quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SPEA realizou passeio ao Pico da Vara

No passado dia 8 de Agosto, a equipa da SPEA, através do Centro Ambiental do Priolo e do programa de Ciência Viva no Verão, promoveu uma subida ao Pico da Vara, que contou com a participação de 23 pessoas de diferentes idades e nacionalidades.

O Pico da Vara está localizado no concelho de Nordeste e encontra-se integrado na Reserva Natural do Pico da Vara, pertencente ao Parque Natural da Ilha de São Miguel. Este é o ponto mais alto da Ilha de São Miguel com 1104 metros.


O percurso teve inicio no Planalto dos Graminhais, onde os participantes puderam observar os trabalhos de recuperação deste habitat húmido, levados a cabo pela SPEA e parceiros no âmbito do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável e que continuam no atual projeto LIFE+Terras do Priolo. A partir dos Graminhais, o trilho tem uma extensão de 3,3 km até ao cume, com uma inclinação pouco acentuada, o que o torna acessível a todo tipo de público. A descida foi feita pelo trilho PR7SMI com saída na Algarvia e com a extensão de 3,4 km.

Durante este passeio a técnica da SPEA responsavel pela atividade, Lourdes Peñil, mostrou aos participantes os diferentes tipos de habitats, como as turfeiras do género Sphagnum (musgão), destacando a sua importância na regulação e recarga do ciclo da água do Planalto dos Graminhais que abastece as nascentes de diversas freguesias dos concelhos de Nordeste e Povoação. 

Para além disso, foram vistos alguns matos de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) típicos de zonas de montanha, assim como outras espécies de flora endémica como uva-da-serra (Vaccinium cylindraceum), azevinho (Ilex azorica) e patalugo (Leontondon rigens), entre outros. 


A SPEA agradece a todos pela participação nesta atividade e pelo interesse demonstrado, e esperamos contar com a vossa participação já nas próximas atividades.


Sem comentários:

Enviar um comentário