domingo, 22 de março de 2015

Falando da vegetação nativa dos Açores

Em pleno mês de março e numa semana em que se comemora o dia mundial da árvore a equipa da SPEA esteve na Escola Básica e Secundária do Nordeste a desenvolver algumas atividades relacionadas com a Floresta Laurissilva dos Açores. 

A atividade “ Descoberta da Laurissilva” é uma visita de estudo que levou duas turmas de 5º ano desta escola a conhecer mais em pormenor a vegetação natural dos Açores. Esta começou com uma paragem no miradouro do Pelado, na Fazenda, para que todos pudessem ver algumas das plantas que fazem parte da vegetação costeira dos Açores. Os alunos identificaram algumas plantas endémicas como é o caso do Pau Branco, urze e o bracel-da-rocha e algumas nativas como é o caso da Faia-da-Terra. Foram ainda referidos alguns usos mais comuns destas espécies no passado.  Nesta área é possível, ainda, perceber algumas das alterações na paisagem que se foram realizando ao longo dos anos devido à ação do Homem e a invasão de algumas espécies de plantas como é o caso da cana, muito comum em áreas mais costeiras.
Ínicio da visita no miradouro do Pelado, Fazenda.


A descoberta da Laurissilva continuou com a visita a uma pequena área de floresta Laurissilva localizada perto do Centro Ambiental do Priolo, na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. Aí os alunos encontraram várias diferenças entre o observado em cotas mais baixas e caraterizaram a floresta Laurissilva como uma área com vegetação notoriamente mais baixa que as matas de criptoméria circundantes, com maior número de plantas e constataram ainda a existência de mais aves neste pequeno refugio de Laurissilva.
Percurso a pé na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, Pedreira.

Houve ainda tempo para identificar espécies exóticas e invasoras como é o caso da conteira, cletra e incenso. A estes alunos foi ainda explicada a importância do musgão, Sphagnum sp. , que foi aparecendo ao longo do caminho e que se percebeu com uma pequena demonstração a sua função no armazenamento de água e purificação da mesma.

O nosso muito obrigado à escola pelo convite e esperemos que todos nos lembremos da nossa floresta Laurissilva no dia 21 de março, dia mundial da árvore.

Nesta semana tivemos ainda a visita da Escola Básica 2,3 dos Ginetes, mais especificamente dos alunos do curso Profij II – Operador de Jardinagem que num dia visitaram o Centro Ambiental do Priolo, descobriram a Laurissilva e ainda visitaram os viveiros de produção de plantas do projeto LIFE + Terras do Priolo.
Visita ao Centro Ambiental do Priolo em cima e  aos viveiros de produção de plantas do projeto Life Terras do Priolo em baixo

O nosso muito obrigado  e até à próxima atividade!

Saiba mais sobre o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo em http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário