quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Tartaruga dá à costa no Corvo: efeitos do lixo marinho?

No passado dia 18 de agosto deu à costa na praia do Corvo uma tartaruga boba Caretta caretta morta. Uma vez que uma equipa do DOP (Departamento de Oceanografia e Pescas) se encontrava na ilha para estudar a fauna e flora marinhas do litoral costeiro, foi realizada a necrópsia da tartaruga no sentido de determinar as causas de morte. Assim junta-mo-nos a eles para mais uma acção de sensibilização ambiental da população.


Fotos: Frederico Cardigos

Ao observar o estômago da tartaruga foram observados pedaços de plástico, e ainda que a causa da morte não possa ser determinada com certeza, o plástico pode ter sido um factor determinante. Todos os anos morrem por asfixia ou ingestão de fragmentos de plástico mais de um milhão de animais marinhos, desde mamíferos marinhos, tartarugas, aves marinhas, peixes e até o zooplâncton devido às micro-partículas.


Fotos: Frederico Cardigos

O lixo marinho, e em particular o plástico é hoje em dia uma das maiores ameaças para o meio marinho. Sabe-se que cerca de 80 % do plástico encontrado no mar tem origem terrestre. Este é levado por enxurradas para o mar ou despejado directamente nos rios ou no mar, percorrendo milhares de quilómetros até formar as ilhas de lixo devido à confluência das correntes oceânicas, neste momento existem 5 ilhas de lixo no planeta, muitas delas do tamanho de países.

Esta foi mais uma forma de rever conhecimentos já apreendidos nas aulas de educação ambiental e observar na prática todo o impacto que estamos a causar no meio marinho.

Fica ainda um Obrigado ao DOP pela disponibilidade e aos 12 participantes na actividade. Esperemos que tenham agora a vontade para mudar comportamentos e que contribuam para a diminuição do lixo no mar e efeito deste nos organismos marinhos.


1 comentário:

  1. ...é muito triste ver uma criatura pre-histórica como esta ter o fim ke teve..sensibiliza-nos...vamos também olhar as vaquinhas ke se criam aos magotes para serem abatidas e servir de repasto a muito barrigudo... e imaginar o sofrimento desses animais inteligentes e meigos ke não mereciam tal fim.....por outro lado leio no artigo..ke 80% do plástico encontrado no mar tem origem terrestre...então e os outros 20% são extra-terrestre não ???

    ResponderEliminar