sexta-feira, 17 de julho de 2015

Informação turística para as Terras do Priolo disponível para visitantes

O projeto LIFE+ Terras do Priolo passa a disponibilizar um novo folheto turístico destinado a divulgar e promover a visitação das Terras do Priolo, que compreendem os concelhos do Nordeste e Povoação e incluem a área protegida da Serra da Tronqueira e Pico da Vara, único lugar no mundo onde o priolo pode ser encontrado e umas das áreas de maior biodiversidade do Parque Natural de Ilha de São Miguel.

Este folheto apresenta informação, em português e inglês, sobre o imenso valor natural, paisagístico, cultural e histórico destas áreas protegidas e dos concelhos onde estão inseridas. Inclui um mapa do território, uma listagem de alguns dos muitos motivos de visita (desde áreas naturais e de recreio, a centros de interpretação e divulgação, património e miradouros) e informação sobre recursos online onde se pode encontrar informação sobre o território, o priolo e o seu habitat e o projeto de conservação que atualmente decorre.


O folheto está disponível para todos os que visitem a Feira do Turismo do Nordeste, que decorre de 15 a 22 de Julho na Vila de Nordeste, bem como será disponibilizado muito brevemente nos postos de turismo da ilha, empresas aderentes à Marca Priolo e outros locais relevantes. Também poderá ser descarregado online através das páginas do LIFE+ Terras do Priolo (http://life-terrasdopriolo.spea.pt/) ou da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo (http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-cets/).


A criação deste folheto, no âmbito do projecto LIFE+ Terras do Priolo, é uma das ações que integra o Plano de Ação da Carta Europeia de Turismo Sustentável, galardão europeu que foi atribuído pela federação EUROPARC a este território em 2012 reconhecendo o esforço desenvolvido para a promoção de um turismo de natureza sustentável e de qualidade. Este folheto, resume e complementa o Guia das Terras do Priolo lançado em 2012.

O projecto LIFE+ Terras do Priolo  resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE+ da Comunidade Europeia.

Este projeto trabalha para a conservação efetiva de toda a população mundial de priolo (Pyrrhula murina). Contribui para a conservação do sítio da Rede Natura 2000 “ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme”, inserido no Parque Natural de Ilha de São Miguel, através da implementação de medidas de gestão e recuperação da Laurissilva, monitorização da biodiversidade, promoção e gestão do uso público, sensibilização das populações e visitantes, promovendo a sustentabilidade a longo prazo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário