sexta-feira, 14 de novembro de 2014

IX Jornadas do Priolo nos dias 21, 22 e 23 de novembro

Nos dias 21 e 22 de Novembro, decorrem as IX Jornadas do Priolo  tendo sido escolhido o Nordeste, um dos concelhos das Terras do Priolo, para a sua realização.  Estas jornadas, irão decorrer no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, incluindo várias apresentações sobre uma grande diversidade de temas relacionados com a Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação. Ainda no programa das Jornadas irá decorrer uma ação de voluntariado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta Autóctone, a 23 de novembro.

A IX edição das Jornadas do Priolo é organizada pela SPEA através do Centro Ambiental do Priolo no âmbito do Projecto LIFE+ Terras do Priolo, em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e Escola Profissional do Nordeste e com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste.

Estas jornadas que se iniciam no dia 21 de novembro pelas 9h, irão contar com contribuições  de diversas entidades, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, Parque Natural de Ilha de São Miguel, Observatório Microbiano dos Açores e Cresaçor. Serão apresentados vários temas que pretendem aproximar o público em geral, e em especial as camadas mais jovens, dos valores naturais a conservar no arquipélago dos Açores, bem como do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento. 

No dia 22 de novembro pelas 17h30 irá decorrer uma apresentação sobre o trabalho realizado pelo Projeto LIFE+ Terras do Priolo (http://life-terrasdopriolo.spea.pt/pt/) que resulta de uma parceria entre a SPEA e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), co-financiado pelo programa LIFE da Comunidade Europeia. Este projeto tem vindo a contribuir para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta Laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo. Mantendo assim os objetivos iniciais de um trabalho contínuo que a SPEA realiza em conjunto com diversos parceiros desde 2003, contribuindo para a conservação efetiva da população mundial de Priolo (Pyrrhula murina) que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel. 

Este ano, o programa destas jornadas incluí uma ação de voluntariado, mais especificamente o controlo de espécies invasoras e a plantação de espécies endémicas e nativas da Laurissilva dos Açores numa das áreas intervencionadas do projeto LIFE+ Terras do Priolo. Desta forma, assinala-se o Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de novembro, contribuindo para a conservação deum habitat prioritário dos Açores. No final desta atividade irá ter lugar um pequeno convívio celebrando ainda os 19 anos de atividade da SPEA. Esta atividade é gratuita e requer inscrição obrigatória através de http://centropriolo.spea.pt/pt/atividades/.


Para mais informações, poderão também contactar o Centro Ambiental do Priolo (http://centropriolo.spea.pt/pt/) através de centropriolo@spea.pt ou 91 853 6123.


Sem comentários:

Enviar um comentário