terça-feira, 24 de novembro de 2015

Comemorando a SPEA e a Floresta

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) comemorou ontem, 23 de novembro, o seu 22º aniversário junto dos mais pequenos. Para celebrar esta data, o Centro Ambiental do Priolo (CAP) e o projeto LIFE+ Terras do Priolo, realizaram uma ação de plantação na Mata/Jardim José do Canto nas Furnas, que também pretendeu relembrar o Dia da Floresta Autóctone.


Esta atividade resultou de uma parceria entre o projeto ECO Escola da EBS da Povoação e com o apoio da Mata/Jardim José do Canto, e da Agência Melo e com a colaboração de duas turmas do 7º ano da EBI/JI das Furnas. No total, estiveram presentes 32 crianças acompanhas por 4 professores.

O dia começou cedo, sendo que de manhã os alunos puderam conhecer melhor aquele espaço e algumas das espécies de plantas lá existentes. Foi-lhes também transmitido diferentes conceitos, entre os quais: Floresta Autóctone, Floresta Laurissilva, espécies endémicas, nativas e exóticas.


Depois de uma pausa para almoço, às 14h deu-se inicio à plantação, em duas áreas da Mata/Jardim de espécies endémicas e nativas da Floresta Laurissilva dos Açores, entre as quais o Louro, o Pau-branco, a Faia-da-terra, o bracel e o patalugo. Esta área foi ainda identificada com uma placa identificativa como Jardim de Endémicas, e estará a indicando esta zona para todos os visitantes da Mata / Jardim do Canto no futuro.


Os alunos presentearam a Mata/Jardim José do Canto, na pessoa da Srª. Margarida Rodrigues, com algumas placas com o nome das espécies plantadas naquele dia e uma casa para pássaros que construíram no âmbito da disciplina de EVT.  Para além de cantarem o parabéns à SPEA, ofereceram uma cartolina assinada por todos eles a congratular por mais este aniversário.



Durante toda esta semana, irão decorrer atividades com diversas escolas e população local, com o intuito de comemorar o 22º aniversário da SPEA e o Dia da Floresta Autóctone.

No dia 24 de Novembro, a equipa da SPEA, com a colaboração do Centro Pedagógico da EBS Povoação, promoveu um voluntariado cujo objetivo foi a plantação de espécies nativas na Mata dos Bispos, uma das principais áreas de recuperação do projeto LIFE+Terras do Priolo, inserida na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme.


A atividade contou com um total de 19 participantes e plantaram-se cerca de 400 plantas, numa manhã, de espécies como o Azevinho (Ilex azorica), o Sanguinho (Frangula azorica), Ginga do Mato (Prunus azorica), Louro (Laurus azorica), Pau-branco (Picconia azorica),  Folhado (Viburnum trilasei) e Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum).


A SPEA agradece os votos de parabéns e o interesse demonstrado pelas instituições associadas a estas iniciativas, assim como os professores e alunos que nela participaram. Para o ano há mais!


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Limpeza Atlântica III no Corvo: está na hora de mudar mentalidades e vontades


No passado Domingo realizamos a terceira Limpeza Atlântica do ano, com a ajuda dos lobitos do agrupamento de escuteiros do Corvo, a colaboração de voluntários, da Câmara Municipal do Corvo, nomeadamente o presidente e o Parque Natural de ilha. Em cerca de uma hora limpamos plásticos, vidros e metais da praia, o local escolhido já que tínhamos os voluntários mais pequenos. No total foram doze os que contribuíram para a recolha de 200L de material não biodegradável da praia do Corvo, infelizmente os microplásticos, cada vez mais, não são fáceis de recolher, serão também alvo, pelo menos em parte da próxima limpeza. A recolha fica agora a cargo da Câmara Municipal.





Mais uma vez agradecemos a colaboração aos que contribuem para um ambiente mais limpo na mais pequena. Esperemos que os que colaboram sejam um exemplo para os que até agora não se juntaram a nós, está na hora de mudar mentalidades e vontades para que todos tenhamos um ambiente melhor. 



segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SOS Cagarro 2015: no Corvo foi assim!


A Campanha SOS Cagarro é coordenada pelo Governo dos Açores e realiza-se no período de 15 de Outubro a 15 de Novembro. O Corvo foi uma das primeiras a tomar a iniciativa para minimizar o impacto da poluição luminosa nos juvenis de cagarro Calonectris borealis no ano de 1991 e em 1995 com o começo da campanha, colaborando no salvamento dos juvenis acidentados. Salvamentos que ganharam expressão com o projecto LIFE "Ilhas Santuário para as aves marinhas" que se iniciou em 2009, nomeadameente com o programa de educação ambiental que potenciou a colaboração de novos voluntários, em particular os mais jovens que como é hábito desde essa altura se juntam a nós e ao Parque Natural de ilha para realizar as habituais brigadas de salvamento dos juvenis de cagarro.




Mais uma vez, os adolescentes e crianças corvinos estão de parabéns, assim como, a restante população contribuindo para o salvamento de 285 (3350 na região) juvenis de cagarros desde o dia 17 de Outubro até ao dia 15 de Novembro, com patrulhas organizadas de cerca de 15-20 voluntários que diariamente salvaram cagarros e fizeram amigos. Desses 274 foram anilhados e os seus dados biométricos registados (asa, tarso, cabeça, bico e altura do bico). 



De frisar a importante minimização do impacto da poluição em áreas críticas, com a não ligação da iluminação pública por parte das entidades competentes (Câmara Municipal do Corvo, EDA, Portos dos Açores), assim como, a cobertura pelo segundo ano consecutivo da ETAR com a colaboração do Parque Natural e também de uma zona de escoamento que já havia sido identificada como perigosa, resultando na diminuição dos acidentados nestas zonas e inclusive não se registando nenhuma casualidade. No final foram apenas identificadas 8 mortes, 6 dessas na rebentação na praia, devido ao mau tempo, 1 por predação nas hortas e 1 por hipotermia. Ainda no decorrer da campanha foi ainda salvo e libertado um painho-de-cauda-forcada Hydrobates leuchorous que se perdeu com o mau tempo.



Mais uma vez a colaboração de todos e em particular dos voluntários contribuiu para salvar juvenis de cagarros, aos quais deixo mais uma vez um Muito Obrigado!


Até para o ano, em Fevereiro ouviremos de novo os adultos nas noites açorianas para mais uma "Lua-de-mel" e quem sabe se tudo correr bem dentro de 6-7 anos os juvenis salvos terão também a sua oportunidade.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Resgatados mais de 80 cagarros no Nordeste e na Povoação

Desde o início da Campanha SOS Cagarro, dinamizada pelo Governo Regional dos Açores, já foram salvos na Povoação e no Nordeste mais de 80 cagarros. Esta campanha tem contado com a participação da SPEA, da equipa do Farol do Arnel (no Nordeste) e da PSP nos dois concelhos, assim como de jovens locais, no resgate dos cagarros juvenis caídos em estradas e dentro das Vilas. 


Esta campanha decorre desde 2006 e desenvolve-se através de brigadas noturnas para recolha de cagarros que podem cair nas zonas urbanas do arquipélago dos Açores.

Em plena campanha do SOS Cagarro, os jovens da Povoação têm contribuído ativamente para ajudar os pequenos cagarros que têm sido resgatados nas ruas da vila da Povoação. Até ao momento já foram resgatados cerca de 40 cagarros na Povoação, com a ajuda da PSP, que foram libertados em atividades de sensibilização coordenadas com a Escola EBS da Povoação, EB/JI do Faial da Terra e também com o Agrupamento de Escuteiros da Povoação.


Também no Nordeste têm decorrido brigadas para recolha de cagarros, com a ajuda do Agrupamento de Escuteiros da Pedreira. Também os faroleiros do Farol do Arnel têm sido essenciais na recolha das jovens aves que acabam por cair no farol. Ao todo, já foram recolhidos mais de 40 juvenis que são libertados na zona da Boca da Ribeira, Nordeste, pelos técnicos da SPEA.





Um pouco por todo o arquipélago decorrem iniciativas e brigadas para o salvamento dos cagarros que durante esta altura estão a abandonar os ninhos e a iniciarem a sua primeira viagem em direção ao Atlantico Sul. É neste contexto que cerca de 80 voluntários participaram em Vila Franca do Campo, no dia 30 de outubro, nas brigadas noturnas da Campanha SOS Cagarro, tendo salvado mais de duas dezenas de cagarros juvenis que se encontravam em perigo.


Os cagarros encontrados foram recolhidos e anilhados por um técnico credenciado da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e posteriormente foram libertados em alto mar com a colaboração da Futurismo.

Este ano salve um cagarro, faça um amigo! Os cagarros agradecem!

Projectos LIFE nos Açores apresentados em Bruxelas

A SPEA esteve esta semana em Bruxelas para apresentar os projetos LIFE implementados nos Açores, coordenados pela SPEA,  num workshop que decorreu no Parlamento Europeu sobre o futuro do Programa LIFE. 

O workshop intitulado "LIFE-How to use €3,45 Billion for Environment and Climate Protection?" foi
organizado pela Policy Department A Economic & Scientific Policy for the Committee on the Environment, Public Health and Food Safety (ENVI), em cooperação com o LIFE Working Group. 


Este workshop teve como objetivo abordar o anterior e o novo período de financiamento do LIFE (2014-2020) tendo, para além de apresentações sobre este importante instrumento europeu, também exemplos de projectos apresentados pela SPEA (LIFE Ilhas Santuário para as Aves MArinhas e Conservação do Priolo, ambos nos Açores) e pelo European Centre for River Restoration (LIFE Restore).

No final foram várias as ideias retidas pelos participantes no sentido de aumentar a eficácia do programa e conseguir repetir da melhor forma os bons resultados obtidos nos projectos apresentados.

Saiba mais AQUI

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ScubaCorvo: da superfície ao fundo

Novembro foi mês de nos "aventurarmos" com o ScubaCorvo da superfície ao fundo do oceano. Do Jardim de Infância "Planeta Azul", aos 1º, 2º ciclo e ensino secundário da EBSMS todos tiveram a oportunidade de conhecer os habitats e algumas espécies da zona fótica, afótica, zona abissal e zona hadal. 


Ao passar pelas diferentes zonas foram descobrindo as adaptações que alguns organismos possuem para sobreviver em lugares inóspitos do fundo do mar, como o caso, da bioluminescência, a capacidade que os organismos que habitam as zonas do mar sem luz tem para emitir luz fria que é visível por outros organismos, através de células denominadas de fotóforos.


Depois da "viagem" foram desafiados a inserir alguns desses organismos nas várias camadas do oceano, exemplos, do cachalote Physeter macrocephalus, do cagarro Calonectris borealis, do atum rabilo Thunnus thynnus, da veja Sparisoma cretense, do cherne Polyprion americanus, do peixe-espada-preto Aphanopus carbo, do caranguejo-da-fundura Chaceon affinis, peixe víbora Chaliodus sloani e peixe-lanterna Myctophum puntactum.






segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lua inicia a grande aventura rumo a sul


A cria de cagarro Calonectris borealis mais famosa do mundo já partiu para a sua grande aventura rumo a sul. Desde o dia dois de junho ainda um ovo e cinquenta e um dias depois, já cria. 




A Lua assim denominada por um dos mais de 10 000 seguidores que acompanharam regularmente a Lua-de-mel no Corvo nos 102 dias em que a Lua se encontrou no ninho, onde desde dia 17 já estava a aquecer as asas e ganhar coragem para a sua grande aventura que começou quando todos festejavam o halloween. 



Esta é a terceira cria de cagarro seguida em directo e assim como às anteriores fazemos votos de que daqui a 6-7 anos a voltemos a encontrar para desempenhar o papel de progenitor.



Resta-nos agora esperar e agradecer a todos os que contribuíram para mais um final feliz seja pelo entusiasmo com que acompanharam todos os momentos da Lua e também aos parceiros que continuam a colaborar para o sucesso do projecto.