sexta-feira, 2 de junho de 2017

SOS Frulho no Corvo


No passado dia 31 foi nos entregue pela população um juvenil de frulho Puffinus lherminieri que ao sair do ninho se desorientou com as luzes da Vila. Após o registo das biometrias (peso, tarso, asa) foi anilhado e libertado junto ao mar, no Boqueirão.

Foto: Patricia Güimil 

Os frulhos são primos mais pequenos (mais ou menos do tamanho de um melro, com bico e patas azuis, a sua plumagem é preta na parte superior e branca na inferior com o branco por cima do olho) dos cagarros Calonectris borealis e nidificam nos Açores em todas as ilhas à excepção da ilha Terceira de Dezembro a Maio. No Corvo é habitual a queda de 1-2 juvenis por ano na Vila do Corvo entre final de maio e início de junho. Hoje encontramos outro juvenil morto no cais provavelmente devido a colisão, uma vez que não apresentava sinais de predação.

Foto: Patricia Güimil 

Estejam atentos e se encontrarem um destes juvenis avisem-nos ou ao Parque Natural para que possamos anilhar e registar esse salvamento. Mais uma vez agradecemos a colaboração da população do Corvo que está sempre atenta, no que respeita ao salvamento de juvenis de aves marinhas que se desorientam ao ficar encandeados com as luzes artificiais. Este é um problema para o qual estamos a unir esforços no sentido de mitigar no âmbito do novo projeto Interreg MAC LuMinAves coordenado pela Sociedad Española de Ornitología (SEO/BirdLife), em parceria com Direção Regional dos Assuntos do Mar, Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, SPEA Açores, SPEA Madeira, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza-RAM e ainda com a participação da Viceconsejería Medioambiente del Gobierno de Canarias, o Cabildo de Tenerife, o Cabildo de Fuerteventura, o Instituto de Astrofísica de Canarias, Câmara Municipal do Corvo, Empresa da Electricidade da Madeira e Electricidade dos Açores e está incluída na ação 2.2.3 Campaña de información y divulgación (técnicos, voluntarios y población local) e ação 2.3.1 “Elaboración de los mapas de siniestralidad y contaminación lumínica" do projeto.


Sem comentários:

Enviar um comentário