terça-feira, 12 de abril de 2016

Festival da Primavera na Quinta do Priolo

No passado dia 8 de abril, a SPEA através da equipa do Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se à Quinta do Priolo em Ponta Delgada, para participar no Festival da Primavera. Este festival com organização da Quinta do Priolo, juntou várias entidades que contribuíram para animar os dias 8 e 9 de abril com diversas atividades para os mais pequenos.
Exemplos de algumas atividades lúdicas destinadas aos mais pequenos
A SPEA esteve presente com a atividade " Descoberta da Laurissilva" e algumas plantas da Exposição " Uma Floresta, Um Futuro" com o objetivo principal dar a conhecer o Priolo e seu habitat, a Floresta Laurissilva dos Açores,aos mais pequenos que foram os protagonistas do festival.
Falando sobre a Laurissilva dos Açores e o Priolo aos mais pequenos

Na parte da manhã participaram 6 turmas de diferentes escolas da ilha, desde o ensino básico até ao 1ª ciclo. Com a ajuda de umas silhuetas de algumas das espécies de plantas endémicas e nativas da Floresta Laurissilva como o cedro-do-mato, a urze, a ginja-do-mato, o tamujo, o patalugo e o sanguinho, realizaram-se diferentes jogos nesta pequena floresta onde as crianças puderam aprender mais sobre o Priolo, o que come e qual é o seu habitat. Falaram-se ainda de algumas das principais ameaças que esta ave enfrenta, nomeadamente a introdução e expansão das plantas exóticas invasoras.

Na parte da tarde, participaram 5 grupos de intituições de ocupação tempo livre, entre eles várias pessoas da Associação de Surdos de São Miguel (ASISM) que desfrutaram da atividade com a ajuda do seu intérprete de linguagem gestual. 

No total, foram mais de 150 crianças aquelas que descobriram um pouco mais sobre o priolo, uma ave que só pode ser observada nas Terras do Priolo ( concelhos do Nordeste e Povoação) e que já começa a ser um símbolo de sucesso numa história de conservação que já começou há mais de 10 anos atrás.

A equipa do CAP agradece o convite da Quinta do Priolo, e a todas as entidades, professores e alunos que estiveram presentes nesta atividade.

Até Breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário