segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aprender sobre a "Família" dos Cagarros

No dia 24 de abril, a Técnica da SPEA no Corvo, Tânia Pipa, levou realizou uma aula de Educação Ambiental na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira. 


A actividade consistiu em dar a conhecer aos alunos do 2º e 3º ano as espécies de aves marinhas nidificantes nos Açores. Para além de terem ficado a conhecer a sua morfologia, ciclo de vida e distribuição, os alunos testaram ainda a sua audição ao aprenderem a distinguir estas espécies, através da sua vocalização. 

No final toda a turma foi premiada com um poster das Aves marinhas dos Açores.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Rota da Agua no Nordeste

No passado sábado, 19 de Abril, foi realizada a atividade “Rota da Água”, no Nordeste, no âmbito do Programa Parque Aberto, organizado pela Direção Regional do Ambiente em parceria com a SPEA e a Câmara Municipal do Nordeste, que no presente ano celebra os 500 anos da sua elevação a concelho. Este circuito teve como intuito demostrar o funcionamento do ciclo da água numa das ribeiras deste concelho, a Ribeira dos Caldeirões e mostrar as infraestruturas existentes para garantir o fornecimento de água para as populações. A visita foi acompanhada por um técnico da empresa Nordeste Activo que é responsável pela exploração dos serviços de água no concelho.





A primeira paragem foi no Planalto dos Graminhais onde os participantes puderam inteirar-se do trabalho de restauro das turfeiras realizado pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável e perceber a importância que este tipo de habitat tem para a retenção e regulação dos recursos hídricos. Segundo Joaquim Teodósio, coordenador da SPEA Açores “As leivas das turfeiras funcionam como uma esponja que retém a água e liberta lentamente garantindo o fornecimento de água inclusive em épocas com falta de chuva”.



A segunda paragem foi na entrada para a nascente da Ribeira dos Caldeirões, cujo acesso a pé atravessa a ribeira e permite observar também o aspeto da mesma a meio do percurso. Após este curto percurso, os participantes puderam observar como é feita a captação da água da nascente e também como é feito o controlo de qualidade da mesma no seu percurso até ao reservatório, nomeadamente através das caixas de passagem.


A terceira paragem foi no próprio reservatório de água, o maior do concelho e também o mais recente, uma vez que o antigo foi destruído pela passagem da SCUT e este foi construído como substituição. Neste reservatório, os visitantes puderam observar como se faz o tratamento final da água para garantir que tem a qualidade apropriada para o consumo humano. Fernando Simas, técnico da empresa Nordeste Activo indicou que “no caso da Achada, e uma vez que a água provem diretamente das turfeiras dos graminhais, não é preciso realizar muitos tratamentos para conseguir condições adequadas da água”.





O circuito terminou no Parque da Ribeira dos Caldeirões com a visita aos moinhos de água recuperados.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Geocaching : À Descoberta da Ilha

No dia 13 de Abril, 27 habitantes da Vila do Corvo participaram na actividade do Parque Aberto “Geocaching : À Descoberta da Ilha” com a qual colaboramos, assim como, o programa "Corvo em Movimento" e a Unidade de Saúde. 

Esta actividade consistiu numa caminhada pelo percurso interpretativo do projecto LIFE “Ilhas Santuário para as Aves Marinhas” no qual também se encontram algumas geocaches para os seguidores desta actividade. 


Apesar da chuva, não houve desistências, no final os participantes puderam ainda medir a tensão arterial e os niveis de glicose celebrando desta forma também, o Dia Mundial da Saúde.

Dia da árvore para a população

A plantação do dia da árvore com a população da Vila do Corvo realizou-se na Vila do Corvo na passada sexta-feira, dia 11 de Abril. 

Cerca de 17 habitantes juntaram-se à SPEA e ao Parque Natural e plantaram pela Vila cerca de 90 plantas nativas, nomeadamente, urzes Erica azorica e cedros-do-mato Juniperus brevifolia


Obrigada a todos os que contribuíram para que a flora nativa floresça por canadas e jardins da ilha mais pequena.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeiros resultados do Censo de Milhafres

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) informa que houve uma grande adesão por parte dos cidadãos do arquipélago dos Açores na IX Edição do Censo de Milhafres, uma iniciativa integrada na Citizen Science e coordenada anualmente pela SPEA, desde 2006.

Segundo dados publicados pela IUCN em 2010, a espécie Buteo buteo possuí um estatuto de conservação pouco preocupante, contudo não existem números concretos para as populações desta espécia nos arquipélagos dos Açores e Madeira.


O Censo de Milhafres visa estimar o número de aves desta espécie, conhecida por milhafre nos Açores e por manta na Madeira. Os censos são realizados exclusivamente por voluntários e tratados por biólogos, que assim conseguem de uma forma participada analisar o estado de conservação da espécie e avaliar medidas de conservação que possam ser necessárias.

Este ano, nos dias 5 e 6 de abril, a participação dos cidadãos superou as expetativas, tendo sido possível obter mais dados sobre esta espécie de rapina diurna, tão importante para o ecossistema. Contudo as más condições climatéricas que se fizeram sentir em algumas ilhas, fizeram que muitas rotas tenham sido feitas sem visibilidade, dando resultados muito baixos de indivíduos de Milhafres. Por esse motivo, a organização decidiu alargar o período do censo até à tarde do dia 13 de abril.


Passado apenas um dia, após o encerramento do período do censo, já se confirmou a participação de mais de 110 cidadãos, que fizeram mais de 80 rotas em 7 ilhas do arquipélago: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial. Destas ilhas, destaca-se a ilha de São Miguel e a ilha Terceira, com 30 e 22 rotas, respetivamente.

De realçar que estes são os resultados obtidos apenas das fichas que já nos foram enviadas, faltando ainda os dados de alguns voluntários.

Pedimos a todos os voluntários que nos enviem as suas fichas de registo do censo o mais rápido possivel, pois só assim a SPEA poderá divulgar os resultados do IX Censo de Milhafres nos Açores.

A SPEA aproveita desde já esta oportunidade para agradecer a participação de todos!

SPEA com atividades até ao final do mês

A SPEA realiza até ao final do mês de abril mais duas atividades abertas a toda a população. 

No dia 19 de abril irá ter lugar a atividade “Rota da Água” no Nordeste, que consiste numa visita guiada ao percurso da água no Nordeste com visita a uma nascente e a um habitat prioritário na retenção de água, as turfeiras do Planalto dos Graminhais. 


Esta iniciativa é organizada em colaboração com a Câmara Municipal do Nordeste e integrada no programa de comemorações dos 500 anos de elevação do Nordeste a concelho. Esta é uma atividade realizada no âmbito do programa Parque Aberto, iniciativa dos Parques Naturais dos Açores e é gratuita com inscrição obrigatória através de http://parquesnaturais.azores.gov.pt.

No dia 25 de Abril irá decorrer uma Saída de Observação de Aves na Praia da Vitória,  Ilha Terceira, com o apoio técnico da SPEA. Esta é também uma atividade gratuita mas com inscrição obrigatória através de http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/. 


Para mais informações, contactar 918 536 123.

Contagem de Aves Marinhas nos Açores

No próximo dia 10 de Maio efetua-se pela primeira vez nos Açores a contagem de Aves Marinhas, inserida na monitorização regular efetuada pela Rede de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM).

Esta ação será realizada em simultâneo na ilha do Corvo e na Ilha de São Miguel a título experimental. Uma das principais ações da Rede RAM é a organização de dias de observação de aves marinhas, em que os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa, preferencialmente no mesmo horário, para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número, direção de voo, idades, etc. As contagens são por norma realizadas no primeiro sábado de cada mês. 


Para mais informações clique aqui.  
Aceitamos inscrições para um limite máximo de 6 pessoas. Para  inscrições favor contate: acores@spea.pt.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SPEA Açores dá Apoio a SPEA Madeira na monitorização da colónia de frulhos

No período entre 26 de Março a 3 de Abril a "SPEA Corvo" teve a oportunidade de colaborar com a SPEA Madeira nos trabalhos de monitorização do LIFE ILHÉUS DE PORTO SANTO. Nomeadamente, nos Censos de mar e claro na monitorização da colónia nidificante de frulho Puffinus assimilis do Ilhéu de Cima, onde foram recuperados 6 loggers que permitirão obter informação sobre os movimentos dos frulhos. 


Os frulhos são aves marinhas da família dos Cagarros e também nidificam no Corvo, onde no fim do mês de Maio alguns juvenis já foram salvos e libertados após serem encontrados pela população, na Vila do Corvo. 

Até ao momento ainda não foram encontrados ninhos acessíveis desta espécie na ilha do Corvo, uma vez que as suas colónias se encontram preferencialmente nas falésias inacessíveis da ilha. Foi ainda possível participar nas acções de monitorização do aeroporto de Porto Santo. 

Fica um Obrigado à SPEA Madeira pela oportunidade!