quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Limpeza Terrestre e Subaquática do Ilhéu de Vila Franca do Campo

A SPEA, no passado dia 10 de Outubro, juntou-se a uma ação de limpeza terrestre e aquática do ilhéu de Vila Franca do Campo promovida pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo. Neste evento participaram cerca de 70 pessoas com o apoio de diferentes entidades, destacando a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a empresa de mergulho Azoressub e os escuteiros marítimos desta localidade. 


A SPEA participou, promovendo saídas às áreas do projeto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas" com o intuito de dar a conhecer os trabalhos de conservação que aí se desenvolvem. 

Com esta deslocação aproveitou-se para efetuar alguns trabalhos de monitorização dos ninhos de cagarro. Embora o primeiro voo dos cagarros se avizinhe, bem como a campanha "SOS Cagarro", a monitorização permite-nos ajudar a determinar o sucesso reprodutor. 


Com o fim da época reprodutora de cagarros, inicia-se a época reprodutora de Roque-de-castro (Hydrobates castro). Embora ainda não tenhamos confirmado a nidificação desta espécie no ilhéu, estes já são audíveis nas primeiras horas da noite e iniciamos os primeiros censo dirigidos a esta espécie para o Atlas das Aves Nidificantes de Portugal.










Sem comentários:

Enviar um comentário