segunda-feira, 21 de julho de 2014

Uma manhã na companhia das Aves

No sábado passado, 19 de julho, realizaram-se várias atividades no que foi uma manhã diferente na companhia das aves. Isto foi possível através de uma parceria entre a SPEA, Expolab e o Centro de Monitorização e Investigação da Lagoa das Furnas (CMIF) com o apoio do programa Biologia no Verão da Ciência Viva que em conjunto organizaram uma manhã que começou com uma anilhagem, depois uma observação de aves e uma visita às instalações do CMIF.

Grupo no inicio da atividade: Foto : Ana Mendonça
A manhã começou bem cedo para os cerca de 30 participantes que estiveram nas Caldeiras da Lagoa das Furnas, acompanhados pelo Dr. Paulo Catry, que capturaram, identificaram e anilharam várias aves. A anilhagem é uma técnica frequentemente utilizada para o estudo de varias espécies de aves e é util para a obtenção de diversas informações das suas populações como é o caso do seu número, migrações, entre outros.
Desta forma foi possível observar e conhecer um pouco mais sobre as 20 aves capturadas, todas passeriformes residentes que podemos encontrar nesta área, entre piscos-de-peito-ruivo, alvéolas, tentilhões e até toutinegras. Foi possível ainda conhecer a estrelinha, uma ave de pequenas dimensões que embora não tenha sido capturada nas redes fez questão de acompanhar a atividade.
Toutinegra fêmea capturada. Foto: Ana Mendonça

Tentilhão macho capturado. Foto : Ana Mendonça
A atividade continuou depois com a observação de algumas aves que se encontravam na Lagoa das Furnas. Foi possível registar a observação de duas íbis pretas consideradas raridades nos Açores, uma garça branca pequena e alguns galeirões. Para os mais curiosos, falou-se ainda das espécies residentes e dos seus cantos havendo um momento para a sua identificação.  
Íbis Preta. Foto: Ana Mendonça

Os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o CMIF no final da manhã. E quem quis pude ainda assistir às palestras que se realizaram de tarde no Expolab sobre lixo marinho e o trabalho da SPEA nos Açores.

Agradecemos a todos por terem participado e um especial agradecimento ao Dr. Paulo Catry, Expolab e CMIF que contribuíram para melhorar esta atividade.

Descubra mais sobre as atividades que temos para si em http://centropriolo.spea.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário