segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Reunião na Graciosa marca o arranque de uma nova Era para a conservação das espécies de aves a nível Europeu

Na passada quinta e sexta-feira estiveram reunidos diversos especialistas com o objetivo de iniciar o processo de definição do Plano de Ação Europeu para a conservação do painho-de-monteiro. Esta reunião, promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), marca o início de uma nova Era para a conservação das espécies de aves a nível Europeu.

Em 2015 a Comissão Europeia apostou na BirdLife International para liderar um projeto que definisse as linhas orientadoras para os futuros Planos de Ação de Espécies da Europa. Foi assim que surgiu o Life EuroSAP, um projeto que junta 10 países, 16 espécies-alvo e 13 parceiros. Em Portugal, o projeto conta com a representação da SPEA, que é responsável por liderar o Plano de Ação do painho-de-monteiro. O EuroSAP conta com o co-financiamento do Progama LIFE+ da Comissão Europeia, do Secretariado do Acordo para a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias Afro-Euroasiáticas (AEWA) e da Fundação MAVA.


 No dia 8, uma visita rápida ao ilhéu da Praia, onde se encontra uma das principais colónias de painho-de-monteiro, marcou o início da sessão de planeamento do Plano de Ação Europeu para a conservação daquela que é a única ave marinha endémica dos Açores. Posteriormente, o grupo de trabalho, baptizado em 2014 como “Monteiroi task-force”, reuniu-se na biblioteca municipal de Santa Cruz da Graciosa para discutir aquele que será o futuro do painho-de-monteiro. Foram identificadas as principais ameaças a que a espécie se encontra sujeita atualmente e definidas as ações que são necessárias tomar para responder para garantir a prosperidade da espécie. Foram discutidos não só os aspetos relacionados com a sua biologia e conservação como também encaradas as oportunidades que o painho-de-monteiro pode trazer para a região, principalmente ao nível do turismo da natureza. Por exemplo, a observação de aves é uma atividade cada vez mais procurada por turistas quer estrangeiros como mesmo já nacionais, e para um país e região que encaram o sector do turismo como prioritário para o seu desenvolvimento económico, é de fato extremamente importante explorar de uma forma equilibrada os valores naturais existentes.



 Na reunião estiveram presentes os representantes de várias entidades públicas e privadas, nomeadamente o Parque Natural da Ilha Graciosa, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores/MARE, MARE da Universidade de Coimbra, a Direção Regional de Ambiente, a Direção Regional dos Assuntos do Mar, Direção Regional do Turismo e Transportes, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o Turismo dos Açores e a SPEA.

Pode ainda assistir à reportagem emitida na RTP Açores:

Paínho-de-monteiro é espécie alvo do Projeto Life EuroSAP




Sem comentários:

Enviar um comentário