quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo já começou

O Programa Escolar 2014/2015, do Centro Ambiental do Priolo teve inicio na passada semana com um atividade na Escola Básica e Secundária da Povoação.

A "Rota da Água" foi a atividade que deu inicio a mais um Programa Escolar e é uma das várias atividades, que integram o Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP), e que normalmente tem grande solicitação por parte dos professores da ilha de São Miguel. 


Esta é uma atividade muito completa que permite aos docentes complementar o currículo escolar dos seus alunos, abordando a temática da Água de uma forma prática e diferente. Desenvolve-se em três sessões, sendo que a primeira é realizada no laboratório onde diversos conceitos relacionados com o ciclo da água são desvendados pelos alunos nas diversas experiências propostas. 

Esta atividade realizada com a turma OP1 da Escola Básica e Secundária da Povoação, permitiu aos 13 alunos presentes pensarem um pouco mais sobre as funções, a importância e o ciclo da água. Já no fim das sessões de laboratório, constrói-se um filtro simples que permite demonstrar aos alunos o funcionamento de uma ETAR e com o qual podem perceber que algumas substâncias que podem poluir a água constituem um problema difícil de resolver.


Num dia posterior é normalmente marcada uma visita de estudo na qual os alunos visados têm um enquadramento dos conceitos adquiridos aplicados à sua realidade local. Neste caso não foi possível realizar esta parte devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir. Em vez disso, foram revistos os conceitos desenvolvidos na sessão de laboratório através do caderno de atividades da "Rota da Água", o que permite aos alunos escreverem e relembrarem o que viram na sessão de laboratório.

Este foi o pontapé de saída do Programa Escolar deste ano e a CAP já tem diversas atividades marcadas para o resto do mês e para novembro.

Gostaríamos de agradecer à EBS da Povoação pela disponibilidade em trabalhar com a SPEA e à docente e aos seus alunos pelo interesse demonstrado nesta atividade!

Sem comentários:

Enviar um comentário