quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Recolha de semente no LIFE+ Terras do Priolo

O período de verão e início de outono é o momento certo para a recolha das sementes de plantas nativas que serão depois utilizadas nas ações de recuperação do habitat do priolo. Parte destas sementes vai dar origem a plantas em viveiro para posterior plantação e a outra parte será utilizada directamente nas áreas em recuperação através das técnicas de hidrosementeira. Mais um dos trabalhos em curso no LIFE+ Terras do Priolo. 

As sementes de plantas herbáceas são as primeiras que são recolhidas. Estas plantas produzem grandes quantidades de semente, como é o caso do Patalugo (Leontondon sp.), Sargasso (Luzula purpureosplendens), Bracel-do-mato (Festuca petrae), entre outras. Como são espécies que estão muito dispersas pela ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme é necessário percorrer muitos quilómetros para encontrar as sementes destas espécies.


A partir de Agosto e até quase ao final do ano, as restantes espécies nativas são recolhidas mais facilmente já que são espécies que se encontram em maior quantidade no terreno. São também recolhidas algumas sementes de espécies como a urze (Erica azorica) faia (Morella faia), Louro (Laurus azorica). Estas espécies são produzidas em maiores quantidades nos Viveiros Florestais do Nordeste, sendo utilizadas em diversas áreas, incluindo algumas das áreas de intervenção de habitat do prioloNo entanto existem também espécies nativas mais difíceis de encontrar devido à sua raridade, nomeadamente algumas espécies arbustivas tais como a ginja do mato (Prunus azorica), sanguinho (Frangula azorica) e Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia)

Durante esta época de recolha de sementes de espécies nativas açorianas percorrem-se muitos quilómetros por toda a ZPE para recolher as sementes que serão fundamentais para a recuperação das áreas naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário