quinta-feira, 31 de março de 2016

Encontrado feto-frisado na Serra da Tronqueira

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, a equipa da SPEA realizou a primeira visita às parcelas que foram instaladas no âmbito da ação D4 do projeto LIFE+ Terras do Priolo. Esta ação D4 tem como objetivo quantificar o fluxo de sedimentos provocados pela erosão hídrica ao longo do projeto, uma vez que se efectuarão trabalhos de recuperação de Floresta de Laurissilva em margens de linhas de água. Durante esta primeira monitorização foram encontradas várias manchas de dimensão considerável do feto-frisado (Trichomanes speciosum).


A importância deste achado deves-se ao facto de até o momento não existir qualquer registo geográfico desta espécie na zona este da ilha de São Miguel, concretamente na Serra da Tronqueira. 

A confirmação desta espécie foi realizada por técnicos do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, com o apoio do Prof. Rui Elias da Universidade dos Açores. O Trichomanes speciosum ou feto-frisado, é uma espécie protegida pela Convenção de Berma e Diretiva Habitats. Trata-se de uma espécie nativa,cuja área de distribuição em Portugal é muito restrita, ocorrendo nas regiões biogeográficas atlânticas e macaraonésicas. 


Como é uma mancha continua e bem distribuída pela área decidiu-se recolher alguns exemplares (cerca de 50) e serem transplantados para o viveiro do projeto. Assim é mais uma espécie a ser divulgada e no futuro a ser produzida em viveiro.


Para mais informação, consultar o portal da Base de Dados da Biodiversidade dos Açores AQUI
Ver estatuto de conservação (IUCN) AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário