quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Conhecendo as Turfeiras

Aproveitando a comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a SPEA realizou este sábado, 04 de fevereiro, uma visita interpretativa a um dos habitats húmidos prioritários dos Açores - As Turfeiras.

As turfeiras que se encontram no Planalto dos Graminhais, para além de um habitat prioritário com uma grande biodiversidade, são ainda fundamentais para a manutenção do ciclo natural da água, absorvendo uma grande quantidade de água que é posteriormente armazenada em reservatórios naturais subterrâneos, ficando através das nascentes disponível para consumo humano.

O grupo de 7 participantes ficou assim a saber mais sobre este habitat, ameaças que enfrenta e viu alguns dos resultados dos trabalhos de recuperação realizados pela SPEA no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Foram ainda percorridos alguns dos 75 hectares desta área recuperada utilizando os passadiços instalados no inicio do trilho Graminhais- Pico da Vara, estruturas essenciais para o conforto dos que utilizam este trilho mas também para a própria preservação do musgão que se pode encontrar em abundância nestas áreas.

A SPEA agradece a todos os participantes e esperamos contar com a vossa presença nas várias atividades que se irão realizar ao longo do ano.  

Receba toda a informação na nossa newsletter, http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/




Sem comentários:

Enviar um comentário