quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CAP reabre com uma atividade nova

No passado dia 18 de fevereiro, a SPEA organizou mais uma atividade, inserida no Programa de Atividades para a População em Geral do Centro Ambiental do Priolo (CAP). Esta ação teve lugar no Nordeste e é uma das ações do projeto Life Terras do Priolo. 

A “Rota do Centro Ambiental do Priolo” contou com a participação dum Agrupamento dos escuteiros Pioneiros das Furnas, composto por 9 elementos. O objetivo desta atividade é promover a visitação do CAP e permitir a descoberta da flora e fauna existente neste local integrada na Zona de Proteção Especial (ZPE) Pico Vara / Ribeira do Guilherme.


Após uma visita à exposição permanente do CAP, os participantes realizaram um pequeno percurso na sua área circundante na qual tiveram uma explicação da biodiversidade local e uma visita ao “Jardim de Endémicas” uma pequena área com plantas nativas da Floresta Laurissilva dos Açores e onde os participantes puderam ver algumas das espécies desta floresta nativa como o louro (Laurus azorica); a urze (Erica azorica); o azevinho (Ilex azorica); o cedro do mato (Juniperus brevifolia); a uva da serra (Vaccinium cylindraceum); o folhado (Viburnum treleasei) e o queiró (Calluna vulgaris), entre outras.


Esta é uma atividade coincidiu com a reabertura do CAP ao público que recebeu os seus primeiros visitantes de 2017 neste dia e será uma das atividades permanentes que se irá repetir todos os primeiros sábados do mês e que esperamos complemente a visita ao CAP e a torne mais apelativa e completa para os que nos visitam.

A SPEA agradece a todos os participantes e esperamos contar com a vossa presença nas várias atividades que se irão realizar ao longo do ano.  


Receba toda a informação na nossa newsletter, http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

De Ossos nas Mãos em Ponta Garça

No passado dia 10 de fevereiro, a equipa da SPEA Açores do Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se à Escola Básica Integrada de Ponta Garça para desenvolver a atividade "De Ossos nas Mãos" com duas turmas do 5º ano. Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto LIFE Terras do Priolo e contou com a participação de 27 alunos.

Na primeira parte da atividade os alunos assistiram a uma palestra sobre as aves comuns dos Açores e a morfologia dos seus ossos assim como de algumas das suas diferenças de outros grupos animais. Foram abordados conceitos como evolução, adaptação e a importância destes processos e os seus papéis na criação de todas as espécies (animais, plantas, etc) e biodiversidade que conhecemos no mundo atual. Para permitir uma melhor compreensão foram utilizados ossos de outros grupos animais como é o caso de um crânio de um gato doméstico ou de um coelho bem como uma coleção de penas (plumoteca).

Depois, os alunos realizaram diversos jogos práticos onde tiveram que identificar algumas aves dos Açores, assim como alguns crânios, penas e ossos com a ajuda de diversas fotografias e ilustrações e ainda diversos ossos de espécies de aves dos Açores como o milhafre, pombo, estorninho-malhado, bufo pequeno de orelhas, galinhola, gaivota, entre outros.

Esta é uma forma diferente de ensinar e permite que os alunos com “ as mãos nos Ossos” aprendam conceitos que de outra forma que não seria possível sem estes materiais.

A equipa do CAP agradece a todos os professores e alunos que estiveram presentes nestas atividades, pelo interesse demonstrado e pela colaboração.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Família Tempestade Apresenta-se!

Em jeito de chegada anunciada da ave marinha mais emblemática dos Açores, o Cagarro Calonectris borealis, a actividade de educação ambiental do mês de Fevereiro consistiu em reavivar a memória e apresentar a família Tempestade, mais propriamente, a família Procellariidae (Procella, do latim, tempestade) que nidifica nos Açores ou passa regularmente, nomeadamente, o Cagarro, o Estapagado Puffinus Puffinus, o Frulho Puffinus lherminieri, o Cagarro-de-coleira Ardenna gravis (migrador de passagem), a Alma-negra Bulweria bulwerii, o Painho-da-Madeira Hydrobates castro e o Painho-de-Monteiro Hydrobates monteiroi.


Foram 38 os alunos (Jardim de Infância "Planeta Azul", EBSMS)que aprenderam a identificar estas espécies, quer pelas suas características morfológicas, época de nidificação, vocalização, distribuição entre outras curiosidades.



No final os conhecimentos apreendidos foram postos à prova através de um teste de identificação das espécies em questão, através de fotos, vídeos e sons.

Relembramos ainda os alunos do Clube do Ambiente que a classificação está muito próxima: 1º Cagarro, 2º Alma-negra, 3º Painho-de-Monteiro e 4º Estapagado, continuem o bom trabalho e no final do ano veremos qual das aves marinhas leva o troféu.

