quinta-feira, 25 de maio de 2017

Portugal representado no LIFE Platform Meeting sobre Serviços dos Ecossistemas pelo projeto LIFE Terras do Priolo

Nos dias 10 a 12 de Maio decorreu em Tallinn (Estónia) um LIFE Platform Meeting, reunião de projetos e entidades que trabalham com o programa LIFE em toda a União Europeia, sobre Serviços dos Ecossistemas. Azucena de la Cruz, assistente de projetos, participou neste evento contribuindo com a experiência desenvolvida pela SPEA, que foi pioneira na avaliação do impacto socioeconómico e em serviços dos ecossistemas de projetos LIFE, realizando a avaliação do projeto LIFE Priolo, já em 2007 e do projeto LIFE Corvo, recentemente publicado. 


O encontro tinha como finalidade partilhar as experiências adquiridas nos vários projetos LIFE que tem trabalhado, a questão dos serviços dos ecossistemas, bem como ferramenta de avaliação e comunicação dos projetos. Mais de 20 projetos partilharam a sua experiencia nos diferentes âmbitos da avaliação dos serviços dos ecossistemas: mapeamento de serviços, avaliação dos serviços e aplicação na tomada de decisões.


Na parte final do encontro decorreu uma discussão sobre o que fazer para facilitar que os projetos LIFE desenvolvam uma avaliação do impacto em termos de serviços dos ecossistemas que fornecem e como favorecer a comunicação do impacto positivo que estes projetos de conservação da natureza têm para as comunidades em que se inserem. Os participantes tiveram também oportunidade de visitar alguns projetos LIFE a decorrer na Estónia e conhecer em primeira mão o contributo dos mesmos em termos de serviços para as populações.


Mais informação sobre as jornadas e apresentações podem ser encontradas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário