quinta-feira, 13 de abril de 2017

III Atlas das Aves Nidificantes já começou nos Açores

A SPEA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, o Serviço do Parque Natural da Madeira e várias outras organizações que se juntaram ao projeto, vão avançar em 2017 com os trabalhos de campo do III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal, que começaram nos Açores no dia 1 de abril.

Este projeto surge da necessidade de fazer-se um novo levantamento completo da distribuição e abundância das aves reprodutoras em todo o território nacional .

A tarefa é grande e difícil, mas os ornitólogos portugueses têm dado provas de conseguir o que muitos consideram impossível. Um projeto desta envergadura necessita da participação de todos os observadores de aves, profissionais e amadores, nomeadamente nas visitas sistemáticas às quadrículas, e todos estão convidados a participar!




Inscrições
As inscrições para participar como voluntário, nomeadamente nas visitas sistemáticas às quadrículas, já estão abertas. Para participar, agradecemos contacte diretamente o Responsável Regional (Rúben Coelho), ruben.coelho@spea.pt ou 914212449. Depois da inscrição será contactado para atribuição de quadrículas e envio de informação mais detalhada.

Metodologia de campo
A metodologia será baseada na apresentação dos dados em quadrículas de 10 km x 10 km e no registo das observações em tétradas de 2 km x 2 km, estando prevista a recolha de registos pontuais de nidificação (não sistemáticos), registos sistemáticos às quadrículas e, para muitas espécies serão efetuados censos dirigidos. 

Nos Açores

Nos Açores existem 18 quadriculas que ainda estão disponíveis. Se está interessado em participar e ficar responsável por uma destas quadriculas, por favor informe-nos do seu interesse.

A sua participação é muito importante! Ajude-nos também a divulgar esta iniciativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário