quinta-feira, 13 de outubro de 2016

SOS Cagarro - Como proceder quando encontrar um cagarro

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais desenvolve anualmente a Campanha SOS Cagarro visando alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores. Esta campanha, em que a SPEA também colabora, decorre entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico.

Durante esta saída dos ninhos é comum encontrarmos cagarros caídos dentro das povoações e até mesmo em estradas iluminadas. O que fazer quando encontramos um destes amigos de penas?



Primeiro passo:

Deverá assegurar-se de quem tem uma caixa de cartão onde colocar a ave e um cobertor ou um casaco que possa utilizar para pegar na ave (assim evita bicadas);

Segundo passo:

Com cautela aproxime-se do cagarro com o cobertor nas mãos e coloque-o sobre o animal, agarre-o bem, não deixando espaço para a ave se mexer e tentar dar-lhe uma bicada;

Terceiro passo:

Coloque o cagarro dentro da caixa, assegurando que tem alguns buracos para que possa respirar, e feche a caixa.


Depois de o ter em segurança pode soltá-lo ao amanhecer junto ao mar ou se preferir pode deixá-lo na esquadra da PSP mais próxima de si.

Este é um procedimento simples e protege uma ave característica dos Açores facilmente identificada pelo som que produz, animando as noites açorianas. Já sabe que ao salvar um cagarro está a contribuir para preservar esta espécie.

Saiba mais em http://www.azores.gov.pt/Gra/dram-soscagarro/




Sem comentários:

Enviar um comentário