segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nidificação confirmada na Reserva Biológica do Corvo


Depois dos sinais de prospecção, este ano foi o ano da confirmação! Pela primeira vez temos um casal de Cagarros Calonectris borealis a nidificar na Reserva Biológica do Corvo (RBC) protegida pela primeira vedação antipredadores da Europa.

Ninho de Cagarro na RBC
Foto: T.Pipa

Desde 2010 a área de 3.5ha tem vindo a ser intervencionada e além dos 150 ninhos artificiais aí colocados para as várias espécies de aves marinhas nidificantes nos Açores foram ainda plantadas quase 9000 plantas nativas, em particular, urze Erica azorica, bracel Festuca petraea e vidália Azorina vidallii que tem vindo a ocupar o seu espaço e a recuperar o habitat numa zona que antes era local de entulho. Hoje, a Reserva continua a ser alvo da plantação de espécies nativas, de monitorização dos ninhos artificiais, assim como, de saídas de educação ambiental com vista à sensibilização dos mais jovens e da população em geral para a conservação de aves marinhas. E este ano, após os sinais de prospecção (excrementos e sinais de escavação), há um adulto e um ovo num ninho natural. Agora resta-nos esperar que a nidificação tenha sucesso e no fim de Outubro o juvenil abandone o ninho.

Cagarro em incubação na RBC
Foto: TPipa

Para finalizar, fica um grande Obrigado para todos os que fizeram parte do Projecto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" e do Plano de Acção Pós-Projecto que é financiado pelo Governo Regional e tem como parceiros a Câmara Municipal do Corvo e o Parque Natural de ilha. Este é apenas um pequeno passo para tornar a Reserva Biológica do Corvo numa colónia de aves marinhas livre de predadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário