sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

LuMinAves: do Corvo a Santa Maria

Um dos pilares do projecto LuMinAves assenta em melhorar o conhecimento sobre as populações de aves marinhas, nomeadamente em actualizar as estimativas da abundância de roque-de-castro Hydrobates castro através da colocação de unidades de gravação automáticas, uma vez que o número de vocalizações está correlacionado com o número de ninhos, e consequentemente obtemos o número de casais reprodutores. Estas unidades de gravação tem vindo a ser colocadas em ilhéus das Flores, de Santa Maria, Graciosa e no ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel.

Substituição ARU nas Flores
Foto: Carlos Silva

Além da monitorização do sucesso reprodutor da ave marinha mais abundante dos Açores e que maior encandeamento sofre por parte das luzes artificiais, o Cagarro Calonectris borealis, no ilhéu de Vila Franca do Campo, Nordeste e Corvo.

Monitorização do sucesso reprodutor na ilha do Corvo
Foto: T.Pipa

E a transposição de juvenis de Cagarro para a Reserva Biológica do Corvo com o intuito de que voltem dentro de 6-7 anos para ocupar esta área livre de predadores.

Juvenil de Cagarro transposto para a Reserva Biológica do Corvo
Foto: Bárbara Ambrós

No âmbito destes trabalhos tem ainda sido realizadas várias ações de sensibilização e educação ambiental que estão integradas no pilar da divulgação, dando conhecer os trabalhos aos jovens corvinos (3 ações, com 40 participantes), micaelenses (3 ações, 44 participantes) e graciosenses (1 ação, 17 participantes), infelizmente as condições climatéricas impediram-nos de permanecer o período necessário na ilha de Santa Maria e na ilha das Flores para realizar estas actividades que foram adiadas para uma data posterior.


Ações de Educação Ambiental no âmbito do LuMinAves no Corvo
Foto: Sérgio Marín
O projecto no qual a Campanha SOS Cagarro foi inserida este ano foi ainda apresentado no Corvo ao Parque Natural de ilha (6 participantes) e ainda aos parceiros da Campanha (11 participantes), como forma de não só dar a conhecer o projecto mas também com o intuito de melhorar a rede de recolha e salvamento de juvenis encandeados.

Apresentação do projecto ao Parque Natural de ilha do Corvo
Foto: Linton Câmara



Sem comentários:

Enviar um comentário