quarta-feira, 24 de maio de 2017

O futuro da conservação das aves de Portugal e do resto da Europa

No passado dia 23 de maio, 16 especialistas, incluindo representantes da SPEA, estiveram em Bruxelas juntamente com a Comissão Europeia a definir os últimos pormenores dos futuros Planos de Ação (SAP) para a conservação das espécies de aves ameaçadas na Europa. A primeira versão dos planos de ação para as 16 espécies de aves alvo do projeto LIFE EuroSAP, já se encontra disponível através da plataforma SAP Tracking Tool. Das várias espécies, há a destacar o painho-de-monteiro, a rola-brava e o abutre-preto, sendo aquelas que ocorrem em Portugal.

Os SAP compilam informação acerca do estado, ecologia e ameaças que afetam determinada espécie de ave, e são usados pela Comissão Europeia para implementar as ações necessárias para melhorar o seu estatuto de conservação na Europa. Os SAP incluem ainda os procedimentos necessários para uma coordenação efetiva da Comissão Europeia com todas as entidades envolvidas na conservação das espécies a nível internacional, incluindo os estados-membros, as convenções internacionais e as organizações não-governamentais.

Ao longo dos últimos anos esta revisão tornou-se urgente, uma vez existem espécies que apesar de já beneficiarem de SAP antigos, têm visto o seu estado de conservação deteriorar-se, por outro, novas espécies têm surgido, principalmente devido ao aprofundamento do conhecimento acerca de algumas subespécies que as permitiu elevar ao estatuto de espécie. É neste último grupo que se encaixa o caso do painho-de-monteiro.

Dentro do EuroSAP, a SPEA é o parceiro responsável pela promoção da designação do SAP desta pequena ave marinha, que apenas pode ser vista no arquipélago dos Açores. Este processo teve início num projeto liderado pela SPEA entre 2014 e 2015 – Projeto Painho-de-monteiro (fase 1), financiado pela BirdLife International no âmbito do Programa Preventing Extinctions – culminando com a formação da “Monteiroi Task-force” já no âmbito do EuroSAP.

No decorrer desta última reunião, os parceiros do EuroSAP reviram o progresso do projeto, dando principal destaque aos processos de definição de cada um dos planos de ação e à partilha de experiências entre os diferentes grupos de trabalho. Já a comissão científica do projeto analisou os aspetos relacionados com a necessidade de criação de um grupo de trabalho que permita a cooperação entre os diferentes quadros legais internacionais que abrangem as espécies de aves que ocorrem na União Europeia, como por exemplos as Conveções de Bona e Berna e a Diretiva Aves.

 Foto: Iván Ramírez

A plataforma eletrónica SAP Tracking Tool  é a ferramenta online onde toda a documentação relativa aos processos SAP a decorrer está disponível. Todos os interessados estão convidados a consultar e a comentar a documentação, podendo ainda consultar diretamente os coordenadores responsáveis por cada uma das espécies. A SAP Tracking Tool é um passo crucial no futuro dos SAP ao nível Europeu e global.

Obrigado a todos os colegas que disponibilizaram o seu tempo e experiência, contribuindo para a conservação do painho-de-monteiro! Os nossos agradecimentos também à DG Ambiente por nos ter recebido nas suas instalações.




Sem comentários:

Enviar um comentário