sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Anatomia e Fisiologia do Coração


Mais uma acção de educação ambiental no laboratório com o ensino secundário da EBSMS e a lição de anatomia continua com um aprofundamento da temática do sistema circulatório. Desta vez foi hora de dissecar um dos orgãos mais importantes, o coração. 



Este foi dissecado e a sua anatomia foi observada, desde o pericárdio, miocárdio, veias e artérias, aurículas, ventrículos e válvulas (tricúspide, bicúspide e semilunares) fizemos uma "viagem" pela circulação pulmonar e a sistémica com direito a animações e a testar na prática a circulação sanguínea através da injecção de água na artéria aorta, veia cava, artéria pulmonar e veia pulmonar. 







terça-feira, 25 de novembro de 2014

IX Jornadas do Priolo com nota positiva em 2014

Este ano, o concelho do Nordeste foi o lugar escolhido para acolher as IX Jornadas do Priolo, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, sendo uma iniciativa integrada no projeto LIFE+ Terras do Priolo.

Este evento teve como principal objetivo informar e aproximar a população da Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação tendo decorrido num dos dois concelhos que formam as Terras do Priolo (Nordeste e Povoação).  Durante o dia 21, cerca de 260 pessoas assistiram às palestras integradas no vasto programa destas Jornadas, na sua maioria jovens pertencentes à comunidade escolar do Nordeste mas também de outros concelhos da ilha como a Ribeira Grande e Ponta Delgada. A organização contou com o apoio da Escola Básica e Secundária do Nordeste, Escola Profissional do Nordeste e da Câmara Municipal do Nordeste. Contou ainda com a participação de várias entidades que enriqueceram o programa de palestras do dia 21 de novembro, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, Parque Natural de Ilha de São Miguel, Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Observatório Microbiano dos Açores, Cresaçor, para além da SPEA.


No fim da tarde do dia 22 de novembro, fez-se uma pequena apresentação sobre o projeto LIFE+ Terras do Priolo sempre com o tema da sustentabilidade subjacente. Novas áreas de intervenção, novas técnicas e testes aplicados à conservação do habitat do priolo, manutenção de áreas e continuação da divulgação e sensibilização ambiental bem como promoção de um turismo sustentável nas Terras do Priolo são algumas das ações deste projeto coordenado pela SPEA desde junho de 2013 em parceria com o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente.

Finalmente no dia 23, Dia Mundial da Floresta Autóctone, foi organizada uma ação de voluntariado que aliou a boa disposição à vontade de contribuir para a conservação de um habitat natural dos Açores, a Laurissilva. Nesta plantação participaram 14 escuteiros e 2 chefes do Agrupamento da Pedreira, Nordeste, que durante a tarde plantaram cerca de uma centena de plantas da Laurissilva dos Açores. Estes jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, contribuíram desta forma para a recuperação de uma pequena área de floresta nativa dos Açores e tiveram ainda a oportunidade de no fim celebrarem antecipadamente os 21 anos da SPEA que se celebram no dia 25 de novembro.

                                   
A organização agradece a todas as pessoas e entidades que permitiram mais uma excelente edição destas jornadas numa altura em que passaram 10 anos da primeira edição.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

"Bird's Anatomy"


Mais uma aula de Educação Ambiental com o ensino secundário da EBSMS. Desta vez o tema foi a anatomia e fisiologia das aves "Bird's Anatomy"!



A aula teórico-prática consistiu em adquirir conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia das aves, desde as características distintivas das mesmas, ao sistema respiratório, urinário e digestivo, que posteriormente foram observados através da dissecção de dois espécimes de Cagarro Calonectris borealis




Foi ainda feita referência à osteologia com observação prática de um esqueleto de pombo Columba livia.

SOS Cagarro 2014...balanço final


A Campanha SOS Cagarro terminou oficialmente no dia 15 de Novembro e no total foram salvos nos Açores 2628 juvenis de Cagarro Calonectris borealis. A ilha do Corvo contribuiu com 240 indivíduos aos quais foram recolhidas as biometrias e 239 foram anilhados durante a Campanha. Sendo o nº 240 uma recaptura de uma das crias monitorizadas nos ninhos naturais, um dos controlos da transposição de Cagarros 2014 para a Reserva Biológica do Corvo, previamente anilhado. Foram ainda salvos e libertados pela população 15 juvenis, dos quais não foram registados dados.




De acrescentar ainda que a colocação de uma rede de sombra sob os tanques da ETAR, um dos pontos críticos em anos anteriores resultou em zero mortes no local. Ainda assim, foram registadas 10 mortes pela Vila na sua maioria por fractura da coluna vertebral por colisão violenta. Mais uma vez ressalvamos o apoio e colaboração de todas as entidades, mas principalmente às cerca de 25 crianças, jovens e adultos que fizeram parte das brigadas diárias organizadas pelo Parque Natural e pela SPEA durante toda a Campanha. 



