quinta-feira, 30 de março de 2017

Voluntários plantam cerca de 700 plantas na Mata dos Bispos

No passado dia 18 de março, a SPEA organizou mais uma atividade no âmbito do Programa de Atividades para a População em Geral do Centro Ambiental do Priolo (CAP). Neste caso foi organizada uma ação de voluntariado para plantação de espécies nativas e endémicas da Floresta Laurissilva dos Açores, que teve lugar na Mata dos Bispos, na Povoação, uma das áreas de intervenção do Projeto Life+ Terras do Priolo.
 
 
A plantação nas Terras do Priolo contou com o apoio da Campanha Bosques dos Sonhos, promovida pela "Plantar Uma Árvore - Associação e Terra dos Sonhos", que como objetivo apoiar a plantação de espécies autóctones, em 8 áreas protegidas nacionais e a realização de sonhos de crianças diagnosticados com doença crónica e jovens e idosos institucionalizados.
 
Esta atividade contou com a participação de alunos do Centro Pedagógico da EBS Povoação e do Lions Clube da Divisão 11, presentes na ilha de São Miguel (LC de Nordeste, LC da Maia-Açores e LC de Rabo de Peixe). Esta atividade teve como principal objetivo sensibilizar os participantes para a importância da conservação da Floresta Laurissilva dos Açores e do Priolo.
 
 
Os 31 participantes tiveram a oportunidade de conhecer esta área de intervenção e os trabalhos desenvolvidos naquele local, tendo seguidamente iniciado a plantação com plantas cedidas pelos Viveiros de Produção de plantas nativas e endémicas do projeto Life+ Terras do Priolo.
 
No total foram plantadas cerca de 700 plantas de diversas espécies nativas e endémicas como o louro (Laurus azorica), sanguinho (Frangula azorica), folhado (Viburnum treleasei), urze (Erica azorica), azevinho (Ilex azorica), patalugo (Leontondon sp.), sargasso (Luzula purpureosplendens), queiró (Calluna vulgaris), entre outras. Na parte final da atividade foi feita uma explicação dos trabalhos e técnicas de engenharia natural aplicados na recuperação de taludes desenvolvidos nesta área da Mata dos Bispos.
 
A SPEA agradece a todos os participantes o apoio e interesse demonstrados e esperamos contar com a vossa presença nas diversas atividades que se irão realizar ao longo do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário