domingo, 2 de novembro de 2014

Educação Ambiental por Terras do Priolo terminou ontem

Terminou ontem, 1 de novembro, a formação “ Educação Ambiental por Terras do Priolo. Uma ação de 25h que resultou de uma parceria entre a SPEA e o Centro de Formação da Escola Básica e Secundária do Nordeste.

Esta formação foi frequentada por 18 participantes, docentes de várias escolas da ilha de São Miguel e com diversas áreas de interesse como é o caso da Geologia, Psicologia, Ciências e Matemática, Físico-Químicas e Educação Física. E compôs-se de vários módulos que incluíram várias temáticas relacionadas com o património natural e geológico dos Açores e com fauna e flora dos Açores. Uma parte foi ainda dedicada à apresentação de diversos projetos de conservação na maioria coordenados pela SPEA nos Açores em prol da conservação do priolo, “essa ave que todos ouvimos falar mas nem todos sabemos o que é” , citando a formadora desta ação.
Uma das sessões de formação.

Cumprindo um dos objetivos principais desta formação foram apresentados diversos materiais de consulta, websites e bibliografia aconselhada para o enriquecimento destes professores nestas temáticas. E os formandos puderam ainda realizar algumas atividades que se integram no Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo, como é o caso da atividade “De Ossos nas Mãos”.

Foi organizada uma saída de campo com objetivo de permitir que todos pudessem ver no campo o resultado de algumas das ações de recuperação realizadas na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme para o aumento da área de Floresta e preservação da Laurissilva dos Açores e observar no campo espécies de plantas e animais referidos durante as sessões da formação. A visita permitiu ainda conhecer o Centro Ambiental do Priolo e as áreas envolventes.
Saída de Campo.

O dia de ontem foi dedicado à avaliação dos trabalhos realizados pelos docentes e a quem foi pedida a criação de uma atividade que pudesse ser incluída nas suas aulas de forma a consolidar conhecimentos obrigatórios nos currículos escolares dos alunos, utilizando sempre os recursos naturais dos Açores como exemplo.


Sessão de avaliação dos trabalhos.

Foram diversas as propostas e houve mesmo quem criasse jogos que posteriormente ofereceu ao Centro Ambiental do Priolo enriquecendo desta forma a área destinada às crianças deste centro de interpretação. 
Algumas das atividades criadas colocadas no Centro Ambiental.
No final fez -se um pequeno convívio num ambiente mais descontraído e que demonstrou o bom ambiente que se criou ao longo de 4 sábados desta formação.  


Convívio no final da formação.

Esta formação foi a segunda do género, desenvolvida pela SPEA, e tem-se revelado uma forma muito positiva de ajudar os docentes a criar uma consciencialização ambiental dos seus alunos visto que também eles descobrem coisas que não tinham tido oportunidade anteriormente, adquirem novos conhecimentos e consolidam informações que já tinham. 

O nosso obrigado pelo convite e bom trabalho a todos os educadores e docentes !

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