Estes sim, são a força motriz de todo o sucesso e são eles, a geração futura que faz e fará a diferença e o seu empenho, é a prova que todo o trabalho de educação ambiental realizado desde o início do projecto vale a pena e está a surtir efeitos. Para terminar, fica um grande OBRIGADO a todos os que colaboraram! Para o ano há mais...mas para os mais saudosos...é só esperar por Fevereiro para ouvir novamente os gaooah gaooah!





terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vagas para estágios no Corvo e São Miguel com programa ESTAGIAR

A SPEA promove vagas para estagiárias(os) L e T para o período de janeiro a junho de 2015:

- Monitorização de aves marinhas e educação ambiental (Corvo) (L ou T)
- Monitorização de vegetação e fauna no Projecto LIFE Terras do Priolo (São Miguel) (L)
- Produção e monitorização de plantas nativas em viveiro no Projecto LIFE Terras do Priolo (São Miguel) (L)
- Educação ambiental e informação a visitantes no Centro Ambiental do Priolo (Projecto LIFE Terras do Priolo, São Miguel) (L ou T)
Gestão da bases de dados cartográficos (Projecto LIFE Terras do Priolo, São Miguel) (L)

Os candidatos devem estar inscritos na plataforma do programa ESTAGIAR e cumprir os critérios do programa que podem ser consultados em:

http://www.estagiar.azores.gov.pt/

O prazo de candidaturas é durante o presente mês de Novembro.

Mais informações através do email acores@spea.pt.


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

IX Jornadas do Priolo nos dias 21, 22 e 23 de novembro

Nos dias 21 e 22 de Novembro, decorrem as IX Jornadas do Priolo  tendo sido escolhido o Nordeste, um dos concelhos das Terras do Priolo, para a sua realização.  Estas jornadas, irão decorrer no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, incluindo várias apresentações sobre uma grande diversidade de temas relacionados com a Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação. Ainda no programa das Jornadas irá decorrer uma ação de voluntariado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta Autóctone, a 23 de novembro.

A IX edição das Jornadas do Priolo é organizada pela SPEA através do Centro Ambiental do Priolo no âmbito do Projecto LIFE+ Terras do Priolo, em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e Escola Profissional do Nordeste e com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste.

Estas jornadas que se iniciam no dia 21 de novembro pelas 9h, irão contar com contribuições  de diversas entidades, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Parque Natural de Ilha de São Miguel, Observatório Microbiano dos Açores e Cresaçor. Serão apresentados vários temas que pretendem aproximar o público em geral, e em especial as camadas mais jovens, dos valores naturais a conservar no arquipélago dos Açores, bem como do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento. 

No dia 22 de novembro pelas 17h30 irá decorrer uma apresentação sobre o trabalho realizado pelo Projeto LIFE+ Terras do Priolo (http://life-terrasdopriolo.spea.pt/pt/) que resulta de uma parceria entre a SPEA e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), co-financiado pelo programa LIFE da Comunidade Europeia. Este projeto tem vindo a contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo. Mantendo assim os objetivos iniciais de um trabalho contínuo que a SPEA realiza em conjunto com diversos parceiros desde 2003, contribuindo para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel. 

Este ano, o programa destas jornadas incluí uma ação de voluntariado, mais especificamente o controlo de espécies invasoras e a plantação de espécies endémicas e nativas da Laurissilva dos Açores numa das áreas intervencionadas do projeto LIFE+ Terras do Priolo. Desta forma, assinala-se o Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de novembro, contribuindo para a conservação deum habitat prioritário dos Açores. No final desta atividade irá ter lugar um pequeno convívio celebrando ainda os 19 anos de atividade da SPEA. Esta atividade é gratuita e requer inscrição obrigatória através de http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.


Para mais informações, poderão também contactar o Centro Ambiental do Priolo (http://centropriolo.spea.pt/pt/) através de centropriolo@spea.pt ou 91 853 6123.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Levantamento topográfico na Serra da Tronqueira

A Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica esteve a colaborar com o LIFE+ Terras do Priolo na realização do levantamento topográfico das áreas de derrocada onde vão ser testadas medidas de engenharia natural para a sua recuperação. Este trabalho de pormenor, realizado pelos técnicos José Miguel Ferreira Filipe e João Manuel de Almeida Moniz decorreu nas últimas semanas e será a base do planeamento das intervenções.


Estas intervenções em algumas derrocadas existentes na Serra da Tronqueira pretendem testar formas de limitar e reverter processos de erosão e degradação do solo. Assim vão ser adaptadas e testadas técnicas de engenharia biofísica que visam não só diminuir os impactes da erosão hídrica superficial no solo através da sua consolidação, mas ao mesmo tempo uma requalificação ambiental através de espécies nativas, no sentido de recuperar o habitat do Priolo. O resultado destas ações de teste permitirá delinear procedimentos para intervenções neste tipo de situações.


O LIFE+ Terras do Priolo agradece aos técnicos por toda a sua disponibilidade e simpatia, bem como à Direção de Serviços de Cartografia e Informação Geográfica da Direção Regional de Obras Públicas e Transportes Terrestres por ter possibilitado esta colaboração que esperamos que se possa repetir mais vezes.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

RAM recebe visita de estudantes


O SOS Cagarro está a terminar e já muito poucos juvenis se encontram no ninho, nas últimas contagens do censo RAM foram contados 3093 cagarros Calonectris borealis, 41 gaivotas Larus michahellis, 6 rolas-do-mar Arenaria interpres e ainda 1 maçarico-galego Numenius phaeopus. Na última meia hora tivemos ainda a presença de duas alunas e uma professora que estão a desenvolver um projecto de físico-químicas sobre o uso da máquina calculadora nas tarefas do dia-a-dia, e que aproveitaram o censo para desenvolver o projecto. 






terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aves migratórias no Jardim de Infância


No mês de Novembro as aves migratórias invadiram o jardim de infância Planeta Azul e a sala de aula do 1º ciclo da EBSMS. A actividade consistiu numa palestra sobre a migração e as aves migratórias com especial atenção para algumas das raridades americanas que vem parar acidentalmente à ilha do Corvo entre Outubro e Novembro. Além da palestra os alunos assistiram ainda à migração do garajau do ártico Sterna paradisaea, ajudaram a andorinha das chaminés Hirundo rustica na sua migração anual através de um jogo didáctico e para terminar completaram o mapa mundo com as migrações das espécies referidas na palestra.







sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Jardim de Infância "Planeta Azul" aventura-se no mar


A polícia marítima teve a iniciativa de convidar o jardim de infância "Planeta Azul" para uma saída de mar a bordo de um dos seus barcos. Esta actividade permitiu a estes meninos e meninas aprender sobre as regras de segurança no mar, tiveram ainda a oportunidade de "pilotar" e conhecer melhor o barco e claro como não poderia de deixar de ser, de observar aves marinhas, ainda que poucas, ainda deu para observar um cagarro no mar.




 Fica um Muito Obrigada à Polícia Marítima pelo convite!

Elas Andem Aí


Mais uma actividade de educação ambiental com o 2º ciclo da EBSMS. Uma vez que a ilha do Corvo é um importante ponto de repouso para muitas das espécies neárticas, as raridades americanas que aqui vem parar acidentalmente, a temática de Novembro incidiu sobre o comportamento migratório das aves. Com o exemplo prático do recordista, o garajau-do-ártico Sterna paradisaea, assim como da andorinha-das-chaminés Hirundo rustica entre outras espécies, desde as planadoras, marinhas e passeriformes. 



domingo, 2 de novembro de 2014

Educação Ambiental por Terras do Priolo terminou ontem

Terminou ontem, 1 de novembro, a formação “ Educação Ambiental por Terras do Priolo. Uma ação de 25h que resultou de uma parceria entre a SPEA e o Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste.

Esta formação foi frequentada por 18 participantes, docentes de várias escolas da ilha de São Miguel e com diversas áreas de interesse como é o caso da Geologia, Psicologia, Ciências e Matemática, Físico-Químicas e Educação Física. E compôs-se de vários módulos que incluíram várias temáticas relacionadas com o património natural e geológico dos Açores e com fauna e flora dos Açores. Uma parte foi ainda dedicada à apresentação de diversos projetos de conservação na maioria coordenados pela SPEA nos Açores em prol da conservação do priolo, “essa ave que todos ouvimos falar mas nem todos sabemos o que é” , citando a formadora desta ação.
Uma das sessões de formação.

Cumprindo um dos objetivos principais desta formação foram apresentados diversos materiais de consulta, websites e bibliografia aconselhada para o enriquecimento destes professores nestas temáticas. E os formandos puderam ainda realizar algumas atividades que se integram no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, como é o caso da atividade “De Ossos nas Mãos”.

Foi organizada uma saída de campo com objetivo de permitir que todos pudessem ver no campo o resultado de algumas das ações de recuperação realizadas na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme para o aumento da área de Floresta e preservação da Laurissilva dos Açores e observar no campo espécies de plantas e animais referidos durante as sessões da formação. A visita permitiu ainda conhecer o Centro Ambiental do Priolo e as áreas envolventes.
Saída de Campo.

O dia de ontem foi dedicado à avaliação dos trabalhos realizados pelos docentes e a quem foi pedida a criação de uma atividade que pudesse ser incluída nas suas aulas de forma a consolidar conhecimentos obrigatórios nos currículos escolares dos alunos, utilizando sempre os recursos naturais dos Açores como exemplo.


Sessão de avaliação dos trabalhos.

Foram diversas as propostas e houve mesmo quem criasse jogos que posteriormente ofereceu ao Centro Ambiental do Priolo enriquecendo desta forma a área destinada às crianças deste centro de interpretação. 
Algumas das atividades criadas colocadas no Centro Ambiental.
No final fez -se um pequeno convívio num ambiente mais descontraído e que demonstrou o bom ambiente que se criou ao longo de 4 sábados desta formação.  


Convívio no final da formação.

Esta formação foi a segunda do género, desenvolvida pela SPEA, e tem-se revelado uma forma muito positiva de ajudar os docentes a criar uma consciencialização ambiental dos seus alunos visto que também eles descobrem coisas que não tinham tido oportunidade anteriormente, adquirem novos conhecimentos e consolidam informações que já tinham. 

O nosso obrigado pelo convite e bom trabalho a todos os educadores e docentes !