quinta-feira, 16 de março de 2017

Equipa do Terras do Priolo encontra espigo-de-cedro

Os técnicos do LIFE+ Terras do Priolo têm contado desde o início do projecto com o auxílio incomparável de vários estagiários. Estes, por sua vez, beneficiam de uma formação nos valores naturais dos Açores cada vez que acompanham a equipa técnica. Numa das saídas de campo para monitorização da recuperação da vegetação pós-controlo de espécies exóticas, foi-lhes dada a conhecer uma espécie peculiar: o Espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum).

Espigo-de-cedro (Arceuthobium azoricum)
Foto: Ricardo Ceia
 
O Espigo-de-cedro é uma planta endémica dos Açores e um parasita aéreo de uma outra espécie endémica da região, o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).  Esta relação entre parasita e hospedeiro comprova a evolução conjunta destas duas espécies na região mas, dado que o Cedro-do-mato é uma espécie “vulnerável à extinção” segundo a Lista Vermelha para as Espécies Ameaçadas da IUCN, a dependência exclusiva deste hospedeiro representa uma ameaça para as populações de Espigo-de-cedro.

Embora a ocorrência da espécie na Serra da Tronqueira seja conhecida entre a nossa equipa, a espécie é rara em São Miguel.  Regressados ao escritório, os elementos da saída de campo verificaram mesmo que, em algumas páginas de divulgação na internet, a distribuição desta planta nos Açores não incluía a ilha de São Miguel. Este é, por isso, um dos motivos para descobrir a enorme riqueza ecológica da Serra da Tronqueira e apoiar os esforços diários da SPEA no controlo da invasão por espécies exóticas!

Sem comentários:

Enviar um comentário