quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Confirma-se nidificação de Garajau-de-dorso-preto na Graciosa

Pela primeira vez a nidificação de Garajau-de-dorso-preto Sterna fuscata não é uma hipótese, é uma realidade no ilhéu da Praia, na ilha Graciosa, Açores. Esta descoberta foi feita pela equipa técnica da SPEA e pelo anilhador credenciado Carlos Pacheco que se encontravam no ilhéu da Praia para mais uma ação de monitorização da população de paínho-de-monteiro Oceanodroma monteroi no âmbito do projeto “Painho-de-monteiro (fase 1), aprovado e financiado ao abrigo do Programa “Preventing Extinctions” (PEP) da BirdLife International.


Os Açores são o limite norte para a distribuição da espécie, que desde 1902 é conhecida no arquipélago, com apenas 2 casais reprodutores conhecidos no ilhéu da Vila (Santa Maria). Desde 2004, há suspeitas de nidificação no ilhéu da Praia, Graciosa, pela presença ocasional de um casal entre as colónias de garajau-comum Sterna hirundo e garajau-rosado Sterna dougallii


O garajau-de-dorso-preto é cerca de 10-15% maior do que um garajau e tem a particularidade comparativamente com estes (2-3 ovos), de apenas pôr um ovo. A sua época de nidificação é entre Abril e Setembro e a nidificação da espécie foi confirmada pela descoberta da cria, uma raridade no que respeita ao país e na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário