quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Workshop debate invasoras na ZPE Pico da Vara

No âmbito do projeto LIFE Terras do Priolo, o Parque Natural de São Miguel/Direção Regional do Ambiente em colaboração com a SPEA organizou um workshop técnico dedicado à problemática das plantas invasoras na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme. Este workshop decorreu no Centro Cultural de Santo António, no Nordeste, no dia 15 de outubro.


O evento reuniu algumas dezenas de técnicos de diversas entidades com ação neste território e permitiu abordar vários aspectos desta problemática e trocar experiências entre as diversas entidades participantes, no sentido de preparar uma estratégia integrada para lidar com este problema a nível da prevenção, deteção precoce e gestão/controlo.



Viveiros do Projeto abrem as portas ao público

A SPEA, através do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, em conjunto com os Serviços Agrários de São Miguel estão a promover dias abertos para a visitação dos viveiros de produção de plantas nativas do projeto e a quinta circundante, situado em Santo António de Nordestinho, no Nordeste.


 Estes Open Days realizam-se todas as 6ª feiras, expeto feriados, das 10h as 12h30 e das 14h as 16h.

O intuito desta iniciativa é que o espaço da quinta se torne visitável, tanto a parte da produção agrária como o espaço do viveiro de produção de plantas nativas. A visita ao espaço pode ser feita de duas maneiras, as pessoas podem visitar os espaço da quinta sem explicação de um técnico, tornando a visita mais geral, ou podem ter um acompanhamento mais personalizado com um técnico, o que tornará a visita mais completa.


Não é necessário marcação prévia para visitar os viveiros e a quinta, a não ser que pretendam visitar num dia que não seja o Open Day.

A SPEA e os Serviços Agrários de Santo António de Nordestinho esperam por si. Visite-nos!

Veja a reportagem do Açores Hoje sobre os viveiros AQUI

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Resultados da BirdRace Azores 2015 já disponíveis

Os resultados da II edição da BirdRace Azores 2015 já estão disponíveis no website Aves dos Açores. Este ano teve uma grande adesão e inclusivamente novas equipas a participar.

Foi uma corrida disputada até à última espécie, com dificuldades acrescidas para o júri encontrar os vencedores, tendo de ir a desempate através do maior número de espécies não nidificantes observadas.

A equipa "Purple Bird Loonies" da Terceira empatou com a equipa "Murina" de São Miguel, com 49 espécies observadas, tendo a primeira equipa vencido por ter conseguido na sua lista mais 2 espécies de migradores não nidificantes do que a equipa "Murina".

A organização quer ainda felicitar as equipas da ilha do Faial, com um aumento para mais do dobro de espécies observadas relativamente ao ano passado. Esta é uma agradável surpresa que nos mostra que temos cada vez melhores e mais empenhados observadores nesta ilha.  A equipa de São Jorge também conseguiu aumentar o seu número de espécies relativamente ao ano passado. Igualmente ficamos felizes de ter visto novas equipas a surgir para a Graciosa (e em força), Corvo e Santa Maria.


Em 2015, participaram na BirdRace Azores 11 equipas, totalizando 22 participantes que avistaram 77 espécies de aves nos Açores.

Agradecemos a todos a participação e relembramos a importância do seu papel na obtenção de cada vez mais registos de observações de aves nos Açores.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SOS Cagarro 2015: sensibilização


No dia 15 de Outubro iniciou-se a Campanha SOS Cagarro 2015 que decorre até dia 15 de Novembro. E como uma das vertentes da mesma é a educação ambiental o Parque Natural da ilha do Corvo com o qual colaboramos realizou acções de sensibilização com a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. Uma vez que os alunos no Corvo são na sua maioria os voluntários que contribuem para o salvamento dos juvenis de Cagarro Calonectris borealis na ilha do Corvo, as actividades consistiram em duas saídas de campo, com uma visita ao Cagarro mais famoso do mundo, a Lua (acompanhar em cagarro.spea.pt) por parte do 2º ciclo.



E aos ninhos artificiais da Reserva Biológica do Corvo (no caso do 3º ciclo e do ensino secundário), nos quais se encontram as crias transpostas, com o intuito de que daqui a 6-7 anos possam regressar para nidificar na reserva. 


Foto: Parque Natural da Ilha do Corvo

Não se esqueçam, "Salvem um Cagarro. Façam um Amigo!".

Colaboração com a EBSMS no PIT


Este ano a SPEA está a colaborar com a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira na implementação do plano individual de trabalho (PIT) relativo ao aluno Diogo Lima. As actividades ocorrem duas vezes por semana e consistem no apoio a várias das acções do plano de acção pós-projecto LIFE "Ilhas Santuário para as aves marinhas", nomeadamente, na produção de plantas nativas para recuperação das áreas de intervenção, Reserva Biológica do Corvo, Reserva Biológica de Altitude e de outras áreas que careçam de intervenção na recuperação de habitat, manutenção do estufim e produção de hortícolas para fins educacionais, apoio na manutenção da Reserva Biológica do Corvo e inclusive apoio em outras acções de conservação que se enquadrem no plano de acção ou na preservação do património natural da ilha do Corvo.




Vegetariano no Mar


A primeira aula de educação ambiental do ano teve como tema as algas marinhas e as suas aplicações. O 2º ciclo e o ensino secundário da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira conheceram os 3 grandes grupos de algas, verdes, castanhas e vermelhas e ainda as suas aplicações, desde a alimentação, à extracção de espessantes e emulsionantes (ficocolóides), saúde, biofertilizantes e biocombustíveis.


Além da teoria, os alunos puderam ver a aplicação do agar, uma ficocolóide extraído de algumas algas vermelhas para fazer gelatina vegetariana, no caso dos Açores, a Pterocladiella capillacea. Uma oportunidade para alguns dos alunos conhecerem a importância das algas e de aprenderem a trabalhar pela primeira vez com alguns dos utensílios do laboratório, nomeadamente os alunos de 2º ciclo.







Guiness dos Oceanos


Estamos de volta com mais acções de educação ambiental na mais pequena. No mês de Outubro e para comemorar o dia Mundial do Animal os alunos do jardim de infância "Planeta Azul" e os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Mouzinho da Silveira ficaram a conhecer o "Guiness dos Oceanos". A actividade consistiu numa componente teórico-prática na qual os alunos conheceram alguns dos gigantes dos oceanos e aprenderam algumas das suas características e curiosidades que os tornam especiais. Desde o maior animal, a baleia azul Balaneoptera musculus, ao maior peixe, tubarão-baleia Rhicodon typus, ao maior polvo, polvo-gigante do Pacífico, Enteroctopus dofleini à maior tartaruga marinha, tartaruga-de-couro Dermochelys coriacea, entre outros, estes são apenas alguns dos exemplos do "guiness dos oceanos" que os pequenos corvinos ficaram a conhecer melhor.


Após a teoria os conhecimentos adquiridos foram testados através de adivinhas e mímicas da responsabilidade dos alunos.



  

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Limpeza Terrestre e Subaquática do Ilhéu de Vila Franca do Campo

A SPEA, no passado dia 10 de Outubro, juntou-se a uma ação de limpeza terrestre e aquática do ilhéu de Vila Franca do Campo promovida pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo. Neste evento participaram cerca de 70 pessoas com o apoio de diferentes entidades, destacando a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a empresa de mergulho Azoressub e os escuteiros marítimos desta localidade. 


A SPEA participou, promovendo saídas às áreas do projeto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" com o intuito de dar a conhecer os trabalhos de conservação que aí se desenvolvem. 

Com esta deslocação aproveitou-se para efetuar alguns trabalhos de monitorização dos ninhos de cagarro. Embora o primeiro voo dos cagarros se avizinhe, bem como a campanha "SOS Cagarro", a monitorização permite-nos ajudar a determinar o sucesso reprodutor. 


Com o fim da época reprodutora de cagarros, inicia-se a época reprodutora de Roque-de-castro (Hydrobates castro). Embora ainda não tenhamos confirmado a nidificação desta espécie no ilhéu, estes já são audíveis nas primeiras horas da noite e iniciamos os primeiros censo dirigidos a esta espécie para o Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.










Escolas Básica de Vila Franca do Campo visitam Ilha Santuário para as Aves Marinhas

Nos dias 6 e 7 de Outubro, cerca de 67 alunos e professores do 3º Ciclo da Escola Básica de Vila Franca do Campo visitaram o Ilhéu de Vila Franca do Campo, ilha santuário para as Aves Marinhas. 

Os alunos tiveram a oportunidade de ver  as aves marinhas do seu ilhéu e conhecer os principais aspectos da vida do cagarro.



Para além disso tiveram a oportunidade, e porque a época está prestes a começar, de saber quais os procedimentos de resgate de Cagarro juvenis -  Campanha SOS Cagarro. 

Neste evento estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, técnicos do Centro Ambiental do Priolo, o vigilante de Natureza do Parque Natural da Ilha de São Miguel com o apoio do Clube Naval de Vila Franca do Campo.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

LIFE Terras do Priolo com visitas internacionais

O Projecto LIFE+ Terras do Priolo recebeu nos últimos dias dois visitantes internacionais muito especiais. Hadoram Shirihai é um ornitólogo e escritor israelita, responsável pela descoberta ou re-descoberta de muitas espécies nomeadamente de aves marinhas. É autor de diversos livros e guias de avifauna e vida selvagem bem como diversos artigos em revistas cientificas e de divulgação.
Hans Jornvall é sueco e, para além de um entusiasta e experiente ornitólogo, é também investigador e professor catedrático de bioquimica, tendo sido durante vários anos presidente do Comité do Nobel para a Medicina.



Tendo desde à alguns anos o desejo de vir até São Miguel para observar o Priolo e conhecer melhor o trabalho de conservação realizado, foi na passada semana que finalmente conseguiram viajar até Terras do Priolo. Durante a visita poderam ficar a conhecer melhor as diversas ações desenvolvidas na última década na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, nomeadamente a nível da monitorização do priolo e da recuperação do habitat. Visitaram também o Centro Ambiental do Priolo e várias das áreas de intervenção dos projectos que têm sido realizados. Numa das manhãs foram brindados com um excelente avistamento de alguns priolos, adultos e juvenis, que fizeram as delícias dos dois visitantes e foram o ponto alto da sua estadia.



Da parte da equipa da SPEA foi um prazer conhecer e receber estes dois ilustres visitantes que agora são mais dois amigos do priolo e grandes fãs das Terras do Priolo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Escuteiros da Pedreira acampam no CAP

Nos dias 2 a 4 de outubro o Agrupamento 1300 da Pedreira, Nordeste, esteve a acampar no Centro Ambiental do Priolo (CAP).



Durante o fim-de-semana quem visitou o CAP deparou com as 4 tendas montadas onde cerca de 30 escuteiros e os seus chefes acamparam. Durante os vários dias foram desenvolvidas diversas atividades na área envolvente que fizeram as delícias dos participantes.

Apesar do mau tempo que se fez sentir, inclusive chuva torrencial, o espírito escuta esteve sempre presente e a animação foi mais do que muita.

Este grupo de escuteiros tem colaborado em diversas atividades organizadas pela SPEA, sendo já grandes fãs do Priolo. O Centro Ambiental espera que a estadia tenha sido do agrado de todos os escuteiros e agradece todo o apoio que este agrupamento tem dado nas diversas atividades desenvolvidas em conjunto.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Biodiversidade em festa na Cancela do Cinzeiro

Decorreu nos dias 26 e 27, o Fim de Semana da Biodiversidade/PrioloFest na Cancela do Cinzeiro, no Nordeste. Este evento promoveu diversas atividades relacionadas com o Priolo e a Natureza mas também com a cultura e tradições das Terras do Priolo. 




Foram várias dezenas de pessoas que ao longo do fim de semana visitaram a Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, onde se localiza o Centro Ambiental do Priolo, e  que participaram nas muitas atividades propostas. Desde voluntariados para recuperação de derrocadas e plantação de plantas nativas, a passeios para observação do priolo e a floresta nativa dos Açores, ou a descoberta dos cantos das aves, foram muitas as ocasiões para desfrutar dos importantes valores naturais daquela área. No sábado, decorreu ainda uma tarde desportiva com futebol, vólei e ténis de mesa, e, no domingo, uma tarde infantil com muita animação para os mais pequenos.


Na tarde de domingo, os mais pequenos realizaram algumas atividades como é o caso da atividade "Insetos à Solta" pela equipa do Expolab e ainda houve tempo para alguma diversão e pinturas faciais.






No entanto, também a cultura e tradições das Terras do Priolo estiveram presentes, quer no mercadinho de produtos locais, quer nos workshops que trouxeram a viola da terra e o folclore até à Serra da Tronqueira. Infelizmente devido às condições climatéricas foi impossível de realizar a atividade de parapente mas isso não impediu que os inscritos colaborassem noutras atividades.



Para o convívio nos dois dias foram dados a provar ao almoço sabores tradicionais preparados no local e que foram do agrado de todos os que experimentaram. Durante os dois dias quem visitou o CAP pode deixar a sua "marca" no mural colectivo que foi sendo pintado por todos. Também foi possível apreciar a exposição fotográfica de Carlos Ribeiro "Um olhar sobre as Aves nos Açores", cedida pelo Expolab.



O FDS da Biodiversidade/ PrioloFest foi um evento realizado no âmbito do projecto LIFE+ Terras do Priolo, promovido pela SPEA, Serviços Florestais do Nordeste e Câmara Municipal do Nordeste e que contou ainda com a imprescindível colaboração da Canal FM na divulgação. Contou ainda com o apoio do agrupamento de escuteiros nº 1300 da Pedreira, nº 766 da Povoação, do Clube Asas de São Miguel, do Expolab, do Clube desportivo de St António Nordestinho, as Juntas de Freguesia da Achadinha e de Santo António de Nordestinho, do grupo de Folclore de São Jorge, dos tocadores José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, entre muitos outros que possibilitaram que esta festa fosse mais uma grande celebração da Natureza, Culturas e Tradições das Terras do Priolo.


O nosso muito obrigado a todos!

Dia Mundial do Mar no Ilhéu de Vila Franca do Campo

No âmbito da celebração do Dia Mundial do Mar, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, visitou no passado dia 24 de Setembro o Ilhéu de Vila Franca do Campo, onde continuam a decorrer os trabalhos pós-projecto do LIFE+ Ilhas Santuário para as Aves Marinhas.

A visita, realizada numa parceria da SPEA, Direção Regional dos Assuntos do Mar, Clube Naval de Vila Franca do Campo e Parque Natural de ilha de São Miguel, contou com a presença de vários alunos da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo tendo como também como objetivo a sensibilização para necessidade de proteger os ecossistemas marinhos.

O ilhéu de Vila Franca do Campo é considerado um santuário para as aves marinhas, das quais se destacam os cagarros e os garajaus. Durante a visita foi possível acompanhar alguns dos trabalhos em curso, nomeadamente a manutenção das áreas através da remoção de invasoras (canas) e a monitorização de um ninho de cagarro. Trabalhos que decorrem anualmente numa colaboração da SPEA, CNVF, DRAM e PNISM.



FOTOS: GaCS

Bird Race Açores 2015 decorre no Fim de semana Europeu de Observação de Aves

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e o  site Aves dos Açores organizam a 3 e 4 de outubro a “Bird Race Açores 2015”, com o objetivo de promover a observação de aves nos Açores, uma atividade em crescimento e que permite um maior contacto com a Natureza que nos rodeia. Este evento procura ainda aumentar os registos de aves observadas nos Açores e o conhecimento e valorização da avifauna da Região e os seus habitats.



Decorrerá em todo o arquipélago dos Açores, no próximo sábado e domingo, estando integrado no evento à escala europeia: o Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves/Eurobirdwatch promovido pela BirdLife International). Nos Açores decorrerá 5 atividades inseridas neste evento. Sendo elas 2Dias Ram - Contagem de Aves Marinhas", dia 3 em São Miguel e Corvo; "Vem descobrir a avifauna dos Açores", dia 3 no Faial; "Desvendando o Milhafre", adiada para dia 10 em S. Jorge  e a "BirdRace Azores", dia 3 e 4 em todo o Arquipélago dos Açores.

A Bird Race Açores realiza-se pelo segundo ano consecutivo e pretende mobilizar dezenas de voluntários, a quem compete a recolha de dados sobre os avistamentos das aves.O objetivo de que cada participante ou grupo é conseguir observar o máximo de espécies de aves possível na ilha em que se encontre.


Todos os interessados em participar devem inscrever-se através do site do Centro Ambiental do Priolo (http://centropriolo.spea.pt/pt/inscricao-nas-atividades/). Esta inscrição deve ser realizada até às 23h00 do dia 2 de outubro. E todos os participantes devem ler atentamente o regulamento.


Este ano, a Bird Race Açores conta com o apoio da Antena 1 Açores e com o patrocínio da AtlanticoLine. O prémio para a equipa vencedora será um voucher (no máximo 3 e coincidindo com o número de participantes da equipa) para uma viagem de ida e volta para uma das ilhas dos Açores, à escolha dos vencedores, oferecida pela AtlanticoLine e válida para 2016.


Para mais informações consulte o regulamento em https://avesdosazores.files.wordpress.com/2015/09/regulamento-bird-race-azores-20152.pdf ou contate uma das identidades responsáveis. 

A cria da Lua-de-mel no Corvo já tem nome


Os seguidores da Lua-de-mel no Corvo já escolheram o nome da cria de cagarro Calonectris borealis mais famosa do mundo. Três foram as opções escolhidas para ir a votos, Pipoca, Corvina e Lua e no final foi Lua quem ganhou! A sugestão foi feita pela Sandra Pimentel, ilha do Corvo que por essa razão ganhou um Guia das Aves Comuns de Portugal.


Resta-nos agora acompanhar o último mês da Lua até abandonar o ninho e aventurar-se para águas brasileiras!


Obrigada a Todos os que colaboraram na escolha do nome e que seguem o crescimento da mais emblemática ave marinha dos Açores!