quinta-feira, 28 de abril de 2016

Trabalho da SPEA Açores divulgado no Congresso Ibérico de Ornitologia

Decorreu de 23 a 25 de abril o IX Congresso de Ornitologia da SPEA e VI Congresso Ibérico de Ornitologia em Vila Real.
A SPEA-Açores, representada pela Azucena de la Cruz, Ruben Coelho e Joaquim Teodósio, aproveitou este evento para apresentar os mais recentes dados de população do Priolo e o III Atlas do Priolo que decorre este ano. Esta apresentação serviu para angariar mais alguns voluntários para esta iniciativa onde irão ajudar a contar todos os Priolos do Mundo e que irá decorrer entre 28 de Junho e 2 de Julho ( http://centropriolo.spea.pt/pt/atlas-do-priolo/introducao/).
Durante o congresso, a SPEA Açores participou também no workshop sobre “Economia e Biodiversidade” salientando o impacto que projetos de conservação podem ter na comunidade em que se inserem e o trabalho realizado para promover o turismo sustentável nas Terras do Priolo através da Carta Europeia de Turismo Sustentável. Este workshop permitiu discutir diferentes perspetivas da ligação que existe entre economia e biodiversidade e ressaltar a importância do capital natural para uma economia verdadeiramente sustentável. Estes resultados servem inclusive para melhorar a comunicação sobre os projetos de conservação e otimizar os benefícios que estes projetos podem fornecer as comunidades humanas em que se inserem.

Apresentaram-se ainda, em formato póster, duas iniciativas de Citizen Science desenvolvidas nos Açores: os censos de Milhafres, que já contam com dez anos de dados e o Mapa de avistamentos de Priolo do Centro Ambiental do Priolo, que envolve cada ano mais visitantes da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme na identificação e registo de avistamentos desta ave. Foi também apresentado um outro póster sobre o Priolo e a Monitorização da ocorrência invernal de Fernstripping.

1 comentário: