segunda-feira, 31 de março de 2014

Percurso de iniciação à Identificação de Cogumelos

Realizou-se no sábado passado, 29 de março, um percurso interpretativo onde se identificaram alguns tipos de cogumelos diferentes. Esta atividade designada, Percurso de Iniciação à Identificação de Cogumelos integrou-se no evento Azores Trails Fest da responsabilidade do Turismo dos Açores e levou 13 participantes à Serra da Tronqueira, a uma das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. 


A manhã de sábado iniciou-se com uma pequena explicação sobre os tipos de cogumelos que existem e sobre a sua importância e função no ecossistema. A técnica da SPEA, Yaiza López, referiu ainda alguns cuidados a ter quando se encontram cogumelos. Nem todos os cogumelos e fungos que encontramos são comestíveis e a sua identificação é muito complicada. 


A atividade prosseguiu com um pequeno percurso de prospeção pela floresta, onde foi pedido aos participantes que tentassem encontrar alguns cogumelos. Este pedido revelou-se bem mais complicado que o que parecia e serviu para demonstrar aos participantes que não é fácil encontra-los. Normalmente, este tipo de fungo encontra-se nas áreas mais húmidas da floresta e algumas vezes em sítios bem improváveis. 


Na identificação de cogumelos existem algumas características que podem ser fundamentais é o caso do seu tamanho, cor, aspeto, forma, cheiro e algumas vezes sabor. Após encontrar alguns exemplos na floresta, o grupo continuou até outra área desta vez uma das áreas intervencionadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Aí, falou-se um pouco sobre conservação e foram evidentes os trabalhos realizados com vista à restauração da área com a remoção de plantas exóticas. Também neste local se encontraram alguns exemplares de cogumelos bem diferentes dos observados anteriores.


No geral, todos os participantes, com mais ou menos experiência na identificação de cogumelos, constaram a dificuldade que existe em identificar corretamente alguns géneros de cogumelos, muitos dos quais só se consegue recorrendo a uma análise macroscópica no laboratório. Verificou-se ainda a necessidade em estudar mais este grupo que atualmente é um dos menos estudados nos Açores.


Agradecemos a todos a sua participação, ficando o convite no ar de realizar mais uma atividade do género em breve.

Fórum Anual da Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Priolo” celebrado no Nordeste.


No passado 26 de Março pelas 19h30 horas teve lugar, no Centro de Atividades Culturais do Nordeste, o Fórum anual da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo.


Este forum contou com 34 participantes pertencentes a 16 entidades, das quais 8 empresas já aderentes à Marca Priolo e representantes de todas as entidades parceiras no projecto (Direção Regional do Ambiente, Direcção Regional dos Recursos Florestais, Direção Regional do Turismo, Câmara Municipal de Nordeste e Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves).



Neste encontro foi apresentado o balanço do Relatório de Progresso do Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo nas Terras do Priolo relativo a 2013 e foram também feitas apresentações relativas a futuras ações no ambito da carta, nomeadamente sobre percursos pedestres, o novo projeto Life+ Terras do Priolo, as comemorações dos 500 anos do concelho do Nordeste e sobre o projeto do Passaporte Geoparque. Foi também realizada uma votaçao por parte dos presentes para definir a prioridade das ações para o próximo ano.


A Directora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, que presidiu a sessão em representação do Governo Regional considerou que "É de destacar a assinatura por parte de mais quatro empresas dos termos de compromisso de adesão à marca 'Priolo' e aos princípios da Carta, que preveem o desenvolvimento de ações e práticas em prole da conservação da natureza e de um turismo sustentável neste território".

Mais 4 empresas assinaram o compromisso da Marca Priolo, totalizando assim 23 empresas aderentes comprometidas com a conservação da natureza e a promoção de um turismo sustentável. Foram também entregues às empresas aderentes à Marca Priolo materiais para a criação de pontos de informação sobre as Terras do Priolo nos seus estabelecimentos.

Fonte: http://www.azores.gov.pt/GaCS/Noticias/2014/Marco/Diretora+Regional+dos+Recursos+Florestais+destaca+ades%C3%A3o+das+empresas+%C3%A0+marca+Priolo.htm

Dia da árvore comemorado no Corvo e em São Miguel

A SPEA comemorou o Dia Mundial da Árvore, que teve lugar no passado dia 21 de março, organizando diferentes atividades na Ilha do Corvo e na Ilha de São Miguel.

No Corvo, a SPEA juntou-se ao Parque  Natural e plantou cerca de 250 plantas nativas, nomeadamente urzes Erica azorica e cedros-do-mato Juniperus brevifolia. As plantações ocorreram na Reserva Biológica do Corvo, em colaboração com o Clube do Ambiente da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira e no espaço exterior da Creche "Planeta Azul" onde os meninos e meninas tiveram a oportunidade de plantar uma nativa cada um. 


De ressalvar ainda que na plantação na Reserva Biológica do Corvo participaram também os dois primeiros turistas a visitar a Reserva. Fica uma palavra de apreço para a "Mi" e o "Uki" pela sua ajuda e simpatia que trouxeram da ilha japonesa de Kakeroma. 

Posteriormente realizar-se-á também uma plantação pela Vila do Corvo aberta à participação de toda a comunidade, que foi adiada, uma vez que as condições climatéricas não se apresentavam favoráveis. 

Na Povoação este dia foi comemorado com diversas atividades nas escolas da Povoação e Nordeste. As comemorações começaram no início da semana, no dia 19 de março, com os mais pequenos da Escola Básica da Povoação a visitarem a exposição “Uma Floresta, um Futuro”. Participaram desta atividade cerca de 100 alunos, que com esta exposição puderam viajar pelo mundo do priolo, muitos deles tendo desta forma o seu primeiro contacto com as plantas da Floresta Laurissilva.


Ainda no mesmo dia e seguindo um trabalho que já vem sendo habitual, alguns alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação dirigiram-se aos Viveiros de produção de plantas nativas do Projeto Terras do Priolo onde colaboraram com os trabalhos a decorrer no viveiro no momento.

A semana terminou com algumas saídas de campo com turmas da Escola Básica e Secundária do Nordeste no âmbito da atividade “Descoberta da Laurissilva”. Desta forma, os alunos de duas turmas de 5º ano puderam conhecer as plantas que se encontram no Miradouro do Pelado (Fazenda) e mais tarde aquelas que se podem observar no Jardim de Endémicas anexo ao Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.


A SPEA agradece a participação de todos os envolvidos! Esperamos continuar a contar convosco para a preservação da Floresta natural dos Açores: a Laurissilva.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Curso de Fauna e Flora da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme

A Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA) organizou no passado fim de semana, 22 e 23 de março, um curso de Fauna e Flora da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme. Este teve como objetivo aumentar o conhecimento sobre a fauna e flora que se podem encontrar nesta zona protegida e consistiu numa parte teórica e outra mais prática que permitiu levar os participantes ao terreno e consolidar os conhecimentos adquiridos.

Foram no total 15, os que participaram nesta formação entre professores, profissionais da área do turismo e outros, que se dirigiram às instalações do Centro Ambiental do Priolo no sábado passado (22 de março) para uma manhã em que o tema escolhido foi a fauna dos Açores, com especial destaque para as aves dos Açores. Segundo o técnico da SPEA e formador, Rúben Coelho, São Miguel é uma ilha que para além de várias espécies de aves residentes possui um grande potencial para a observação de aves acidentais que encontram nos Açores um refúgio durante as suas rotas migratórias. Foram vários os conceitos tratados desde espécies endémicas, nativas, residentes, exóticas entre outras.


Após um almoço agradável, as atenções viraram-se para as plantas, e o técnico do da SPEA – Carlos Silva – fez uma breve introdução sobre a estrutura da vegetação e floresta natural que se encontram nos Açores fazendo muitas vezes um paralelismo com outras regiões da Macaronésia. A floresta Laurissilva e as Turfeiras foram dois dos habitats prioritários mais referidos. 

No segundo dia, o dia começou na Vila do Nordeste e embora as condições climatéricas não fossem muito convidativas o curso continuou com um trilho pedestre até à Fazenda (Nordeste) onde se puderam observar muitas plantas endémicas, plantas exóticas e aves residentes como pintassilgos, canários, tentilhões, piscos-de-peito-ruivo, estorninhos entre outros. A saída de campo seguiu para a Serra da Tronqueira embora com muita chuva. Após uma pausa para almoço os participantes visitaram os Viveiros do projeto LIFE+ Terras do Priolo, localizados na Povoação. Aqui e com uma explicação breve do técnico da SPEA Filipe Figueiredo, responsável pela manutenção desta infraestrutura, todos puderam perceber a importância deste viveiro para as ações de intervenção realizadas durante os projetos dirigidos à conservação do Priolo desde 2003. 

Esta formação terminou em grande com a observação de vários priolos no interior da da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, que presentearam todos com a sua presença concluindo da melhor forma este curso.

Agradecemos a todas a sua participação e fica o convite para novas atividades já no mês de abril.

terça-feira, 25 de março de 2014

SPEA comemora o Dia da Árvore com atividades em escolas do Nordeste e Povoação

Como já vem sendo habitual, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) procura sempre que possível participar na comemoração de datas importantes para o ambiente, o Dia da Árvore, 21 de março, não poderia ser exceção.

Este ano as atividades começaram logo no início da semana no dia 19 de março com os mais pequenos, na Escola Básica da Povoação. Em que cerca de cem alunos visitaram a exposição “Uma Floresta, um Futuro” e viajaram pelo mundo do priolo, muitos deles tendo desta forma o seu primeiro contacto com as plantas da Floresta Laurissilva.

Ainda no mesmo dia e seguindo um trabalho que já vem sendo habitual, alguns alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica e Secundária da Povoação dirigiram-se aos Viveiros de produção de plantas nativas do Projeto Terras do Priolo onde colaboraram com os trabalhos a decorrer no viveiro no momento.

A semana terminou com algumas saídas de campo com turmas da Escola Básica e Secundária do Nordeste no âmbito da atividade “Descoberta da Laurissilva”. Desta forma, os alunos de duas turmas de 5º ano puderam conhecer as plantas que se encontram no Miradouro do Pelado (Fazenda) e mais tarde aquelas que se podem observar no Jardim de Endémicas anexo ao Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.


A Floresta é um bem essencial que deve ser protegido. A floresta dos Açores, designada por Laurissilva, é uma floresta fóssil onde podemos encontrar diversas espécies de plantas únicas e raras algumas das quais importantes para o Priolo (outra espécie única dos Açores).

Obrigado a todos por terem participado ! 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Concurso de Fotografia: Dá asas à criatividade e deixa a imagem falar por ti.

Está aberto o "I Concurso de Fotografia sobre a temática ambiental na ilha do Corvo". 

Este concurso irá decorrer de 15 a 30 de Abril e pretende que os participantes dêem asas à sua criatividade e captem momentos que demonstrem os problemas ambientais da mais pequena ilha dos Açores.



Esses momentos serão depois expostos e serão o mote para a tertúlia "Imagem com Opinião", onde irão ser discutidos os problemas fotografados, com o intuito de encontrar soluções para os mesmos. 

As melhores imagens terão direito a um prémio surpresa.

Gala "Best of LIFE"

Na passada sexta-feira, 21 de março, decorreu no BBC na Vila do Corvo a Gala "Best of LIFE". Este evento foi uma forma de comemorar o facto de o Projecto LIFE "Ilhas Santuário para as Aves Marinhas", que decorreu até 2013 naquela pequena ilha, ter sido considerado um dos melhores de 2013. 


A população aderiu e estiveram presentes cerca de 35 a 40 pessoas, em especial jovens que aderiram em massa. A gala decorreu em ambiente descontraído e para além das ofertas simbólicas aos mais jovens pela sua colaboração fantástica, foram revividos alguns momentos passados através de fotos e vídeos.


Durante este evento foi mais uma vez realçado o factor: comunidade, já que sem o apoio de toda a comunidade da Vila do Corvo o sucesso do projecto não seria o mesmo.


Desde já o nosso muito obrigada a todos os que contribuíram de forma direta ou indireta para que o Projeto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas ganhasse o prémio "BEST of LIFE!




segunda-feira, 17 de março de 2014

Plantas e aves em destaque nas Terras do Priolo

A SPEA realizou duas atividades nas Terras do Priolo nas últimas duas semanas em parceria com outras entidades. 


No dia 8 de março teve lugar a atividade "Trilho Interpretativo na Laurissilva", em parceria com a ExpoLab da Lagoa. Este atividade teve como objetivo dar a conhecer a Floresta Laurissilva dos Açores, habitat do Priolo, e os esforços levados a cabo até ao momento para a sua recuperação na Serra da Tronqueira.


A técnica da SPEA presente nesta atividade foi Azucena De La Cruz e contou com a presença de 17 pessoas que durante cerca de 6 horas percorreram algumas das áreas de Laurissilva recuperadas pelos projetos LIFE coordenados pela SPEA. A visita acabou nos viveiros do projeto, na Povoação, onde são produzidas as plantas endémicas utilizadas para a restauração da Laurissilva.



No passado dia 16 de março teve lugar uma "Saída de observação de aves na Lagoa das Furnas. Esta atividade contou com a presença do técnico da SPEA, Ruben Coelho, e foi feita em parceria com o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF). 


Nesta saída de observação de aves, estiveram presentes 25 participantes, que durante uma tarde puderam ver e identificar algumas das espécies presentes na Lagoa das Furnas. Relativamente às espécies observadas, os participantes puderam ver de perto 5 espécies migradoras: 

- Piadeira europeia (Anas penelope)
- Piadeira americana (Anas americana)
- Zarro-de-colar (Aythya collaris)
- Garça-branca-pequena (Egretta garzetta)
- Galeirão comum (Fulica atra)

Foram também observadas 9 espécies residentes, entre as quais: Milhafre (Buteo buteo rothschildi), a Estrelinha (Regulus regulus azoricus) e o Pisco-de-peito-ruivo ou Vinagreira (Erithacus rebecula rebecula).


Estas atividades estão inseridas no plano de atividades da SPEA e do LIFE+ Terras do Priolo para 2014.


Agradecemos desde a todos os participantes e esperamos voltar a contar convosco nas nossas atividades.

sexta-feira, 7 de março de 2014

LIFE Ilhas Santuário dá origem a mestrado e doutoramento

No âmbito do projeto LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas foram desenvolvidos dois projetos: um mestrado e um doutoramento. 


Carlos Silva, finalizou o seu mestrado sobre o tema ”Restauração do Ilhéu de Vila Franca do Campo, Açores - A recuperação de habitat para as aves marinhas". Por sua vez Sandra Hervías terminou o seu doutoramento em "Ecologia e impacto dos mamíferos invasores em ecossistemas insulares: a ilha do Corvo, arquipélago dos Açores". 

Vista interior do Ilhéu de Vila Franca do Campo

Estes trabalhos contribuem não só para a divulgação da Ilha do Corvo e dos Açores ao nível da conservação e investigação científica, como também para um maior conhecimento sobre a conservação de aves marinhas e seus habitats e salientam a problemática das espécies invasoras em ilhas oceânicas.

segunda-feira, 3 de março de 2014

"10 Anos de um projeto de conservação" em exposição no Nordeste

A exposição da  Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) "10 anos de um projeto de conservação", estará patente na Sala de Exposições do Munícipio do Nordeste a partir do dia 18 de março. Esta exposição está integrada nas comemorações dos 500 anos do concelho do Nordeste e a inauguração será no dia 18 de março às 19h.

