quarta-feira, 24 de junho de 2015

Painho-de-monteiro no Ilhéu de Baixo

Os trabalhos de avaliação da população de painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi no ilhéu de Baixo, Graciosa, decorreram nos últimos dias. Estes trabalhos decorrem em paralelo ao projecto LIFE EuroSAP que pretende avaliar a situação actual para esta espécie endémica da Graciosa, entre outras espécies europeias, e obter um plano de acção para a sua conservação. 

Hydrobates monteiroi

No total foram anilhados 126 indivíduos de painho-de-monteiro e foram recapturados 8 exemplares de anos anteriores. Além do painho-de-monteiro a equipa teve a oportunidade de observar a possível nidificação da alma-negra Bulweria bulwerii, através da vocalização de 3 aves e pela observação de um casal no ninho, para além da captura de 8 indivíduos.


Bulweria bulwerii

Foi ainda colocado um ARU (sistema de gravação automático) que permite calibrar metodologias para obter uma melhor estimativa da população nidificante no ilhéu através das vocalizações, como já foi efectuado com a população de cagarros Calonectris borealis na ilha do Corvo.




Houve ainda tempo para proceder à limpeza e monitorização dos 50 ninhos artificiais colocados no âmbito do projecto Painho-de-monteiro fase I financiado pelo programa Preventing Exctintions da Birdlife International.


Para terminar deixamos mais uma vez um Obrigado a todos os que nos tem apoiado nos trabalhos, em particular ao Parque Natural da Graciosa, que como sempre é fundamental para o sucesso dos trabalhos.






Sem comentários:

Enviar um comentário