quinta-feira, 17 de julho de 2014

Percurso noturno “Rota dos Cagarros”

No dia 4 de julho realizou-se um percurso noturno para a observação de Cagarros Calonectris diodomea na freguesia da Pedreira, no Nordeste, uma atividade que juntou 4 participantes. O percurso começou por volta das 20h30 na Igreja da Pedreira onde os participantes combinaram encontrar-se e continuou, sempre a descer, por uma estrada de asfalto até chegar à praia da Fajã do Araújo.


A primeira paragem foi no meio do caminho onde os participantes puderam deleitar-se com a paisagem das falésias e das praias da Fajã do Araújo e do Lombo Gordo. O técnico Carlos Silva deu uma explicação muito interessante sobre os Cagarros e as Zonas Importantes para as Aves (IBA). O programa IBAs é uma iniciativa mundial com o objetivo de identificar e proteger uma rede de sítios críticos para a conservação das aves. O lugar visitado pertence à IBA da Faial da Terra e Ponta do Arnel. Esta zona tem especial relevância por ser um importante lugar de nidificação do Cagarro.

O grupo continuou a caminhada até chegar à praia da Fajã do Araújo onde puderam descansar e beber água. Ali o técnico da SPEA continuou a falar sobre algumas das curiosidades sobre o Cagarro. Os cagarros nidificam em buracos nas falésias perto da costa. Durante o dia um dos pais abandona o ninho para procurar alimento em pequenos bandos ou “jangadas” e voltam ao entardecer. Por volta das 22h30 começamos a ouvir e ver os primeiros cagarros, alguns deles a passar muito perto do grupo. Os cagarros emitem um som muito barulhento que se assemelha a um grito. No caso dos machos este som é mas agudo e nas fémeas é mais grave o que permite distingui-los.


Às 23h00 o grupo voltou à Pedreira pelo mesmo caminho, desta vez na escuridão da noite. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de observar alguns cagarros à beira do caminho e apreciar a aparência desta ave. Para algumas das pessoas foi a primeira vez que viram cagarros e puderam observar o grande tamanho desta ave que atinge mais de 120 cm de envergadura.

Os nossos agradecimentos a todos os participantes e ficam convidados a participar nas restantes atividades programadas para os próximos meses de verão.



Sem comentários:

Enviar um comentário