sexta-feira, 27 de maio de 2016

As Terras do Priolo avaliam resultados e preparam estratégia para os próximos 5 anos

No próximo dia 30 de Maio irá ter lugar no Cine-Teatro Vale Formoso, a partir das 15h, o I Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) das Terras do Priolo. Este Fórum pretende avaliar os resultados atingidos durante os primeiros cinco anos da aplicação do Plano de Ação da CETS e preparar a estratégia para os próximos cinco anos.

A Carta Europeia de Turismo é um projeto liderado pela Direção Regional do Ambiente e que conta com a parceria da Direção Regional de Turismo, Direção Regional dos Recursos Florestais, Câmara Municipal de Nordeste, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Associação para o Desenvolvimento e a Promoção Rural (ASDEPR), o Geoparque Açores e o Observatório Microbiano.

As Terras do Priolo, concelhos de Nordeste e Povoação na ilha de São Miguel, detêm o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) desde 2012 e têm vindo a aplicar o Plano de Ação para o Turismo Sustentável nas Terras do Priolo durante estes últimos 5 anos (2012-2016) com 38 ações implementadas e mais 13 em desenvolvimento, relacionadas com diferentes âmbitos do desenvolvimento turístico sustentável.


Alguns dos resultados mais relevantes da Carta Europeia de Turismo Sustentável estão relacionados com a colaboração e coordenação entre entidades, tendo mantido em funcionamento uma Equipa Técnica com representantes de todas as entidades parceiras, e realizado fóruns anuais para dar conta a todos os interessados do andamento da implementação do Plano. Também tem permitido melhorar a informação turística disponível sobre o território, com a criação de um guia turístico, um website, que já recebeu mais de 75.000 visitas, e um mapa do território com sugestões de visitação, assim como a edição mensal de uma agenda em formato digital.


Associadas a este projeto, e da iniciativa de diferentes parceiros do mesmo, têm-se desenvolvido ações de conservação da natureza e do património cultural; a promoção de novas atividades para visitantes no território ligadas aos valores naturais e culturais do mesmo, a criação de roteiros turísticos, a proposta de ações de melhoria da visitação quer do ponto de vista da acessibilidade, quer da qualidade da visita.

Em simultâneo com a Carta Europeia de Turismo Sustentável foi também criada a Marca Priolo, que permite aos empresários ligados ao turismo associar-se em prol do turismo sustentável promovendo ações da sua responsabilidade. Atualmente, esta Carta conta com 35 empresas aderentes e mais 17 candidatas. As novas empresas aderentes à Carta também assinaram o seu compromisso neste Fórum.

Sem comentários:

Enviar um comentário