sábado, 10 de junho de 2017

LIFE EuroSAP: ponto de partida para o futuro de uma espécie

De 26 a 31 de maio iniciou-se mais um ano de trabalhos de campo no âmbito do Projeto LIFE EuroSAP no que concerne à única ave marinha endémica dos Açores, o painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi na ilha das Flores, onde em 2016 foi confirmada a nidificação da espécie nos ilhéus da Alagoa. O objetivo da deslocação à ilha das Flores foi reunir-mo-nos com o Parque Natural de ilha, de modo, a discutir o 1º rascunho do Plano de Ação referente à espécie e que estará em discussão nos dias 22 a 23 de junho na ilha Graciosa durante o Workshop, pela Taskforce Monteiroi.

Reunião com o Parque Natural das Flores
Foto: Nuno Oliveira

 Assim como, realizar nova prospeção junto à orla costeira do ilhéu Maria Vaz no qual foram ouvidas 19 vocalizações de painho-de-monteiro, sendo necessário no futuro e recorrendo  a unidades de gravação automática comprovar este possível novo local de nidificação.

Possível novo local de nidificação (ilhéu Maria Vaz)
Foto: T.Pipa

O LIFE EuroSAP foi o ponto de partida para dois novos projetos: Interreg MAC acrónimo LuMinAves (Contaminação luminosa e conservação dos arquipélagos da Macaronésia reduzindo os efeitos nocivos da luz artificial sobre as populações de aves marinhas) tendo sido iniciada a ação 2.1.1. Estudo e censo das populações de aves marinhas nas colónias e o projeto MISTIC SEAS II (Aplicar Medidas Coerentes e Coordenadas a um nível sub-regional para Monitorizar e Avaliar a Biodiversidade Marinha na Macaronésia no 2º ciclo da DQEM).

A estimativa populacional é realizada através da utilização de unidades de gravação automáticas (correlacionam o número de vocalizações com o número de ninhos/casais nidificantes) como já havia sido feito e permitindo no futuro obter tendências para ter valores base que possam ajudar na gestão e conservação desta importante espécie que é um símbolo das Reservas da Biosfera nos Açores.

Colocação de unidade de gravação automática no ilhéu da Alagoa (LuMinAves e MISTIC SEAS II)
Foto: Nuno Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário