sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Entre aves marinhas na ilha das Flores


No passado dia 8 de Dezembro realizamos um Workshop de Observação de Aves na ilha das Flores, com o intuito de mostrar as noções básicas para observar aves à população em geral, actividade que contou com a parceria do Parque Natural da ilha das Flores.



Ainda nas Flores e de modo, a optimizar e aproveitar o bom tempo desloca-mo-nos aos ilhéus da Alagoa, nomeadamente o ilhéu Sentado, onde em Junho passado já havíamos prospectado no sentido de confirmar a nidificação de painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi. Sem capturas para garantir uma confirmação segura, os indícios mantiveram-se com as vocalizações ouvidas. Para além destas foi colocado um sistema de gravação automática (ARU) para confirmar e estimar a população, com recurso à análise das vocalizações gravadas. Razão pela qual nos deslocamos ao ilhéu para recolher dados e renovar as baterias para a próxima época. 




Fotos: Carlos Mendes

Estes trabalhos decorreram no âmbito do LIFE EuroSAP que tem como principal objectivo a definição do Plano de Acção para o Painho-de-monteiro, no que respeita aos Açores, trabalhos estes que só foram possíveis mais uma vez com o apoio indispensável do Carlos Mendes/Hotel Ocidental a quem desde já, deixamos um agradecimento especial.

Após o pôr-do-sol e de volta à Alagoa foram realizadas escutas no âmbito do Atlas Europeu das Nidificantes, onde foram ouvidas vocalizações do painho-de-estação-fria (roque-de-castro) Hydrobates castro e de frulho Puffinus iherminieri.




Sem comentários:

Enviar um comentário