segunda-feira, 7 de março de 2016

Trilho Interpretativo pelas Terras do Priolo

No passado fim-de-semana, no dia 5 de março, realizou-se mais uma atividade do Programa de Atividades para a população em geral da SPEA nos Açores. Este "Trilho Interpretativo de Mata dos Bispos" decorreu na parte da manhã de sábado perto da Vila da Povoação, São Miguel.


Numa manhã já a lembrar a primavera, os 11 participantes foram presenteados com um sol radiante e puderam disfrutar ao máximo da visita guiada realizada pela técnica da SPEA Lourdes Penhil. Durante o percurso, a importância desta área de intervenção e as técnicas de engenharia natural ai aplicadas bem como a Laurissilva dos Açores foram vários dos aspetos focados.


Durante a atividade, os participantes aprenderam a identificar diferentes espécies de árvores e plantas endémicas e nativas da Floresta Laurissilva e também algumas das ameaças nomeadamente as espécies de plantas exóticas invasoras. E foram presenteadas com a presença de um priolo que vocalizou e se deixou observar pelos participantes. Adicionalmente, viram também algumas outras espécies de aves integrantes da avifauna dos Açores foram avistadas e o único mamífero endémico dos Açores, o Morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum) que pode também ser observado com frequência durante o dia nos Açores.

Na parte final do transepto, foram observadas com detalhe as várias técnicas de engenharia natural aplicadas para a beneficiação de numa área onde o terreno é muito inclinado para evitar derrocadas e estabilizar a área. A utilização da engenharia natural em áreas naturais é uma opção mais econômica e tem menos impacto no meio ambiente que a engenharia tradicional. Tendo nesta área sido aplicadas várias técnicas desde a hidrosementeira em taludes, muros e grelhas vivas e mesmo a utilização de estacaria para a estabilização de taludes.

A SPEA agradece a todos os participantes e até à próxima atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário