sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Halloween com as aves

Celebra-se hoje, 31 de outubro, o dia de Halloween, evento que animou hoje diversas escolas, incluindo a EB JI das Furnas, São Miguel. Escola esta que recebeu pela segunda vez nesta semana a visita da equipa da SPEA para mais uma das atividades do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo. Muito embora a decoração dos corredores e salas de aula passasse pelas bruxinhas e teias de aranha típicas desta data, o tema escolhido pelo docente das turmas de 8ª ano nesta escola versava sobre a biodiversidade, mais especificamente as aves dos Açores.

Desfile de Halloween da EB JI das Furnas.
A atividade “Descoberta das Aves” é uma ótima opção para introduzir a discussão sobre este grupo vasto do Reino Animal. Nesta atividade, os alunos descobrem algumas das características únicas das aves, desde as penas, adaptação ao voo, bico entre outras coisas. Fala-se ainda de alguns conceitos importantes como é o caso das espécies exóticas e endémicas. Pergunta-se aos alunos o que são aves migradoras, espécies residentes e inclusivamente falamos nas aves que não voam. As aves dos Açores são identificadas e há espaço para conversar sobre algumas espécies de aves referidas pelos alunos, as quais às vezes são de origens bem distantes como é o caso do Albatroz, uma das aves indicadas pelos alunos numa das sessões que se realizaram durante a manhã e início da tarde.
Atividade "Descoberta das Aves".
Estas sessões são ainda enriquecidas com a identificação de aves noturnas, diurnas, limícolas, marinhas e terrestres. Conceitos como dimorfismo sexual não ficam esquecidos e exemplos são referidos para que tudo se torne claro. 

Uma das características mais marcantes nas diferentes espécies de aves é o seu canto e este não pode deixar de ser referido. Os alunos ficaram surpreendidos pela variedade de cantos que existe na natureza e mesmo nas aves dos Açores. Foram ouvidos cagarros, gaivotas, mochos e até estorninhos. Tendo ficado para o fim o canto do priolo, um assobio bem distintivo.



No fim das atividades, houve ainda tempo para uns momentos lúdicos em que os alunos da escola concretizaram um desfile com a temática do Halloween muito bem conseguido. E com um júri muito bem caracterizado.

Júri do Desfile de Halloween.
A SPEA vai voltar às Furnas na próxima semana e lá estará a mostrar aos alunos desta escola mais plantas e aves dos Açores. Saiba mais mais sobre a SPEA e o programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, consulte o website educativo http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/ ou siga o nosso blogue http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/



Até lá!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ações juntam mais de 30 voluntários nas Terras do Priolo

A SPEA, através do Projeto LIFE+ Terras do Priolo, organizou, recentemente, duas ações de voluntariado. Estas iniciativas contaram com a participação de mais de 30 voluntários que colaboraram com a equipa do LIFE+ Terras do Priolo nos trabalhos de manutenção de uma área de Laurissilva recuperada na Serra da Tronqueira.


 Uma das ações decorreu em parceria com a GRACE e as empresas suas associadas, com a participação de cerca de 20 pessoas, que durante um dia ajudaram na remoção de espécies invasoras, manutenção de protetores e retancha de espécies nativas plantadas em 2013. Neste evento, englobado no GIRO (que envolveu mais de 900 pessoas em várias ações por todo o país), colaboraram elementos da ANA, Fundação PT, Montepio e Delta.



A outra ação contou com alunos do Curso de Biologia da Universidade dos Açores. Que para além do trabalho de campo realizado, visitaram também o Centro Ambiental do Priolo e algumas das áreas mais importantes para a conservação do Priolo, ao longo da estrada da Tronqueira.


Para todos o nosso grande obrigado e ficamos a espera de mais visitas.

Visite GRACE

Cagarros e não só para o 2º ciclo


A primeira acção de Educação Ambiental com os alunos do 2º ciclo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira decorreu a semana passada e tal como os alunos do 1º ciclo também estes aprenderem sobre a temática "Cagarros e não só". 




Uma vez que em Outubro começou o SOS Cagarro nada como voltar a relembrar algumas das aves marinhas dos Açores e conhecer novas. Esta actividade incidiu sobre as aves marinhas em geral, nomeadamente nos seus quatro grupos: ordem Procellariformes, Charadriiformes, Pelecaniformes e Sphenisciformes e suas características, desde pardelas, albatrozes, alcídeos, pelicanos e pinguins. 



Ponto crítico para Cagarros no Corvo eliminado


O Parque Natural da ilha do Corvo e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves eliminaram um ponto crítico de queda de juvenis de Cagarro, nomeadamente, a ETAR, através da colocação de uma rede sob os tanques da mesma, que haviam sido sinalizados há vários anos e particularmente em 2013 durante a Campanha SOS Cagarro, devido à morte de cerca de uma dezena de juvenis. Até ao momento, na Campanha a decorrer não foram sinalizadas mortes na ETAR, o que pode indiciar o sucesso da medida.

Para mais informações:





Foto: PNIC

Cria da Lua-de-mel abandona o ninho


A cria de Cagarro Calonectris borealis da Lua-de-mel no Corvo abandonou o ninho no dia 28 de Outubro. Após várias tentativas e ausências prolongadas com regresso a LUZ partiu finalmente para a sua aventura transatlântica. Mais de 20 000 pessoas acompanharam todos os momentos desta cria, mesmo antes de nascer, até à sua partida. Um grande Obrigada a todos os que connosco quiseram seguir a jornada de um casal da mais emblemática ave dos Açores.Votos de boa sorte com a esperança de daqui a 7 anos voltarmos a encontrar-nos!






Mês de Novembro com diversas atividades para Novembro

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) volta, em Novembro, a apresentar variadas sugestões de atividades em São Miguel, pensadas para todos e com o objetivo de sensibilizar o público em geral para a conservação da Avifauna e da Laurissilva dos Açores.

Entre o dia 1 e 15 de novembro, a SPEA irá apoiar a campanha SOS Cagarro, cujo principal objetivo é envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e nas áreas urbanas. Serão desenvolvidas Brigadas do Cagarro tanto na Vila do Nordeste (diariamente a partir das 20h com ponto de encontro no Snack bar Sete Arcos) e na Povoação (3ª feiras, 5 ªfeiras e fins de semana a partir das 20h30 com ponto de partida em frente ao Hotel do Mar). Todos podem colaborar nesta campanha.

Ainda no mês de novembro decorre mais uma sessão dos dias RAM, uma atividade de voluntariado que decorre mensalmente e cujo objetivo é realizar a contagem das espécies de aves e mamíferos marinhos que se podem observar numa das IBAS (do inglês Important Bird Areas – Zonas Importantes para as Aves) de São Miguel - a IBA da Ponta do Arnel. Esta sessão irá decorrer no dia 8 de Novembro, com ponto de encontro no Farol do Arnel (Nordeste) às 6h45.

No outono e inverno é frequente observar nos Açores várias espécies de aves que nos visitam neste período, algumas acidentalmente desviadas da sua rota migratória. A SPEA propõe-lhe uma saída de observação de aves na Ribeira Grande, a decorrer no dia 15 de novembro com ponto de encontro no parque de estacionamento do Continente da Ribeira Grande às 09h30.

Novembro foi ainda o mês escolhido para a realização das IX Jornadas do Priolo que decorrem este ano no Nordeste. Constituídas por várias palestras sobre diversas temáticas relacionadas com ambiente, conservação e recursos naturais dos Açores, de entrada livre a decorrer no dia 21 desde as 9h até às 16h e dia 22 pelas 19h com uma apresentação do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. Fica então o convite para visitar o Nordeste e assistir às palestras no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste.

É no dia 23 de novembro que se comemora o Dia Mundial da Floresta Autóctone. Um tema que está intimamente relacionado com algumas das ações desenvolvidas pelo projeto LIFE+ Terras do Priolo, coordenado pela SPEA nos Açores, e que tem como objetivo contribuir para a preservação do priolo e do seu habitat: a Laurissilva dos Açores. A SPEA não poderia deixar passar esta data sem lhe sugerir que se junte a nós para uma ação de plantação de algumas das espécies nativas e endémicas desta floresta. Esta atividade tem ponto de encontro no Jardim da Vila da Povoação e decorre no dia 23 de novembro a partir das 9h30.

Todas estas atividades são gratuitas, mas com inscrição obrigatória através do website do Centro Ambiental do Priolo: http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.

Passe um mês de novembro com a SPEA e contribua para a conservação dos recursos naturais dos Açores.

Plantas dos Açores nas Furnas

O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo visitou hoje a vila das Furnas. E levou  à Escola Básica J1 desta localidade algumas das plantas que fazem parte da Floresta Laurissilva dos Açores.

Foram no total cerca de 28 os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos, que durante uma manhã puderam conhecer algumas plantas que fazem parte da vegetação natural dos Açores e que na sua maioria não conheciam.

Atividade "Plantas na Escola" na EB J1 das Furnas.

A atividade "Plantas na Escola" consiste numa apresentação simples das plantas dos Açores, cujo desenvolvimento leva os alunos a adquirirem conceitos como espécie endémica, exótica, invasora e nativa. Os alunos são convidados a enumerar plantas com as quais lidam dia a dia e é-lhes explicada qual a sua proveniência e importância. Numa segunda fase, e consolidados estes conceitos, os alunos identificam autonomamente algumas das plantas que os técnicos do Centro Ambiental do Priolo trouxeram para a sala de aula e que são produzidas nos Viveiros de Produção de Plantas do Projeto LIFE + Terras do Priolo.

Uva-da-Serra, uma das espécies referidas na atividade de hoje.

Durante esta atividade procura-se sensibilizar os alunos para a importância das plantas nativas e endémicas dos Açores usando como exemplo o Priolo. Esta é uma ave que se alimenta principalmente de espécies de plantas que se encontram exclusivamente na Floresta Laurissilva dos Açores. É o caso do Azevinho, Ginja-do-mato, Uva-da-Serra, entre outros.

Consolidando conhecimentos com os alunos.
O nosso muito obrigado pelo convite e espero que todos se lembrem das plantas dos Açores.

Saiba mais sobre o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo através do nosso blogue educativo http://umaflorestaumfuturo.blogspot.pt/ ou através do nosso website http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cagarros no laboratório


Esta semana decorreu a segunda sessão de educação ambiental com o ensino secundário. A temática dada incidiu sobre as aves marinhas e algumas das suas características morfológicas. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de observar e registar os dados biométricos do Cagarro Calonectris borealis, nomeadamente, o peso e o comprimento da asa.




Para além disso foi-lhes ainda introduzida a temática da anilhagem, a qual puderam colocar em prática com os juvenis de Cagarro presentes. 





No fim, fomos libertar os Cagarros no cais da Vila do Corvo e todos os juvenis se aventuraram com sucesso no mar.




SOS Cagarro para a pequenada


Pela segunda vez o jardim de infância "Planeta Azul" juntou-se a nós e ao Parque Natural para libertar juvenis de Cagarro Calonectris borealis. Mais uma vez a iniciativa partiu dos meninos e meninas que pediram à educadora para ir libertar Cagarros. Esta é a prova de que a educação ambiental está a despertar nos mais pequenos o interesse no meio que os rodeia e especialmente numa das mais emblemáticas aves dos Açores.



SOS Cagarro 2014


O pico de actividade do SOS Cagarro ocorre por estes dia, nomeadamente na última semana de Outubro até à primeira de Novembro, altura na qual os salvamentos de Cagarros Calonectris borealis começam a diminuir. As brigadas de 2014 do SOS Cagarro tem decorrido como habitualmente com o apoio de todos os voluntários e população e diariamente cerca de 3 patrulhas com aproximadamente 15 voluntários procuram pela Vila do Corvo os juvenis de Cagarro que se desorientam com as luzes artificiais. Até ao momento foram salvos no Corvo 145 juvenis de Cagarro que foram devidamente anilhados e os seus dados biométricos registados. Fica um agradecimento a todos os voluntários que tem colaborado connosco e com o Parque Natural da ilha do Corvo para o salvamento dos juvenis de Cagarros, assim como, à Câmara Municipal e outras entidades que por iniciativa própria diminuíram a iluminação de alguns dos pontos críticos. De ressalvar ainda a participação pela primeira vez nas brigadas de novos voluntários, nomeadamente crianças na faixa etária entre os 7 a 11 anos, para além dos já habituais "capitães brigada", os adolescentes.






As brigadas SOS Cagarro continuarão até dia 15 de Novembro, diariamente ou com menor regularidade consoante a diminuição do número de juvenis em apuros. Lembrem-se "Salvem um Cagarro, Façam um Amigo!"

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Primeiros juvenis de Cagarro 2014


Ontem "caíram" os primeiros juvenis de Cagarro na Vila do Corvo. Ambos foram anilhados e as suas medidas biométricas registadas. E hoje convidamos o jardim de infância "Planeta Azul" para nos ajudarem a libertar os primeiros juvenis de Cagarro de 2014. Resta acrescentar que as brigadas SOS Cagarro na ilha do Corvo vão iniciar as patrulhas hoje para salvar os Cagarros em apuros.




Venham salvar Cagarros e fazer Amigos!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Educação Ambiental no estufim


Os alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira iniciaram esta semana as actividades teórico-práticas de Educação Ambiental quinzenais que decorrerão durante o ano lectivo de 2014/15 em parceria com o professor Marco Patrício. A primeira acção consistiu na aprendizagem das técnicas de sementeira de plantas nativas, nomeadamente, urze Erica azorica, uva-da-serra Vaccinium cylindraceum, sanguinho Frangula azorica, faia-da-terra Myrica faya.



Cagarros e Não Só!


Primeira acção de Educação Ambiental com os alunos do 1º ciclo da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. Uma vez que em Outubro começa o SOS Cagarro nada como voltar a relembrar algumas das aves marinhas dos Açores e conhecer novas. Esta actividade incidiu sobre as aves marinhas em geral, nomeadamente nos seus quatro grupos: ordem Procellariformes, Charadriiformes, Pelecaniformes e Sphenisciformes e suas características, desde pardelas, albatrozes, alcídeos, pelicanos e pinguins.




Onde há mar...há muito para contar!


A Educação Ambiental no Jardim de Infância "Planeta Azul" está de volta e no mês de Outubro o tema incidiu sobre o mar e algumas das características de animais não tão comuns. Onde há mar...há muito para contar levou estes pequenos à hora do conto organizada pela Biblioteca Municipal do Corvo, onde manatins, cavalos-marinhos entre outros invadiram o imaginário dos pequenos e graúdos presentes.




Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo já começou

O Programa Escolar 2014/2015, do Centro Ambiental do Priolo teve inicio na passada semana com um atividade na Escola Básica e Secundária da Povoação.

A "Rota da Água" foi a atividade que deu inicio a mais um Programa Escolar e é uma das várias atividades, que integram o Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP), e que normalmente tem grande solicitação por parte dos professores da ilha de São Miguel. 


Esta é uma atividade muito completa que permite aos docentes complementar o currículo escolar dos seus alunos, abordando a temática da Água de uma forma prática e diferente. Desenvolve-se em três sessões, sendo que a primeira é realizada no laboratório onde diversos conceitos relacionados com o ciclo da água são desvendados pelos alunos nas diversas experiências propostas. 

Esta atividade realizada com a turma OP1 da Escola Básica e Secundária da Povoação, permitiu aos 13 alunos presentes pensarem um pouco mais sobre as funções, a importância e o ciclo da água. Já no fim das sessões de laboratório, constrói-se um filtro simples que permite demonstrar aos alunos o funcionamento de uma ETAR e com o qual podem perceber que algumas substâncias que podem poluir a água constituem um problema difícil de resolver.


Num dia posterior é normalmente marcada uma visita de estudo na qual os alunos visados têm um enquadramento dos conceitos adquiridos aplicados à sua realidade local. Neste caso não foi possível realizar esta parte devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir. Em vez disso, foram revistos os conceitos desenvolvidos na sessão de laboratório através do caderno de atividades da "Rota da Água", o que permite aos alunos escreverem e relembrarem o que viram na sessão de laboratório.

Este foi o pontapé de saída do Programa Escolar deste ano e a CAP já tem diversas atividades marcadas para o resto do mês e para novembro.

Gostaríamos de agradecer à EBS da Povoação pela disponibilidade em trabalhar com a SPEA e à docente e aos seus alunos pelo interesse demonstrado nesta atividade!

Alunos fazem visita voluntária a Milhafre


Na passada semana, este grupo de crianças deslocou-se ao centro e pediu-nos para os acompanhar ao Centro de Recuperação de Aves Selvagens dos Açores para visitar o milhafre Buteo buteo rothschildi, em recuperação. Um pedido que como é óbvio não poderíamos recusar, esta foi uma oportunidade para estas crianças verem ao vivo e a cores a espécie, assim como, aprender sobre esta.




Educação Ambiental em Terras do Priolo

Está a decorrer desde sábado passado, 11 de outubro, uma nova formação para professores designada “Educação Ambiental em Terras do Priolo”. Esta é a segunda edição de um modelo de formação criado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – e realizada desta vez em parceria com o Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste. 



“Educação Ambiental em Terras do Priolo” conta com 18 formandos, docentes vindos de várias escolas da ilha de São Miguel passando pela Escola Básica e Secundária da Povoação, Nordeste, Ponta Garça, Domingos Rebelo e Lagoa. E o seu principal objetivo é dotar estes docentes de uma formação mais específica no que se refere ao Património Natural dos Açores, em especial habitats e espécies que se podem encontrar nas Terras do Priolo de forma a poderem depois utilizar esses conhecimentos no âmbito das suas aulas, facilitando a aprendizagem de diversos conceitos aos seus alunos.

Esta ação de formação tem a duração de 25h e está dividida em 5 módulos, onde se incluem temas como Singularidade do Arquipélago dos Açores e Terras do Priolo, identificação de património natural e geológico bem como a sua gestão e conservação, Biodiversidade dos Açores e finalmente materiais didáticos sobre as Terras do Priolo. E possuí uma componente teórica e prática. Irá decorrer nos próximos sábados do mês de outubro e primeiro sábado de novembro.

O nosso agradecimento ao Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste pelo convite e votos de boas formações.

Formação de escalada no LIFE Terras do Priolo

A equipa do LIFE+ Terras do Priolo iniciou na semana passada uma formação de escalada que irá permitir a realização em segurança de trabalhos de recuperação de áreas de Laurissilva em zonas de elevado declive, como derrocadas e encostas de linhas de água.





Muitas das áreas de vegetação natural que dão abrigo e alimento ao Priolo, situam-se em zonas de grande declive e difícil acesso. Foram também estas características que, ao longo dos séculos, limitaram a destruição da floresta nativa na sua totalidade pelas pessoas e gado libertado na montanha. No entanto, estas características não impediram a proliferação de espécies de flora exótica invasora, cujas sementes são muitas vezes transportadas pelo vento ou pelas aves.


O declive muito elevado destas encostas tem impedido a intervenção em áreas importantes de laurissilva. Por outro lado estes locais com declives muito elevados funcionam atualmente como focos de dispersão da flora invasora para as áreas recuperadas nos últimos anos. A intervenção destas áreas, muitas delas antigas derrocadas ou linhas de água, é urgente mas impossível de realizar em segurança sem a utilização de material e técnicas adequadas. A formação em escalada e trabalho em altura é fundamental para a realização deste trabalho e para a recuperação com maior eficácia das zonas de habitat em melhor estado.


A formação irá decorrer ao longo deste mês de outubro e irá permitir a constituição de uma equipa de intervenção com capacidade de atuar em segurança nestas áreas mais complicadas, algo essencial ao longo do projecto e importante na manutenção e gestão das áreas naturais a médio e longo prazo.  

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fim de Semana da Biodiversidade celebrou a Natureza nas Terras do Priolo

Passeios Pedestres e de Bicicleta, Observação de fauna e flora, Geocaching, Exposições, Malabarismo e Mini-golfe rústico foram algumas das cerca de 15 atividades que se realizaram de 27 de setembro a 5 de outubro nas Terras do Priolo (Nordeste e Povoação). Este evento assinalou este ano o Dia Mundial do Turismo (no dia 27) e juntou uma centena de pessoas e um total de mais de 300 participações nas diversas atividades propostas ao longo dos vários dias.



O Fim de Semana da Biodiversidade teve atividades a decorrer na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro (Pedreira), na Reserva Florestal de Recreio da Vila do Nordeste e pelas áreas protegidas do Parque Natural de Ilha de São Miguel nos concelhos do Nordeste e Povoação.



Este evento, promovido no âmbito do projeto Life+ Terras do Priolo, proporcionou um vasto conjunto de atividades lúdicas e sustentáveis que permitiram a descoberta e o contacto com a Natureza.


O Fim de Semana da Biodiversidade, organização conjunta da SPEA, Direção Regional dos Recursos Florestais, Câmara Municipal de Nordeste e Parque Natural de Ilha de São Miguel, assinalou este ano o Dia Mundial do Turismo dedicado ao tema “O turismo e o desenvolvimento comunitário”. Este evento que se iniciou em 2010 contou ainda com o apoio do Observatório Microbiano dos Açores, Casermel, Casa dos Moinhos Artesanato, Clube de Orientação de São Miguel, João e Sandra Calado, Fungismagictruxis e teve o acompanhamento em directo da radio Canal FM.

  






segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Raridades de regresso ao Corvo


Mais um ano e mais uma época de migrações na ilha do Corvo. Desde o início de Outubro que a mais pequena tem novos habitantes, ou melhor os habituais twitchers que todos os anos desde 2005 se tem deslocado ao Corvo entre Outubro e Novembro para encontrar as raridades americanas que aqui vem parar em consequência das tempestades que assolam o Atlântico neste período e desviam estas espécies das suas rotas migratórias habituais. 





Até ao momento já foram registadas 7 aves americanas de 2 espécies, nomeadamente 2 Andorinhas-de-dorso-acanelado Petrochelidon pyrrhonota e 5 Petinhas americanas Anthus rubescens.  Mas não são só aves americanas que aqui vem parar, ainda esta semana foram avistados, o Colhereiro Platalea leucorodia (foto) que apesar de estar presente no país, não é comum nos Açores e a Coruja-das-neves Bubo scandiacus que normalmente habita o círculo polar ártico e é uma espécie rara na região. Mantenham-se atentos às actualizações destes twitchers e conheçam as raridades e não só que vem parar à mais pequena.

Jardim de Infância visita Milhafre


No passado dia 3 de Outubro os alunos do Jardim de Infância "Planeta Azul" foram visitar o milhafre Buteo buteo rothschildi que se encontra a recuperar no Centro de Recuperação de Aves Selvagens dos Açores, na ilha do Corvo. Para estes alunos esta foi uma oportunidade única, pois puderam observar pela primeira vez, a única ave rapina diurna residente (subespécie endémica) nos Açores, mas que não se distribui no grupo Ocidental. Os alunos ficaram assim a conhecer a espécie, a sua distribuição, biologia e também as ameaças a que está sujeita.





Fica ainda uma palavra de apreço de todos nós ao Pedro Domingos, o responsável pela recuperação desta ave.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Exposição sobre turismo sustentável nas Terras do Priolo

Foi inaugurada no passado sábado na Vila do Nordeste, Dia Mundial do Turismo, uma exposição dedicada à Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo que poderá ser visitada na Reserva Florestal de Recreio da Vila do Nordeste até ao próximo dia 5 de outubro.


  
A exposição, realizada no âmbito do projecto LIFE Terras do Priolo, resulta de uma colaboração da SPEA, Serviços Florestais do Nordeste, Câmara Municipal do Nordeste e Parque Natural de Ilha de São Miguel. Pretende-se com este evento divulgar não só o território (formado pelos concelhos do Nordeste e Povoação) mas também a estratégia de promoção do turismo sustentável resultante da Carta Europeia de Turismo Sustentável atribuída a este território em 2012.


Uma das ações desta estratégia é a promoção e dinamização da Marca Priolo para empresas locais ligadas ao turismo e que conta já com mais de 30 empresas aderentes, várias delas presentes na abertura desta exposição. Estas empresas, com origem ou atividade nos concelhos das Terras do Priolo, abrangem deste restaurantes a turismo rural e unidades hoteleiras, contando também com empresas de turismo ativo e artesanato.


A abertura da exposição contou com a presença da Directora Regional de Recursos Florestais, Anabela Isidoro, o vereador da Câmara Municipal do Nordeste, Luis Dutra, e o Director executivo da SPEA, Luis Costa.



A exposição pode ser visitada todos os dias até ao próximo domingo, das 14h às 17h, marcando também o início das atividades do Fim de Semana da Biodiversidade, um evento que irá decorrer no fim de semana de 4 e 5 de outubro e que terá um extenso programa de atividades ligadas à Natureza aberto a toda a população. Para mais informações sobre o programa do Fim de Semana da Biodiversidade 2014 em http://centropriolo.spea.pt/.