quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SPEA visita Centro de Capacitación Agraria

No passado mês de dezembro, a equipa da SPEA visitou as instalações do “Centro de Capacitación Agraria” em Villaviciosa de Odón na Espanha para participar nas Jornadas de “Recuperación y Conservación de fauna” juntamente com o“Grupo de Rehabilitación de Fauna Autóctona (GREFA) e a “Fundación para la Investigación en Etología y Diversidad” (FIEB). 

O evento teve uma forte adesão por parte dos alunos da escola e comunidade local, contando com cerca de 150 participantes. De entre os temas apresentados pela equipa da SPEA, destacamos a vulnerabilidade da fauna em meios insulares devido à perda e/ou degradação do habitat natural, e as ações de recuperação que a SPEA está a desenvolver em São Miguel, concretamente na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. O controlo de plantas invasoras em floresta e a estabilização de taludes ou áreas com elevado declive utilizando as técnicas de engenharia natural despertaram grande interesse entre os participantes.
Apresentação da SPEA nas Jornadas.
No segundo dia das jornadas, realizou-se uma visita guiada com técnicos do “Ministerio de Agricultura, Alimentacion y Medio ambiente” da Espanha, responsáveis pelo projeto de restauro hidrologico-florestal do rio Cofio. Este consistiu na demolição da barragem próxima da vila de Robledo de Chavela na região de Madrid e posteriormente da estabilização do leito e das suas margens. 

Na visita ao terreno, deste que é até o momento o maior projeto de demolição de uma barragem na Europa, observaram-se os restos dos enrocamentos nas margens, já integrados na paisagem, o reperfilamento das margens em bancadas, a sua estabilização utilizando muros vivos de vegetação e entrançados, e a construção no leito da rio de dissipadores de energia em blocos de pedra.
Vista panorâmica do rio Cofio e as estruturas de engenharia natural. 
Este evento veio acrescentar mais uma colaboração entre a escola de Villaviciosa de Odon e a SPEA que desde o ano 2013 tem vindo a ocorrer ao abrigo do programa de mobilidade e formação Erasmus +, cujo principal objetivo é a formação pratica dos seus alunos, sendo a SPEA uma das entidades recetoras para os alunos realizarem o seu estagio prático.

Este ano, a SPEA irá receber 4 alunos desta entidade que irão ser integrados nas ações de campo do projeto LIFE+ Terras do Priolo que esta decorrer no concelhos do Nordeste e Povoação na ilha de São Miguel e irão colaborar nas ações do projeto Pos-LIFE Ilhas Santuário na Ilha do Corvo. s

Esperamos que estas colaborações continuem no futuro como ferramenta importante no intercâmbio de conhecimento e experiências, nomeadamente na área da recuperação de habitats.

Sem comentários:

Enviar um comentário