A SPEA tem o prazer de integrar as comemorações dos 500 anos da elevação do Nordeste a concelho com uma exposição que  surgiu no âmbito das comemorações dos 20 anos de existência da SPEA. Nos Açores, a sua atuação é mais regular desde 2003 e tem permitido conservar e dar a conhecer várias espécies e habitats prioritários dos Açores. 



Nestes 10 anos, assumem maior destaque em São Miguel, os projetos LIFE Priolo (2003-2008) e LIFE+ Laurissilva Sustentável (2009-2013) que contribuíram para a conservação do Priolo e para os habitats
prioritários Floresta Laurissilva e Turfeiras, existentes na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme (Sítio Rede NATURA 2000) e integrados no Parque Natural de Ilha de São Miguel.

O concelho do Nordeste teve especial destaque no decorrer destes projetos, primeiro por ser um dos concelhos onde podemos encontrar Priolos, mas também pelo fato do Município do Nordeste ter sido parceiro dos Projetos LIFE Priolo e LIFE+ Laurissilva Sustentável.


Com esta exposição pretende-se dar a conhecer algumas das principais ações de conservação desenvolvidas nas Terras do Priolo (concelhos da Povoação e Nordeste) em prol da conservação desta ave e destes habitats.

Visite-nos a partir do dia 18 de março. Ficamos à sua espera!


Açores com grande destaque no Congresso de Ornitologia da SPEA

Vários trabalhos realizados nos Açores foram apresentados este fim de semana no VIII Congresso de Ornitologia da  SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), que está a decorrer em Almada de 1 a 4 de março e onde estão presentes mais de 200 participantes nacionais e internacionais. 

Aquele que é o principal ponto de encontro em Portugal entre investigadores, observadores de aves e estudantes no campo da Ornitologia, conta com um programa com oradores de renome nacional e internacional, como é o caso do holandês Theunis Piersma, com saídas de campo para os participantes e exposições abertas ao público. 


O VIII Congresso de Ornitologia deu especial atenção aos temas da migração e ecologia espacial das aves; aves como indicadores ambientais; ecologia e conservação de aves marinhas e impactes nas aves resultantes de grandes infraestruturas, entre outros, como a recuperação de habitats. 

Os Açores estão representados através de diversas comunicações referentes a projetos a decorrer na Região, realizados por Universidades, Centros de Investigação e a própria SPEA. Trabalhos realizados com espécies endémicas como o priolo, ou aves marinhas como o cagarro, para além dos resultados de conservação de habitats de importância europeia e de diversas ações de educação e sensibilização ambiental como o caso do Censo dos Milhafres, são diversas as referências aos Açores que se podem encontrar no programa desta edição do congresso.


Os trabalhos de conservação de espécies e habitats, nomeadamente, os trabalhos coordenados pela SPEA, no âmbito de diversos projetos LIFE (LIFE Priolo, LIFE Laurissilva Sustentável e LIFE Ilhas Santuário para Aves Marinhas) são hoje em dia uma referência a nivel nacional e europeu, voltando neste congresso a ser alvo de diversas comunicações.

O Congresso de Ornitologia da SPEA é uma referência em Portugal no âmbito da ornitologia e da conservação da natureza e é também uma oportunidade única para os participantes partilharem as suas experiências e conhecimentos. Esta edição contou com cerca de 200 participantes, e a apresentação de mais de 75 comunicações orais e 75 posteres científicos. 


O evento incluiu, na tarde do dia 2 de março, uma sessão especial aberta ao público em geral, dedicada ao tema “Aves e Pessoas”, onde também foram apresentados trabalhos a decorrer nos Açores, nomeadamente, os resultados do trabalho de sensibilização feito pelo Centro Ambiental do Priolo em São Miguel e do LIFE Ilhas Santuário para Aves Marinhas na Ilha do Corvo, e o trabalho de promoção do turismo sustentável nos concelhos do Nordeste e Povoação através da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo.

Este ano o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, da Naturlink, do Clube Birding in Extremadura e da Rio-a-dentro, e unidades hoteleiras e de restauração, que proporcionam descontos aos congressistas, entre outros.

Mais informações visite http://congresso.spea.pt/