Quiz4you Mar


De volta às aulas e de volta às actividades de educação ambiental. O mês de Janeiro teve como mote um jogo de perguntas e respostas, baseado nos quizzes da Science4you o Quiz4you Mar concebido ao abrigo do Projecto FAME- Future of the Atlantic Marine Environment  em parceria com a Faculdade de Ciências de Lisboa, onde as mais de 200 perguntas e surpresas dão a conhecer o mar de uma forma divertida.


Do Jardim de Infância "Planeta Azul" ao secundário da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira os cerca de 38 participantes foram postos à prova e testaram os seus conhecimentos sobre o mar. No final, foi-lhes pedido que escrevessem ou desenhassem uma história com base nas respostas dadas, de maneira a estimular ainda mais a sua criatividade.

Podem adquirir o jogo na loja da SPEA ou em http://www.spea.pt/pt/

A venda deste artigo reverte integralmente para as acções de educação ambiental da SPEA, coordenadas pelo  "Professor destacado" no âmbito do programa da Agência Portuguesa do Ambiente.

Conhecendo as Turfeiras

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a SPEA realizou este sábado, 04 de fevereiro, uma visita interpretativa a um dos habitats húmidos prioritários dos Açores - As Turfeiras.

As turfeiras que se encontram no Planalto dos Graminhais, para além de um habitat prioritário com uma grande biodiversidade, são ainda fundamentais para a manutenção do ciclo natural da água, absorvendo uma grande quantidade de água que é posteriormente armazenada em reservatórios naturais subterrâneos, ficando através das nascentes disponível para consumo humano.

O grupo de 7 participantes ficou assim a saber mais sobre este habitat, ameaças que enfrenta e viu alguns dos resultados dos trabalhos de recuperação realizados pela SPEA no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Foram ainda percorridos alguns dos 75 hectares desta área recuperada utilizando os passadiços instalados no inicio do trilho Graminhais- Pico da Vara, estruturas essenciais para o conforto dos que utilizam este trilho mas também para a própria preservação do musgão que se pode encontrar em abundância nestas áreas.

A SPEA agradece a todos os participantes e esperamos contar com a vossa presença nas várias atividades que se irão realizar ao longo do ano.  

Receba toda a informação na nossa newsletter, http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/




quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

LIFE+ Terras do Priolo com dois novos estagiários

O Projeto LIFE+ Terras do Priolo recebeu esta semana dois novos estagiários vindos de Espanha, Luka Zubiri e Anartz García. Estes estágios resultam de um dos protocolos de colaboração realizados entre a SPEA e instituições de formação regionais e internacionais.

O Luka Zubiri é natural de Bilbao, Espanha, tirou um curso de técnico Paisagístico e do Meio Rural pela Escola Agrária de Derio (Vizcaya). Veio para os Açores través do programa Global Training e está a desenvolver um estágio de 6 meses a colaborar nos trabalhos dos viveiros de produção de plantas nativas e na monitorização da vegetação no âmbito do projeto LIFE Terras do Priolo.


Quanto a Anartz García, é natural de Bergara, Espanha e trabalha como guarda florestal numa consultora de recursos naturai. Anartz tirou o curso de técnico superior de Controlo e Educação Ambiental e de Gestão e Conservação dos Recursos Naturais e Paisagísticos pelo IES Murria de Vitoria, em Álava. Irá também desenvolver um estágio de 6 meses, colaborando nos trabalhos dos viveiros de produção de plantas nativas e na monitorização da vegetação no âmbito do projeto LIFE Terras do Priolo.


A SPEA dá as boas vindas a estes novos estagiários e espera que os próximos 6 meses contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

"Aves da Minha Escola" na Povoação

Ontem, dia 01 de fevereiro, a equipa do Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se mais uma vez à Escola Básica JI da Lomba do Botão, na Povoação, para desenvolver a atividade "Aves da minha escola" com alunos desde o ensino pré-escolar ao quarto ano, no total 26 alunos.

Esta atividade tem como objetivo a construção pequenos comedouros, reutilizando diversos materiais. Pretende-se, ainda, que os alunos para além de participarem na sua construção, passem a observar ativamente as aves mais comuns nas suas áreas de residência, envolvendo não só a comunidade escolar mas também as suas famílias com a colocação dos seus próprios alimentadores nas suas casas e quintais.

A equipa da CAP realizou uma pequena palestra sobre algumas aves comuns que podem ser observadas na área, como é o caso do pardal, o tentilhão, o estorninho, o pintassilgo e o canário. Foi ainda instalado um comedouro na escola e dada a tarefa a cada turma participante de identificar as espécies de aves que o visitam, em especial a ave que foi atribuída a cada turma. 


A equipa do Centro Ambiental do Priolo agradece a todos os professores e alunos que estiveram presentes nestas atividades, pelo interesse demonstrado e pela colaboração.



O nosso muito obrigado e boas observações.