quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Novo espaço de visitação nos Viveiros do LIFE+ Terras do Priolo

Na quinta dos Serviços Agrários de Santo António de Nordestinho, no Nordeste, local onde se encontram os viveiro de produção de plantas nativas dos Açores do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, foi criado um novo espaço para a divulgação e visitação de plantas nativas dos Açores.



Este espaço foi criado com o intuito de apoiar o viveiro de produção de plantas, em termos de recolha de sementes de plantas nativas de árvores e arbustos que se adaptam a zonas mais baixas, como por exemplo o Pau-branco, a ginja-do-mato, a urze, a faias, entre outras, assim como de plantas herbáceas nativas, como o sargassso, a malfurada, o patalugo e o bracel-da rocha. Assim, ao mantermos as estas estruturas no mesmo local, torna-se mais fácil manter as mondas e as limpezas que são necessárias para o sucesso na produção destas espécies. 


Para além desta plantação, foi ainda construido um labirinto de plantas nativas, neste caso com a Faia-da-terra. Com este labirinto pretende-se que os mais jovens consigam identificar as plantas nativas, ao mesmo tempo que procuram a saída desde difícil labirinto. 

A construção deste espaço decorreu em dezembro de 2016 e início de janeiro de 2017 e espera-se que no verão o labirinto comece a ter altura suficiente para se efectuar esta atividade.


Para o futuro, o intuito é que este modelo de labirintos com plantas nativas sejam replicados de forma a divulgar as plantas nativas dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário