quarta-feira, 14 de junho de 2017

LIMPEZA ATLÂNTICA II no Corvo


No passado dia 11 de junho tivemos a oportunidade de nos associar mais uma vez a uma iniciativa da No more plastics for the Azores para mais uma Limpeza Atlântica nos Açores. Esta que foi a maior Limpeza Atlântica do Atlântico Norte em comemoração do nascimento do rei dos mares Jaques-Yves Cousteau, e decorreu ainda em Portugal continental (Caldas da Rainha e Lisboa), nas Ilhas britânicas (Tregonhawke Beach, Cornwall) ), em França (Gravelines) e Estados Unidos da América (New Hampshire, Pemaquid Habor e Maui).

A Limpeza Atlântica teve como principal objetivo a recolha de lixo que enche as nossas costas, em particular o plástico, o material mais abundante e dos mais problemáticos, uma vez que fragmenta-se em pedaços pequenos (microplásticos) estando presente em toda a cadeia trófica, e inclusive até no zooplâncton.

Foto: Bárbara Ambros

No Corvo foram 15 os voluntários e parceiros Agrupamento de Escuteiros 1181, Parque Natural e Câmara Municipal do Corvo e inclusive 2 elementos da GNR que ajudaram a recolher 120 kg de lixo na Praia, assim como, recolheram microplástico através da crivagem da areia com peneireiras.



Fotos: Bárbara Ambros


Só com a ajuda de todos podemos mitigar esta catástrofe ambiental, por isso, lembra-te Reduz o uso de plástico, Reutiliza-o e Recicla-o! Lembra-te que o Homem está no topo da cadeia alimentar e indiretamente também ingere estes microplásticos o que é prejudicial para a nossa saúde. Além de que estamos a provocar danos irreversíveis à biodiversidade marinha, a título de exemplo, estima-se que em 2050, 99% das aves marinhas vão ter consumido plástico (Wilcox et al. 2015)

Sem comentários:

Enviar um comentário