Santuário para as aves marinhas". Um dos factores que me motivou  no projecto foi o trabalho de campo, o contacto directo com a Natureza, uma vez que nunca quis que o meu escritório tivesse paredes.

Além disso, o meu entusiasmo pela Natureza manifesta-se também no meu tempo livre onde a escalada e as caminhadas  fazem parte regular do meu dia-a-dia, assim como, a costura, leitura, restauração de móveis, mergulhar…entre muitas outras coisas.

Grata pela experiência e por poder vivenciar tudo o que a ilha do Corvo tem para oferecer,

Patricia Güimil Ibañez.



segunda-feira, 20 de março de 2017

Mais de 300 priolos observados por visitantes em 2016

Em 2016, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) recebeu 108 registos de observações de Priolo.

Esta é uma iniciativa que já decorre desde 2014 e envolve os visitantes do CAP e técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) a quem é solicitado que comuniquem as suas observações de Priolo. Como resultado disto e devido à grande adesão registada em 2016 foram observados 336 priolos dos quais 22 eram juvenis.

Estas observações para além de contribuírem com mais informação sobre a localização desta ave, envolvem os nossos visitantes no projeto LIFE Terras do Priolo a decorrer atualmente e permitem-nos ter mais alguma informação sobre a localização do priolo.

Consulte as observações de Priolo em 2016 no mapa seguinte:




A SPEA agradece a todos os que contribuíram para esta iniciativa.

Este ano já foram recebidos 8 registos de observações de priolo e contamos com novas observações ao longo do ano. Saiba mais sobre as observações de 2017 em http://centropriolo.spea.pt/pt/observacoes-de-priolo/

Se vir um priolo, envie-nos a sua observação através de centropriolo@spea. pt

quinta-feira, 16 de março de 2017

LIFE+ Terras do Priolo participou num workshop sobre o LIFE

Decorreu no teatro micaelense de 13 a 15 de março a sessão regional de divulgação e informação sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) e Workshop de Capacitação - Açores, 2017. Inserido nas atividades do LIFE14 CAP/PT/000004 - Portugal Capacity Building for Better Use of LIFE.
O workshop visou a apresentação do Programa LIFE 2014/2020 e respetivas áreas prioritárias de financiamento. Entre outos temas o workshop incidiu em: áreas de possível enquadramento de projetos, tendo em conta o programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) e discussão e apoio ao enquadramento de ideias de projeto nos termos de referência e objetivos do Programa LIFE.
Foi também apresentado o novo site https://life.apambiente.pt/ onde é possível inserir uma ideia para projeto LIFE, beneficiando de apoio por parte da APA, é igualmente possível consultar os projetos aprovados em calls anteriores e requisitar a participação na bolsa de ideias, em que entidades cofinanciadoras públicas e privadas terão acesso, facilitando assim a interação e potenciando a qualidade e número de submissões Portuguesas.

Com este workshop, os participantes puderam realizar exercícios práticos de construção/desenho de projetos, incluindo o esclarecimento de dúvidas sobre o preenchimento de formulários, enquadramento e elegibilidade de despesas, soluções de engenharia financeira e aspetos formais associados à estruturação de parcerias, no sentido de maximizar a qualidade de possíveis propostas a apresentar.

A SPEA esteve presente neste workshop, com a participação do técnico do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, João Torres

Equipa do Terras do Priolo encontra espigo-de-cedro

Os técnicos do LIFE+ Terras do Priolo têm contado desde o início do projecto com o auxílio incomparável de vários estagiários. Estes, por sua vez, beneficiam de uma formação nos valores naturais dos Açores cada vez que acompanham a equipa técnica. Numa das saídas de campo para monitorização da recuperação da vegetação pós-controlo de espécies exóticas, foi-lhes dada a conhecer uma espécie peculiar: o Espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum).

Espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum)
Foto: Ricardo Ceia
 
O Espigo-de-cedro é uma planta endémica dos Açores e um parasita aéreo de uma outra espécie endémica da região, o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).  Esta relação entre parasita e hospedeiro comprova a evolução conjunta destas duas espécies na região mas, dado que o Cedro-do-mato é uma espécie “vulnerável à extinção” segundo a Lista Vermelha para as Espécies Ameaçadas da IUCN, a dependência exclusiva deste hospedeiro representa uma ameaça para as populações de Espigo-de-cedro.

Embora a ocorrência da espécie na Serra da Tronqueira seja conhecida entre a nossa equipa, a espécie é rara em São Miguel.  Regressados ao escritório, os elementos da saída de campo verificaram mesmo que, em algumas páginas de divulgação na internet, a distribuição desta planta nos Açores não incluía a ilha de São Miguel. Este é, por isso, um dos motivos para descobrir a enorme riqueza ecológica da Serra da Tronqueira e apoiar os esforços diários da SPEA no controlo da invasão por espécies exóticas!

Plantando nativas dos Açores nas Furnas

Ontem, dia 14 de março, a equipa do Centro Ambiental do Priolo (CAP) esteve nas Furnas numa atividade diferente que juntou várias turmas da Escola Básica 1, 2, 3/JI de Furnas numa plantação de espécies nativas e endémicas dos Açores. Esta atividade resultou de uma parceria entre a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) e a Azorina  - Soc. Gestão Ambiental e Conservação da Natureza SA, está integrada no programa escolar do Centro Ambiental do Priolo e contou com o apoio da Agência Melo.

© Ana Mendonça


Adicionar legenda

Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os alunos participantes para a importância da conservação da floresta Laurissilva dos Açores e do Priolo e desta forma comemorar o dia Mundial da Floresta que se celebra no dia 21 de março. Isto foi conseguido através da plantação de espécies nativas e endémicas da Floresta Laurissilva dos Açores, numa área de um antigo Pomar de Frutos das Furnas, recuperado no âmbito do projeto  POBHLF, desde 2008.

Os 33 alunos participantes tiveram então oportunidade de conhecer este pomar com 2,5 hectares e provar alguns dos produtos que ai se produzem e iniciaram a plantação em três patamares criados para recriar zonas baixas, médias e de alta altitude ainda na parte da manhã, com plantas cedidas pelos Viveiros de Produção de plantas nativas e endémicas do projeto LIFE+ Terras do Priolo e pelos viveiros do Pomar.

© Ana Mendonça

À hora de almoço, o grupo foi presenteado com uma sopa tradicional cozida nas fumarolas deste pomar, oferecida pelos técnicos deste pomar e consistindo apenas de produtos ai produzidos.

Na parte da tarde, e de mãos à obra novamente, os alunos concluíram a plantação com cerca de 400 plantas de diversas espécies nativas entre as quais algumas endémicas como é o caso do Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), folhado (Viburnum treleasei), urze ( Erica azorica), patalugo ( Leontondon sp.) , sargaço ( Luzula purpureosplendens), entre outras. 

A equipa da SPEA agradece a participação da Escola Básica 1,2,3 /JI das Furnas, dos docentes e alunos participantes e de todas as entidades que contribuíram para tornar esta ação de voluntariado um sucesso.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Continuam os trabalhos na Linha de Água

Continua a ser realizada a monitorização de um afluente da Ribeira do Guilherme inserido numa das áreas de intervenção do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. O objetivo desta monitorização é caracterizar os principais parâmetros de qualidade da água para avaliar os efeitos da intervenção de restauro ecológico sobre esta linha de água secundária.




O LIFE+ Terras do Priolo está a realizar há mais de um ano a intervenção de restauro ecológico numa área de 28 hectares que constitui um gradiente altitudinal dos 300 metros até aos 900 metros situada na Serra da Tronqueira. Esta área é adjacente a um afluente da Ribeira do Guilherme de caudal permanente e em cujas margens podem-se encontrar povoamentos puros de espécies invasoras, nomeadamente Incenso (Pittosporum undulatum), e áreas de Floresta de Laurissilva invadida por espécies invasoras como a Cletra (Clethra arborea), Acácia-negra (Acacia melanoxylon) e também Incenso.




No seguimento deste trabalho, estão a ser recolhidas amostras de água e solo para análise no laboratório. Esta monitorização permite caracterizar o estado de esta linha de água antes, durante e após da intervenção, que deverá ser iniciada no verão, avaliando assim  os efeitos  sobre os principais indicadores de qualidade referidos na Diretiva Quadro da Água.