quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um ano de Dias RAM nos Açores

A 10 de maio de 2014 implementou-se a Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM) nos Açores, com dois pontos de observação, um na Ilha do Corvo, nos Moinhos, e outro no Farol do Arnel, no Nordeste em São Miguel.

A RAM é uma rede de monitorização de aves que se iniciou ao largo das costas Cantábricas e Galegas e atualmente foi alargada a toda a Península Ibérica, incluindo a costa continental portuguesa e os arquipélagos da Madeira e Açores.

Dias RAM - Moinhos do Corvo

Os Dias RAM são dias de observação de aves e mamíferos marinhos. Nestes dias os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa, preferencialmente no mesmo horário, para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número de indivíduos, direção de voo, idades, etc. Estes pontos são assegurados por observadores experientes mas é fundamental o apoio de voluntários. Um ano após o seu início, os dias RAM já mobilizaram 44 voluntários em São Miguel e 16 voluntários no Corvo.

Os Dias RAM contabilizaram em São Miguel até ao momento um total de 15.247 aves de 8 espécies diferentes(*), sendo que 14.600 foram cagarros (Calonetris borealis). No Corvo, foram registados até ao momento 18.375 aves de 13 espécies diferentes (**), com 142 estapagados Puffinus puffinus (nos Açores nidifica apenas no Corvo e nas Flores) e onde os cagarros foram predominantes com os números a atingirem as 16.435 observadas.

Dias RAM - Farol do Arnel, Nordeste

Queremos agradecer a todos os voluntários que colaboraram connosco. A participação nesta rede é livre e voluntária a todos os que tenham interesse e queiram aprender um pouco mais sobre as aves marinhas dos Açores. Um agradecimento também à Capitania do Porto de Ponta Delgada/Marinha pela autorização de utilização do espaço do Farol do Arnel no Nordeste, bem como à equipa de faroleiros.
Dias RAM - Moinhos do Corvo

As restantes datas em 2015 já estão definidas: 9 maio, 6 junho, 4 julho, 1 agosto, 5 setembro, 3 outubro, 7 novembro, 12 dezembro. Quem quiser participar pode enviar um email para centropriolo@spea.pt (São Miguel) ou tania.pipa@spea.pt (Corvo).

Saiba mais sobre os Dias RAM em Portugal aqui.


Farol do Arnel, Nordeste
                 
(*) Listagem de espécies observadas no Farol do Arnel, Nordeste
Calonectris diomedea
Larus marinus
Larus michahellis
Larus sp.
Morus bassanus
Stercorarius parasiticus
Stercorarius pomarinus
Stercorarius skua
Stercorarius sp.
Sterna hirundo

(**) Listagem de espécies observadas nos Moinhos, Corvo
Calonectris borealis
Puffinus puffinus
Puffinus iherminieri
Platalea leucorodia
Ardea cinerea
Egretta garzetta
Morus bassanus
Numenius phaeopus
Arenaria interpres
Larus hyperboreus
Larus melanocephalus
Larus michahellis
Sterna hirundo

Painho-de-monteiro: oportunidades e desafios

De 20 a 22 de Abril realizou-se na ilha Graciosa o Workshop “Painho-de-monteiro”: oportunidades e desafios". Este workshop é parte do Projecto Painho-de-monteiro (fase 1) inserido no programa "Preventing Extinctions" (PEP) da Birdlife International e foi a rampa de lançamento para o recém aprovado LIFE EuroSAP coordenado pela Birdlife Internacional, no qual a SPEA é a parceira portuguesa e onde serão preparados plano de ação para o painho-de-monteiro e outras espécies europeias com estatuto de proteção prioritário.

Esta foi a oportunidade perfeita para juntar as entidades envolvidas na conservação do Painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi e, além de fechar o projecto Painho-de-monteiro (fase I), dar início à elaboração do Plano de Acção para a espécie que será produzido no projecto LIFE EuroSAP. No workshop estiveram presentes o Parque Natural da Ilha Graciosa (PNIG), a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), a Universidade de Coimbra, Joël Bried (antigo colaborador do DOP e um especialista em aves marinhas), o Turismo dos Açores e a SPEA como entidade organizadora. No primeiro dia foi realizada uma visita, guiada pelo DOP e PNIG, ao ilhéu da Praia, principal colónia da espécie, com a realização da marcação de ninhos naturais e observação de alguns dos 150 ninhos artificiais instalados ao longo dos últimos anos neste local.


Foto: Joaquim Teodósio

Nos dias seguintes, o workshop decorreu com as apresentações de todas as entidades envolvidas sobre a importância da espécie e os trabalhos de conservação já desenvolvidos ao longo de mais de 20 anos, e que começaram com o falecido Doutor Luís Monteiro. Foram ainda apresentados os resultados do ano transacto e realizados no âmbito do PEP. O workshop serviu para avançar na revisão do draft-report do estado actual de conservação da espécie e que será o ponto de partida para o já referido Plano de Acção a realizar no âmbito do LIFE EuroSAP.


Foto: Joaquim Teodósio

O workshop foi ainda uma oportunidade para sensibilizar a população local, através de uma sessão pública que decorreu no dia 21, na qual estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre as quais 6 alunos do 8ºano da Escola Básica e Secundária da Graciosa que participaram no Concurso "Painho-de-monteiro: um símbolo para a ilha Graciosa". 

Foto: Joaquim Teodósio

Fotos: Joana Andrade

No total foram 50 os alunos participantes, destes, 12 foram seleccionados para expor os trabalhos durante a sessão pública e inclusive os 6 melhores foram convidados a apresentar para os presentes os seus trabalhos. Desafio corajosamente aceite pelos alunos tendo todos recebido uma lembrança por parte da organização e um pequeno prémio para os 3 melhores.



Fotos: Joana Andrade

De ressalvar o apoio do Parque Natural da ilha Graciosa, assim como da Câmara Municipal e claro das entidades envolvidas, DOP, Turismo dos Açores, Escola Básica e Secundária da Graciosa, em especial dos alunos que foram a voz do Painho-de-monteiro, a quem desde já agradecemos.


Fotos: Joana Andrade

Após estes dias de trabalhos, a equipa da SPEA deslocou-se ao ilhéu de Baixo (segunda colónia confirmada da espécie, para além do referido ilhéu da Praia) onde foram contruidos 51 ninhos artificiais para o Painho-de-monteiro. Foi também monitorizada a população reprodutora de Gaivota-de-patas-amarelas Larus michaellis atlantis tendo sido contabilizadas mais de 200 gaivotas e ninhos. Realizaram-se ainda escutas nocturnas, onde para além dos habituais cagarros, Calonectris borealis, painhos e frulhos Puffinus iherminieri ecoaram pela noite dentro.

Foto: Carlos Silva





Estes trabalhos no âmbito do PEP são agora a ponte para verificar a situação actual da espécie (estatuto de conservação desfavorável, ainda para mais quando a sua área de nidificação e distribuição é muito restrita, estando por esta razão muito susceptível às diversas ameaças) e contribuir futuramente para a elaboração do seu Plano de Acção, o objectivo principal do projecto LIFE EuroSAP durante os próximos 3 anos. Este projecto é fulcral para identificar ações e coordenar esforços que permitirão garantir a salvaguarda deste símbolo natural da ilha Graciosa, mas também dos Açores, com o apoio do DOP/Universidade dos Açores e do PN Graciosa.

Foto: Joana Andrade



segunda-feira, 27 de abril de 2015

LIFE+ Terras do Priolo recebe visita do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente

O projecto LIFE+ Terras do Priolo recebeu na passada 6ª feira a visita do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente. Foi possível percorrer algumas das áreas de intervenção deste projecto que decorre nos concelhos do Nordeste e Povoação (as Terras do Priolo). 

O Secretário Regional visitou, na companhia da equipa de projecto e diversos elementos das entidades envolvidas, algumas das ações que estão a ser desenvolvidas no âmbito deste LIFE+ que procura não só dar continuidade ao extenso trabalho desenvolvido na última década para recuperação do priolo e do seu habitat, mas também testar metodologias que permitam optimizar a gestão destas áreas naturais a médio/longo prazo, bem como a utilização das espécies de plantas dos Açores em ações em que normalmente podem não ser tidas em conta. 

Neste caso a visita iniciou-se por uma área onde estão a ser testadas diferentes metodologias de engenharia natural para estabilização de derrocadas e taludes incluindo hidrosementeira e plantação de espécies de altitude dos Açores, procurando assegurar a recuperação funcional e ecológica das áreas. Estas soluções poderão ser aplicadas futuramente, quer em áreas naturais de habitats protegidos reduzindo a sua degradação, quer em outras áreas mais humanizadas promovendo a recuperação dos locais e a utilização da vegetação natural dos Açores. 




Neste local, localizado numa área do Parque Natural de São Miguel (PNSM) no concelho da Povoação, foi possível observar a evolução dos trabalhos bem como uma explicação das diferentes metodologias em teste.

Ao longo da Serra da Tronqueira foi também possível ao Secretário conhecer em maior detalhe outras das intervenções em curso nas Terras do Priolo, quer ao nível da recuperação de habitat de laurissilva e sua articulação com o processo em curso de gestão e certificação do perímetro florestal que está a ser conduzido pela Direção Regional de Recursos Florestais (DRRF), quer ao nível da visitação do PNSM com o estudo do possível aproveitamento de parte da rede de trilhos de trabalho existente para promover mais alternativas de visitação desta área de elevado valor natural e paisagístico.


Em Santo António de Nordestino, foi visitado o viveiro do projecto para produção de plantas dos Açores que em conjunto com o viveiro dos Serviços Florestais do Nordeste vai produzir as plantas e sementes necessárias para recuperação das áreas que estão a ser (e vão ser) recuperadas pelo projecto. Este espaço, em fase final de instalação, está localizado na estação de Desenvolvimento Agrário de Santo António. O viveiro está dotado de uma estufa, uma estufa de sombra e uma área de canteiros para sementeira e para instalação de áreas que servirão de "pomares" de sementes que serão importantes para a recuperação das áreas mais degradadas pela invasão de espécies introduzidas como a conteira ou o incenso. Foi possível também a apresentação de algum do equipamento que está a ser utilizado no projecto no sentido de optimizar os trabalhos.



 A última etapa da visita decorreu no Planalto dos Graminhais na área de turfeiras recuperadas no âmbito do projecto LIFE+ Laurissilva Sustentável que decorreu de 2009 a 2013. Os trabalhos realizados tiveram como objectivo recuperar uma área de 80ha deste habitat protegido a nível europeu e essencial no ciclo hídrico onde atua como uma esponja que permite a recolha das chuvas e a sua infiltração lenta nos solos recarregando as nascentes. As intervenções realizadas procuraram reverter o processo de degradação e secagem das turfeiras, encerrando valas e caminhos antigos, abrandando a escorrência das águas em áreas de erosão elevada e removendo espécies de plantas invasoras. Atualmente, decorrem apenas trabalhos pontuais de manutenção da área por parte da SPEA e dos acessos ao planalto por parte da DRRF, existindo ainda trabalho potencial para acelerar a recuperação desta importante área protegida.


O projeto LIFE + Terras do Priolo resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE da Comunidade Europeia. É coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar mas tem vindo a envolver outras entidades para além destas, nomeadamente três das direções regionais desta secretaria (Ambiente, Recursos Florestais e Agricultura), a Câmara Municipal do Nordeste, a Direção Regional de Turismo e também recentemente a Direção Regional de Obras Públicas. 

Pretende contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da população do priolo e da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo.

A recuperação, monitorização e gestão da ZPE contribui para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita apenas a esta área protegida da ilha de São Miguel, nos Açores.

Link para a notícia da visita divulgada na Rádio Atlântida aqui


Várias sugestões de atividades para o mês de Maio

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) através do Centro Ambiental do Priolo propõe-lhe várias atividades para o mês de maio.

Entre as várias sugestões estão uma saída de observação de aves para comemorar o Dia Mundial das Espécies Migradoras, um voluntariado já habitual - Dias RAM e um pequeno percurso para detectar plantas invasoras na Lagoa do Fogo, uma das áreas da rede Natura 2000 em São Miguel.

                                     


Junte-se à SPEA e inscreva-se nas nossas atividades através de  http://centropriolo.spea.pt/pt/inscricao-nas-atividades//


Faça o download do Cartaz de Atividades de Maio aqui

SPEA apoiou as comemorações de São Jorge no Nordeste

Realizou-se nos últimos dias a comemoração do dia de São Jorge, patrono mundial do escutismo. Esta iniciativa é anual e este ano o Núcleo de São Miguel do Corpo de Escutas escolheu o Nordeste  para comemorar a data, organizando uma série de atividades entre os dias 24 a 26 de abril.

Neste evento estiveram presentes cerca de 1000 pessoas vindas de todas as partes da ilha de São Miguel e que ficaram baseadas no concelho do Nordeste.


O Centro Ambiental do Priolo apoiou esta iniciativa e juntou-se às diversas instituições que contribuíram para tornar estas comemorações memoráveis para estes jovens, entre as quais a Direcção Regional dos Recursos Florestais e a Câmara Municipal do Nordeste.

Foi no sábado de manhã que cerca de 300 escuteiros, realizaram jogos didáticos na reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro entre as quais a Descoberta das Aves no Centro Ambiental do Priolo. Entre os vários grupos que visitaram o centro, o grupo do priolo que fica aqui recordado por todos.




O nosso agradecimento ao Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas pelo convite e boas comemorações.

Alunos de Ponta Garça encontram o Priolo no Nordeste

Alguns alunos da Escola Básica Integrada de Ponta Garça visitaram ontem o Centro Ambiental do Priolo. Esta atividade integra-se no Programa Escolar do centro, no âmbito de uma das ações do projeto LIFE Terras do Priolo e permitiu que 6 alunos  de uma das turmas do programa Oportunidades  desta escola pudessem visitar o habitat do priolo e saber muito mais sobre esta ave tão especial.

A visita começou logo no início da manhã, com o visionamento de um pequeno documentário no Centro. Depois os alunos, participaram na atividade "Descoberta das Aves", onde descobriram algumas das espécies residentes dos Açores, inclusivamente sobre o Priolo que só pode ser encontrado nos concelhos da Povoação e Nordeste.
Primeira atividade do dia - Descoberta da Laurissilva. Foto Andreia Amaral

Os alunos foram ainda a uma pequena área de plantas endémicas e nativas  perto do Centro Ambiental do Priolo e na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. Neste pequeno percurso, o grupo teve oportunidade de observar algumas das plantas que se encontram na Floresta Laurissilva e foi surpreendido pela presença de alguns priolos que se alimentavam da flor do azevinho, uma das plantas endémicas dos Açores que faz parte da dieta do priolo nesta altura do ano.

Alunos na entrada do Jardim de Endémicas, perto do Centro Ambiental do Priolo. Foto Ana Mendonça
Um dos Priolos que cumprimentou o grupo de Ponta Garça. Foto Andreia Amaral


Após toda a emoção de ver priolos pela primeira vez, os alunos almoçaram e dirigiram - se a Santo António de Nordestino aos viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE Terras do Priolo. Aqui foi-lhes explicado o processo de produção de plantas nativas e endémicas dos Açores, e a sua importancia na recuperação da Floresta Laurissilva.
Visita aos viveiros de produção de plantas nativas do projeto LIFE Terras do Priolo. Foto Ana Mendonça



A equipa do CAP faz votos que esta turma tenha gostado da sua visita e agradece à Escola Básica e Integrada de Ponta Garça pelo seu interesse em realizar esta atividade.
Grupo que esteve nas Terras do Priolo. Foto Ana Mendonça

Saiba mais sobre o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo, visite o site educativo http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/ e acompanhe o nosso blogue http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/

SPEA promove curso Fauna e Flora da ZPE

Realizou-se no fim de semana de 18 e 19 de abril mais uma edição do Curso de Fauna e Flora da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no âmbito do projeto LIFE+ Terras do Priolo, destinado a todos os que exercem a sua atividade profissional na área do Turismo mas não só.

Este curso juntou 17 participantes que nas 16h deste curso aprenderam mais sobre a fauna, em especial as aves, e a flora que se pode encontrar nesta área e compôs-se de uma parte teórica que decorreu no Centro Cultural de Santo António Nordestino e uma parte prática que incluiu uma saída de campo no dia 19 de abril onde os conhecimentos adquiridos foram postos em prática.

O nosso muito obrigado a todos os que participaram e esperamos que todos tenham aprendido algo mais sobre alguns dos recursos naturais da ZPE Pico da Vara /Ribeira do Guilherme.

Saiba mais sobre as nossas atividades e formações, receba  a nossa newsletter http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/




quinta-feira, 23 de abril de 2015

CAP leva alunos de 6º ano a conhecer mais sobre o património natural dos Açores

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo levou a cabo hoje, 15 de abril, uma atividade intitulada "Património Natural das Terras do Priolo", no Parque Terra Nostra nas Furnas. Esta atividade teve a duração de uma manhã e contou com a participação do 6ºC da EBS Povoação, num total de 14 alunos e 2 professores.


Esta atividade consistiu numa deslocação desta turma ao Parque Terra Nostra nas Furnas, onde estes alunos tiveram a oportunidade de passear um pouco pelo Parque observando a diversidade de Flora existente no mesmo, mas acima de tudo visitar o seu Jardim de Endémicas onde podem ser observadas algumas espécies de endémicas e nativas da Laurissilva dos Açores.


Com esta atividade pretendia-se que os alunos não só aprendessem a identificar estas plantas importantes para a preservação da Floresta natural dos Açores, mas que pela observação direta consigam desenhá-las, numa iniciativa no âmbito da disciplina de EVT. No final, os alunos irão realizar um trabalho em Powerpoint com as fotos das plantas visualizadas, com descrições das mesmas e a importância que algumas têm na alimentação do Priolo. Foram também recolhidas folhas secas ao longo de todo o passeio com o intuito de ser construído um Herbanário.


O Centro Ambiental do Priolo agradece uma vez mais à EBS Povoação, aos professores e aos alunos o interesse demonstrado em trabalhar connosco. Até breve!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

SPEA organiza intercâmbio ECO ESCOLA entre 3 escolas de São Miguel

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, participou na organização em Ponta Delgada, no dia 10 de abril, de um intercâmbio entre os programas ECO ESCOLA  da Escola Básica e Secundária da Povoação, Escola Secundária das Laranjeiras e da Escola Secundária Domingos Rebelo.



Este intercâmbio teve inicio às 10h no auditório da Escola Secundária Domingos Rebelo e contou com a participação de mais de 160 alunos das 3 escolas. Com esta iniciativa pretendeu-se promover, junto dos alunos e professores, uma partilha e aquisição de saberes, técnicas para aplicação de procedimentos práticos fundados em aprendizagens flexíveis e solucionáveis, indo ao encontro das necessidades propostas. Pretendeu-se também divulgar os projetos desenvolvidos na Escola Básica e Secundária e Centro Pedagógico da Povoação, pelos alunos da UNECA e Programas Oportunidades I/ II em parceria com a SPEA. 



Os trabalhos realizados nesta iniciativa consistiram numa reflexão, consolidação e aplicação de conhecimentos atribuídos à importância na preservação da Floresta Laurissilva e do nosso meio ambiente, bem como o tratamento da fauna e flora açoriana.


 Durante a manhã os alunos puderam assistir a uma palestra sobre a Flora existente na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, nomeadamente as plantas endémicas e nativas que fazem parte da Floresta natural dos Açores e aprender um pouco mais sobre o Priolo, ave endémica da Ilha de São Miguel e que só pode ser encontrada nos concelhos do Nordeste e Povoação.


Para além disso, ao longo da manhã, de forma rotativa, puderam participar de atividades que lhes permitia identificar plantas da Floresta Laurissilva, produzidas nos viveiros do Projeto LIFE+ Terras do Priolo e assistir a alguns documentários sobre o Priolo e os trabalhos que têm sido desenvolvidos pela SPEA para a sua preservação.


A seguir ao almoço, os alunos presentes no intercâmbio participaram na plantação de mais de 300 plantas endémicas dos Açores em alguns espaços verdes da Escola Secundária Domingos Rebelo. As especies utilizadas foram o Patalugo Leontodon rigens e Bracel Festuca jubata.




A SPEA quer deixar aqui uma palavra de agradecimento a todos os professores envolvidos na organização deste intercâmbio, pelo trabalho e disponibilidade e também todos os participantes pelo interesse demonstrado.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

"Mar de Aves"

Agora que os Cagarros Calonectris borealis estão finalmente de volta aos ninhos foi definitivamente, o momento certo para reavivar a memória dos meninos de meninas do jardim de infância "Planeta Azul". A acção consistiu em relembrar as principais características morfológicas das 9 espécies de aves marinhas nidificantes nos Açores, Cagarro, Estapagado Puffinus puffinus, Frulho Puffinus iherminieri, Roque-de-castro Hydrobates castro, Paínho-de-monteiro Hydrobates monteiroi, Garajau Sterna hirundo, Garajau rosado Sterna dougallii, Alma-negra Bulweria bulwerii e a Gaivota-de-patas-amarelas Larus michaellis atlantis, a sua época de nidificação e para melhorar os conhecimentos, as suas vocalizações.


No final os pequenos meninos e meninas foram testados e tiveram que identificar as várias espécies através dos sons. Teste esse que foi muito positivo, já que muitos conseguiram adivinhar quem era várias vezes, nada mau, mesmo nada...já que estamos a falar de meninos e meninas com cerca de 3 a 5 anos.