quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Programa Escolar já arrancou em 2015

O Centro Ambiental do Priolo reiniciou o seu Programa Escolar em 2015 com duas atividades da Escola Básica e Secundária da Povoação, nos dias 13 e 14 de janeiro. a primeira atividade foi a "Descoberta das Aves" com o 6ªA e que contou com 15 alunos, a segunda atividade "Plantas na Escola" foi realizada com uma turma do curso de Turismo Rural e Ambiental, com 8 alunos.

Na "Descoberta das Aves" pretende-se que os alunos descubram algumas das características únicas das aves: desde as penas, adaptação ao voo, bico entre outras coisas. Fala-se ainda de alguns conceitos importantes como é o caso das espécies exóticas e endémicas, assim como o que são aves migradoras, espécies residentes e inclusivamente falamos nas aves que não voam. As aves dos Açores são identificadas e há espaço para conversar sobre outras espécies de aves referidas pelos alunos.

Esta atividade foi concluída no dia seguinte com um passeio pela Povoação onde estes alunos do 6º ano puderam identificar outras aves para além das que tinham ficado a conhecer no dia anterior. E seguindo o currículo da disciplina de EVT fizeram alguns desenhos de aves através da sua observação directa.

A atividade "Plantas na Escola", levou à sala algumas das plantas que fazem parte da Floresta Natural dos Açores: a floresta Laurissilva. Esta atividade consiste na apresentação das plantas dos Açores, com o intuito que os alunos aprendam conceitos como espécie endémica, exótica, invasora e nativa. É ainda pedido aos alunos que enumerem plantas que conheçam ou com as quais tenham contato no dia a dia e é-lhes explicada qual a sua proveniência e importância.

Plantas na Escola, uma atividade do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo.
A parte seguinte consiste nos alunos identificarem algumas das plantas que os técnicos da SPEA trouxeram para a sala de aula e que são produzidas nos Viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE + Terras do Priolo.
Alunos do Curso de Técnico de Turismo Rural e Ambienta da Povoação.

Deixamos desde o nosso muito obrigada aos docentes Fátima Costa e Manuel Resendes pelo convite e interesse demonstrado na divulgação do património natural dos Açores!

Saiba mais sobre o programa escolar! Visite o nosso site educativo http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/ e acompanhe as nossas atividades em http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário