quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Seguimento dos cagarros do Ilheu de Vila Franca do Campo

No âmbito dos trabalhos de monitorização da colónia de cagarros do Ilhéu de Vila Franca do Campo, foi realizada mais uma ação pelos técnicos da SPEA destinada a obter mais dados sobre o sucesso reprodutor desta espécie. Foram marcados e monitorizados 35 ninhos para um seguimento regular até ao final da presente época de reprodução e nos próximos anos.


Estes ninhos foram escolhidos de acordo com diversas características como a facilidade de monitorização (tamanho da galeria) e a localização. Foram recolhidos dados como a existência de ovo ou cria, ou a presença de aves adultas. Sempre que possível foram anilhados os adultos destes ninhos. Com este trabalho pretende-se criar um conjunto de ninhos para obter informação sistemática ao longo dos anos. Esta informação vem complementar o conhecimento já existente sobre esta colónia obtido desde o início dos trabalhos de conservação em 2009.


Foram observadas várias crias e ainda, embora em número já muito reduzido, alguns ninhos ainda com ovo. Para além dos adultos que foram anilhados, será feito um esforço para anilhar também as crias quando estas estiverem mais desenvolvidas. Com este trabalho de marcação será possível saber ao longo do tempo informações importantes sobre o estado desta colónia como por exemplo o sucesso reprodutor ou a sobrevivência dos juvenis.


Para além do trabalho de monitorização, foi também realizada uma atividade de divulgação sobre o ilhéu, no âmbito do programa Biologia no Verão. Os participantes ficaram a saber um pouco mais não só sobre o valor natural desta área pertencente ao Parque Natural de ilha de São Miguel, mas também sobre o seu valor histórico e cultural. Uma outra ação que teria como objectivo levar os participantes a colaborar no trabalho de monitorização teve infelizmente de ser cancelada devido às condições meteorológicas. No entanto ainda estão previstas mais atividades. 

Os interessados devem consultar o site do Ciência Viva ou do Centro Ambiental do Priolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário