quinta-feira, 30 de julho de 2015

Plantas Endémicas são alvo de tese de mestrado no Corvo

Durante o mês de Julho e Agosto o Corvo recebe a estudante de Mestrado em Planeamento Ambiental na Universidade Técnica de Munique, Julie Weissmann. A Julie está no Corvo para realizar a sua tese de mestrado no Grupo de Investigação em Biodiversidade das Plantas sob a orientação do Prof. Dr. Hanno Schaefer. A tese incide em algumas das plantas endémicas no Corvo nomeadamente na Myosotis azorica, Euphrasia azorica, Azorina vidalii e Solidago azorica  e pretende identificar as principais ameaças destas plantas e contribuir para a sua conservação. 

Foto: Julie a explicar o seu trabalho a um dos jovens do OTLJ

Para isso ela está a mapear as plantas com especial atenção ao seu sucesso reprodutor e a potenciais ameaças, como deslizamentos nas falésias, espécies invasoras ou a herbivoria de cabras e vacas. A Julie foca-se principalmente em observar e fotografar os polinizadores destas plantas, uma vez que para proteger as plantas é necessário conhecer e proteger o seu habitat e as relações tróficas nas quais estas estão inseridas. 

   Foto: Mysotis azorica by Julie Weissmann

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Cria da Lua-de-mel no Corvo recebe visita de Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia

Nos dias 23 e 24 decorreu a visita estatuária do Governo Regional à ilha do Corvo. Duas das áreas de intervenção do projecto foram alvo da visita do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, o Doutor Fausto Brito e Abreu que pela primeira vez visitou o estufim e teve ainda a oportunidade de visitar a cria de Cagarro Calonectris borealis com apenas dois dias de vida da "Lua-de-mel no Corvo", ao qual se juntou o Secretário Regional da Saúde, Dr. Luís Mendes Cabral e o Secretário Regional da Educação e Cultura, o Doutor Avelino de Freitas de Meneses que pela primeira vez viram uma cria de Cagarro de perto, e logo, a cria mais famosa do Mundo.




A produção de plantas nativas do plano de acção do pós-projecto, com cerca de 3500 plantas nativas para recuperar o habitat das áreas de intervenção do projecto, Reserva Biológica do Corvo e Reserva Biológica de Altitude, e particularmente as 6 plantas de Myosotis azorica que ainda se encontram no estufim e que serão transplantadas para ambiente natural posteriormente. Aqui o Secretário conheceu os trabalhos com as nativas mas também a produção de hortícolas (lucros revertem para actividades de educação ambiental), e inclusive conversar com um dos jovens a colaborar connosco através do programa OTLJ.









segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cagarros do Corvo estão mais protegidos: zona crítica eliminada


Os Cagarros Calonectris borealis do Corvo estão mais protegidos. Uma zona crítica já identificada em anos anteriores foi finalmente coberta por uma rede que impede a queda dos espécimes.



 Este ano já havia sido um problema para cerca de uma dezena de Cagarros que aí ficaram presos e que posteriormente tiveram que ser resgatados por nós, pelo Parque Natural e pelas Obras Públicas Esperamos com esta acção que nos próximos anos esta zona não seja mais um problema para os Cagarros adultos que aí ficam presos. 




Sala do Conhecimento

No dia 13 os alunos do Programa de Educação Ambiental foram postos à prova na Sala do Conhecimento, antes do tão ansiado quiz ambiental, os alunos do ensino secundário Francisca Sousa e Rui Pimentel mostraram desenvoltura numa apresentação pública sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano.


Chegada a hora do concurso as 3 equipas em competição mostraram ter adquirido bem os conhecimento apreendidos durante o ano lectivo. 


Fotos: Miguel Cesar

A animação foi geral,  mas no fim a vitória sorriu à equipa 2, com o João, Ana Rita, Maria Inês, Matilde e Clarinha a levarem para casa um guia de aves marinhas. 



Mas mais importante do que a vitória foi a forma divertida como todos mostraram os seus conhecimentos, desde as plantas endémicas, às aves marinhas, nada escapou a estes pequenos que até receberam a ajuda do público presente e do "Cagarro" sempre preparados para dar respostas correctas.




Fotos: Miguel Cesar

Fica uma palavra de agradecimento aos 48 presentes que animaram a noite e que mostraram que Aprender é Divertido!


Fotos: Miguel Cesar

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Informação turística para as Terras do Priolo disponível para visitantes

O projeto LIFE+ Terras do Priolo passa a disponibilizar um novo folheto turístico destinado a divulgar e promover a visitação das Terras do Priolo, que compreendem os concelhos do Nordeste e Povoação e incluem a área protegida da Serra da Tronqueira e Pico da Vara, único lugar no mundo onde o priolo pode ser encontrado e umas das áreas de maior biodiversidade do Parque Natural de Ilha de São Miguel.

Este folheto apresenta informação, em português e inglês, sobre o imenso valor natural, paisagístico, cultural e histórico destas áreas protegidas e dos concelhos onde estão inseridas. Inclui um mapa do território, uma listagem de alguns dos muitos motivos de visita (desde áreas naturais e de recreio, a centros de interpretação e divulgação, património e miradouros) e informação sobre recursos online onde se pode encontrar informação sobre o território, o priolo e o seu habitat e o projeto de conservação que atualmente decorre.


O folheto está disponível para todos os que visitem a Feira do Turismo do Nordeste, que decorre de 15 a 22 de Julho na Vila de Nordeste, bem como será disponibilizado muito brevemente nos postos de turismo da ilha, empresas aderentes à Marca Priolo e outros locais relevantes. Também poderá ser descarregado online através das páginas do LIFE+ Terras do Priolo (http://life-terrasdopriolo.spea.pt/) ou da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo (http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-cets/).


A criação deste folheto, no âmbito do projecto LIFE+ Terras do Priolo, é uma das ações que integra o Plano de Ação da Carta Europeia de Turismo Sustentável, galardão europeu que foi atribuído pela federação EUROPARC a este território em 2012 reconhecendo o esforço desenvolvido para a promoção de um turismo de natureza sustentável e de qualidade. Este folheto, resume e complementa o Guia das Terras do Priolo lançado em 2012.

O projecto LIFE+ Terras do Priolo  resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE+ da Comunidade Europeia.

Este projeto trabalha para a conservação efetiva de toda a população mundial de priolo (Pyrrhula murina). Contribui para a conservação do sítio da Rede Natura 2000 “ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme”, inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, através da implementação de medidas de gestão e recuperação da Laurissilva, monitorização da biodiversidade, promoção e gestão do uso público, sensibilização das populações e visitantes, promovendo a sustentabilidade a longo prazo. 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cinema Ambiental ao Ar Livre está de volta ao Corvo

No passado dia 14 o Cinema Ambiental ao Ar Livre animou a noite corvina onde a "passarada" provocou as gargalhadas dos 38 presentes que assistiram ao filme BigYear.


 Uma comédia que "retrata" um pouco de uma realidade conhecida pelos corvinos quando cerca de 50 twitchers se deslocam ao Corvo em Outubro para observar raridades americanas que se perdem com as tempestades. Foi pena a chuva que impediu a emissão do filme sob as estrelas, no entanto, uma das tendas montadas no jardim serviu de sala improvisada.


 No dia 28 vamos ter nova sessão com o filme Food em cartaz. Obrigada a Todos!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Mais uma viagem do Corvo ao Brasil

No passado dia 3 de Julho foi encontrado pelo Sr. João Artur G de Abreu na Praia do Coqueiro, Baía, Brasil mais um Cagarro Calonectris borealis anilhado no Corvo, no dia 6 de Novembro de 2013, durante a Campanha SOS Cagarro. Foram 5764 os quilómetros percorridos e mais de 600 dias de vida. Infelizmente o jovem Cagarro L89338 foi encontrado sem vida.


Calonectris borealis


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Monitorizações no Anel da Princesa parte II


De volta ao Anel da Princesa para monitorizar a população nidificante de Cagarros Calonectris borealis. Nas duas noites de amostragem a equipa da SPEA anilhou 155 novos indivíduos e recapturou 116. 
Além dos trabalhos de anilhagem, a monitorização dos ninhos naturais foi terminada, com cerca de 400 ninhos a serem observados. Além destes foram ainda monitorizados os ninhos artificais, que pela primeira vez tem uma nidificação confirmada, com adulto e ovo no ninho, cinco anos após, os ninhos artificiais começam a dar resultados, este facto é um incentivo ainda maior para todas as acções desenvolvidas no ilhéu pelo projecto e plano After-LIFE no sentido de preservar o ilhéu e também as espécies que dele fazem parte.



Em busca do painho-de-monteiro pelo Grupo Ocidental


Durante as últimas semanas uma equipa da SPEA deslocou-se às ilhas das Flores e Corvo para continuar os trabalhos do Projecto LIFE EuroSAP, no que concerne ao painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi, com o intuito de confirmar as suspeitas de nidificação da espécie no grupo Ocidental.

Hydrobates monteiroi

Nas Flores, as áreas escolhidas foram os ilhéus da Alagoa, mais precisamente o Sentado e o Álvaro Rodrigues, áreas sugeridas pelo Carlos Toste e pelo DOP, na pessoa da Doutora Verónica Neves, com o primeiro a revelar-se promissor pelas vocalizações ouvidas e exemplares vistos a indicarem uma possível colónia. 




Foi ainda a oportunidade perfeita para a equipa se reunir de forma informal com os directores dos Parques Naturais das Flores e do Corvo, José Gabriel e Fernando Ferreira, respectivamente, assim como com o presidente da Câmara Municipal do Corvo, para dar a conhecer o projecto e todos os processos futuros, caso a nidificação da espécie se confirme, os quais se mostraram totalmente disponíveis para colaborar no que fosse possível.


Nas Flores houve ainda tempo para sensibilizar e dar a conhecer ao Agrupamento de Escuteiros o painho-de-monteiro, assim como, as restantes aves marinhas nidificantes nos Açores.


Já no Corvo, as condições atmosféricas adversas condicionaram mas não impossibilitaram os transectos de escutas nocturnas, nos quais se ouviram duas vocalizações dando bons indícios mas infelizmente insuficientes.


Fica ainda um agradecimento especial aos que contribuíram para o bom desempenho dos trabalhos, particularmente os Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores, também ao Vítor Silva pelo contacto, ao Carlos Toste pela ajuda e conselhos muito úteis, pois melhor do que ninguém conhece os ilhéus. E para terminar ao Pedro Domingos e Orlando Rosa pelas boleias nocturnas que permitiram os trabalhos no Corvo.


Este foi apenas o primeiro passo do projecto para quem sabe confirmar que o painho-de-monteiro é afinal endémico das Reservas da Biosfera dos Açores.  


domingo, 5 de julho de 2015

Educação Ambiental em Terras do Priolo

Decorreu na última semana no Nordeste, a formação para professores intitulada "Educação Ambiental em Terras do Priolo". Esta é uma ação de formação de 25h, acreditada fruto de uma parceria com o Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste e a SPEA.

Esta é a terceira vez que a equipa técnica do Centro Ambiental do Priolo realiza uma ação de formação desenhada com o objetivo de facultar melhor informação aos docentes sobre os recursos naturais dos Açores, a sua gestão e monitorização em  especial aqueles que se encontram nas Terras do Priolo. Esta irá preencher alguma lacunas e pretende dotar os participantes de ferramentas uteis para enriquecerem as suas aulas.


Foram 18 participantes no total , tendo esta edição, contado com alguns professores docentes em escolas fora da ilha de são Miguel, nomeadamente Flores e Santa Maria. Esta formação à semelhança das anteriores contou com uma parte teorica e uma prática que levou os formandos ao Centro Ambiental do Priolo, ao viveiro de produção de plantas do projeto Terras do Priolo e uma saída de campo à Serra da Tronqueira onde o grupo teve oportunidade de observar uma das aves mais ameaçadas da Europa, o priolo, no seu habitat Natural.



Esperamos que todos tenham gostado desta formação e encontramonos nas Terras do Priolo!