sexta-feira, 13 de março de 2015

Falando de Ossos em Ponta Garça

O Centro Ambiental do Priolo (CAP) deslocou-se hoje, dia 12 de março, à Escola Básica Integrada de Ponta Garça para a realização de duas atividades "De ossos nas mãos" como duas turmas do 5º ano.

Esta atividade foi realizada no âmbito do Programa Escolar do CAP, contou com a participação de 30 alunos e permitiu-lhes testar os seus conhecimentos sobre as aves dos Açores, na sua maioria espécies com as quais se cruzam diariamente. Discutiram-se temas específicos que fazem parte do programa escolar da disciplina de Ciências destes anos, como é o caso do dimorfismo sexual em aves. Neste contexto, os alunos puderam observar fotos de aves dos Açores que apresentam diferenças entre os sexos na plumagem ou no tamanho.

Evolução foi outro tema abordado nesta atividade. Os jovens que participaram puderam compreender a importância deste processo e o seu papel na criação de todos as espécies de animais e plantas que conhecemos no mundo atual. Esclareceram-se alguns conceitos como adaptação e exemplificaram-se algumas adaptações que o grupo das aves possui, relacionadas com o seu modo de vida, o seu modo de locomoção e frisaram-se as diferentes formas de bico que as aves apresentam e que se relacionam com o teu tipo de alimentação.

Para além de tudo isto, incidiu-se esta atividade, principalmente, nos diferentes bicos que as aves têm, no facto de esses demonstrarem do que se alimenta a ave e ajudou os alunos a diferenciarem os crânios de aves apresentados na sala.

O Centro Ambiental do Priolo agradece aos professores e alunos que participaram desta atividade pela atenção e interesse demonstrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário